Escolha uma Página
BBC_aquecimento_global_documentario.jpg

Em termos científicos 2008 pode parecer um pouco antigo (e para muito orientadores é quase pré-história) mas se eu tivesse que indicar para um leigo ou para um cientista que esteve por fora da discussão sobre Aquecimento Global nos últimos anos certamente eu indicaria o “Climate Wars” da BBC. Alguns podem dizer que ele não é científico pois sua argumentação não é tão profunda, mas aí entramos em uma discussão do que seria divulgação científica. No meu ponto de vista o ideal é conseguir passar uma informação cientificamente correta de forma compreensível e é claro de uma maneira que seja apelativa ao público. Acho que hoje em dia ninguém no mundo faz isso melhor do que a BBC.

Mas esse documentário em específico faz algo além disso. Ele é dividido em três partes. A primeira é intitulada “A batalha começa”, onde o geólogo Dr. Iain Stewart faz um histórico de como e quando os cientistas “descobriram” o aquecimento global. Esse histórico é bem interessante pois mostra como a ciência realmente trabalha, o que dificilmente é mostrado em documentários de divulgação científica. A segunda parte é onde a discussão começa a ficar literalmente “quente”. Stewart começa a mostrar como se iniciou o debate com os negadores do clima, seus principais argumentos e os contra argumentos científicos. Já a terceira parte é focada nos “Novos desafios” e as possíveis consequências do Aquecimento Global.
A primeira parte está abaixo. O vídeo não tem legendas, mas o inglês é bem didático. Para assistir as outras partes do vídeo é só entrar aqui.
Claro que os negadores do clima não gostaram nenhum pouco do documentário, o que gerou muita reclamação por parte deles. Um dos jornalistas da divisão de ciência da BBC respondeu aos ataques em um artigo publicado no jornal britânico The Guardian
Para ler minha opinião sobre os negadores do clima recomendo o post: “O gelo da Antártica está aumentando. Então Aquecimento Global não existe?” e “Podemos confiar ou não na ciência do clima?“.