Escolha uma Página

Semana passada tive a grata experiência de participar de uma ótima iniciativa proposta pela bióloga e divulgadora de ciências Tati Nahas. A ideia era que eu fosse entrevistado por uma turma de ensino médio de um colégio de São Paulo diretamente da minha casa no Rio de Janeiro. Os alunos estudariam previamente meu blog de divulgação científica e meu CV Lattes para conhecer um pouco mais do meu trabalho e formulariam perguntas para a hora da entrevista. O resultado dessa simples grande ideia está registrado abaixo.

Entrevista-alunos-ecologia.jpg

Incrível como uma ferramenta simples e relativamente barata pode se tornar uma experiência tão prazerosa. O que se iniciou como uma entrevista acabou transformando-se quase em uma conversa, devido a grande participação dos alunos. Nunca achei que lama de lagoa (com o que eu realmente trabalho) e aquecimento global (que eu gosto de dar pitacos) fossem fazer tanto sucesso. Depois de uma manhã inteira conversando com 4 turmas do colégio eu já quase não tinha voz, mas estava realmente realizado.

É nesses momentos que eu vejo como a ciência erra em não dedicar mais esforços e recursos em divulgação científica. Precisamos trazer o mundo “intocável” da academia para dentro da sala de aula. Mostrar que não somos nada diferente de cada aluno sentado naquela mesa. Quanto mais aproximarmos a ciência das pessoas mais teremos cidadãos críticos. E tenho certeza que é disso que precisamos em nossa sociedade.

Gostaria de agradecer muito a Tati Nahas e ao professor Rodrigo Mendes pela oportunidade. É através de bons professores e, principalmente, professores interessados em mudar um pouco a realidade monótona do dia-a-dia das escolas no Brasil que conseguiremos avançar na educação. E é claro que gostaria de agradecer toda a paciência e interesse dos alunos que participaram desta iniciativa. Tive até a surpresa de ser seguido no Twitter por um dos alunos que me entrevistaram.

Mais sobre a iniciativa no post da Tati sobre o evento.