Quem já esteve em uma sala de aula com algumas dezenas de alunos (podendo ser várias dezenas em algumas situações) sabe como é difícil passar o conteúdo de uma disciplina. Ainda mais se você quer que os alunos realmente tenham interesse pelo que você está ensinando. O conteúdo de biologia do colégio normalmente é encarado pelos alunos como pura “decoreba”. Nomes de plantas, animais, espécies, tipo de sangue, “azão”, “azinho”… por isso muitas vezes os professores tentam diferentes táticas para ajudar os alunos com tanto conteúdo e também para estimular o interesse pela disciplina.
Quando fiz pré vestibular tive alguns professores de Biologia que fariam um ótimo bom razoável “stand up comedy”. Outros tinham o dom para a dança (nem tanto). Mas com certeza um tipo de professor muito comum é o cantor. A música é muito utilizada para tentar passar conteúdo de uma forma mais fácil de ser compreendida e normalmente faz sucesso entre os alunos. Mas o trabalho que a Equipe Bio realiza merece um destaque:
Esse grupo de professores tem um canal no youtube onde podemos encontrar outros clássicos como “Canção do coração”, versão de “Meteoro” do Luan Santana e “Vitaminas”, versão de “I’m Yours” do Jason Mraz.
Não sei se essa paródia vai ajudar os alunos a entenderem melhor o conteúdo de biologia do colégio. Mas tenho certeza que vou ficou com “Vai Androceu” na minha cabeça por vários dias.
Dica da minha amiga Adriana, via email.
Da série “coisas que queria ter descoberto antes do vestibular”. Nunca consegui entender porcaria nenhuma disso aí.