
Não. Não quero só causar polêmica e ser do contra. Quero realmente defender o uso de sacolas plásticas. Acho engraçado como muitas vezes as pessoas passam a demonizar certas coisas apenas porque ouviram falar que ela causa mal ao planeta. Mas será que realmente uma sacola de plástico pode ser tão ruim para o ambiente?
Claro que sim. Tudo depende do seu uso. Se você for no mercado, colocar 4 sacos de plástico (no Rio chamamos de sacos e não sacolas) para levar para casa uma revista e depois jogar todos eles no lixo comum eles podem parar em um lixão. Do lixão é um passo para ambientes aquáticos, onde elas realmente podem fazer um estrago. Então a lógica é bem simples. Vamos proibir sacolas plásticas, então as pessoas não vão mais utilizar esse material, não teremos mais sacolas nos lixões e os animais marinhos estão salvos! Ótimo raciocínio, tirando a parte em que considera todas as pessoas incapazes de aprenderem a destinar corretamente o seu lixo. Ao invés de investirmos em programas educativos para as pessoas entenderem como destinar o seu lixo, utilizamos uma técnica medieval de proibir algo que não causa nenhum mal desde que seja usado da forma correta. Típico de uma nação de idiotas.
E o problema não é só isso. Os “defensores do planeta” não só demonizam as sacolas plásticas como tem orgulho de usar a solução para todos os problemas: a Ecobag. Eles compram uma para cada situação: ida ao mercado, a padaria, ao shopping… tem todas as cores, mas claro que a Ecobag verde é a preferida! Assim eles podem reutilizar a Ecobag diversas vezes e dormirem tranquilos pois estão ajudando o planeta. E é claro que todos aqueles que usam sacolas plásticas são infiéis e devem arder no mármore do inferno. Uma pena é que as Ecobags podem ser até 200 mais vezes mais prejudiciais ao clima do que as sacolas plásticas. Blasfêmia! Gritaria algum ambientalista. Mas não é. O Bruno Rezende fez um ótimo post sobre assunto.

Claro que existem sim outros problemas com as sacolas plásticas. Mas para mim todos eles são passíveis de serem resolvidos, sem medidas extremas. Em primeiro lugar as sacolas não deveriam ser entregues de forma gratuita em supermercados. Elas deveriam ser cobradas do cliente, que compraria o número de sacolas que achasse necessário para levar suas compras para casa. Isso diminuiria o consumo e aumentaria a consciência do consumidor, mesmo que de forma relativa ao atingir o seu bolso. Em segundo lugar, as sacolas deveriam ter um padrão mínimo de resistência para poderem ser reutilizadas de forma mais eficiente. Muitos supermercados usam hoje em dia sacolas muito finas, que acabam fomentando o mau hábito de usar 2 ou até 3 sacolas ao mesmo tempo para poder carregar produtos mais pesados.
Tive uma ideia revolucionária? Claro que não. Mês passado estive na Dinamarca fazendo parte do meu doutorado onde este sistema é usado há décadas. No primeiro dia comprei uma sacola por aproximadamente 3 reais e usei ela o mês inteiro. Simples, fácil de guardar, 100% reciclável, forte e durável. Preciso de uma Ecobag? Claro que não. Só preciso de uma Ecobag se quero mostrar para os outros o quanto eu me preocupo com o planeta, mesmo estando redondamente enganado.
AMEI!!! de todos os que eu pesquisei voce foi o unico realista e informal, o que da interesse ao assunto!! ajudo muito no meu trabalho que era um debate!!! brigadaa
Estava pensando. Quem determinou que é preciso colocar o lixo em sacolas.Sacolas vai pro lixo de plástico.
Tudo que for reciclável deve ser separado.Comida,joga-se direto no latão;
O Gari vai derramar o conteúdo do latão na caçamba do caminhão de lixo.E depois é só lavar.Agora, o cara é contra as sacolinhas de mercado e compra feijão ensacado;põ ,compra a granel e leva a sacola,senão o dono do feijão vai colocar o feijão ....num saco.
outra questão é a seguinte. Porque os sacos dos mercados t~em que ser brancos,virgens ?Acho que é porque é mais caro imprimir em saco preto.Então faz assim: saco branco paga-se e o preto não.
Falei muita besteira ?
Quero ver o presidente da APAS,donos de supermercados,ecologistas e o prefeito de São Paulo pegarem ônibus,trem,metrô e lotação com compras numa caixa ecologicamente correta.
concordo com a volta das sacolas,o governo é a pior coisa que existe no mundo,só fazem leis para prejudicar o trabalhador e eles que são um bando de vagabundos não fazem nada que presta........
Quero também falar que os sacos de lixos e outras embalagens prejudicam bem mais o meio ambiente do que sacolinhas ,e o que da pra perceber é que as pessoas que concordam com isso só podem estar cegas e sem o cérebro,eu tenho 30 anos nunca vi o governo fazerem leis que fossem a favor do povo ,só contra .Na minha opinião quem deveria ser extinto da face da terra com certeza seria o governo ,pra mim não iria fazer falta nenhuma.Já que eles querem tirar as sacolinhas ,eles tem que colocar outra embalagem no lugar,já que são eles que estão procurando chifre na cabeça de cavalo..........
Ótima iniciativa dos nossos representantes. Mas esse esforço será inútil se não tirarem também de circulação as embalagens do arroz, do feijão, do sal, da margarina e de algumas manteigas, do iogurte, da água mineral, dos refrigerantes, etc - todas de plástico. Por isso o pensamento que se tem é que alguém está lucrando com a retirada das sacolas plásticas, e com certeza não são os consumidores nem o meio ambiente.
ñ é preciso proibir a sacola plastica.
uma solução é fazer igual fazem com papelão. vê se alguem encontra um papelão na rua, se eles fizessem algo para q plastico fosse vendido ñ ficava 1 na rua. os moradores de rua pegavam para vender e esse tambem é um meio de ajuda-los...
Saiu ontem em um site de notícias de Bauru, cidade onde a bendita lei passou a vigorar há poucos dias: As pessoas estão colocando o lixo em caixas de papelão e eis que vem a chuva e vira aquela bagunça. A notícia termina entimando a população a comprar sacos plásticos. Ou seja, agora comprar sacos plásticos deixou de ser uma obrigação dos supermercados e passou a ser uma obrigação do cidadão. Quem está ganhando com isso? O meio ambiente ou os supermercadistas?
Assití a uma entrevista onde se colocou que as sacolas representam 0,02 % do lixo gerado. Considerando esse percentual e os impactos "reais" ao meio ambiente e não os impactos "políticos" (pois a proibição de seu uso é politicagem que interessa a uma minoria que quer dizer que fez algo em defesa da natureza) e aos benefícios que o uso das sacolas nos proporciona proponho que se inicie um abaixo assinado na internet para envio aos políticos que criaram esse "acordo" que só nos traz prejuízo, solicitando sua revogação. Com o tempo teremos que comprar novamente as sacolas de lixo e a situação será a mesma ou pior.
Olha eu até acho assim justo , nós tentarmos ajuda também a natureza, só que sempre tudo que se é falado que é para o bem seja do que for!!! só favorece as pessoas pela qual já esta bem financeiramente ou para ficar melhor ainda, tirar mais proveito, enquanto que o atingido é classe média pra baixo, quando se acha que esta conseguindo viver e ter alguma coisa nesse nosso mundo, vem uma coisas nova e rasteira de novo, dai vamos lá pensamento de pessoas humildes(pobre), Deus me da força e eu começo tudo de novo... Difícil né!!!!!!
Cara, uma enganação descabida! Estão usando uma pesquisa feita em outro país, de outro continente e que nem foi publicada ainda. Onde está escrito que ecobag é mais impactante que sacolas plásticas? O PEAD é um material muito nobre para parar em aterro sanitário. Nem vem com história de que sacola de mercado pode ser reciclada. Não é viável reciclar sacolas pois utiliza-se mais energia para reciclar do que para se obter a matéria prima virgem. O PEAD é reciclável e viável de ser reciclado quando em produtos mais densos e com menos incremento de aditivos, já no caso das sacolas são tantas variáveis que só de uma pessoa ficar separando sacola "com isso ou com aquilo" já tornou inviável. Defendo o uso do PEAD mas não para que seu fim seja um aterro sanitário.
Outra, amido também é muito nobre pra ficar servindo de sacolinha descartável. Sacolas degradáveis descartáveis também não tem nada de sustentável.
Mais uma, ecobag não quer dizer que seja obrigatoriamente de algodão. Pode ser de fibra de PET, Lona, PEAD, Tecido Sintético derivado de algum material reciclado, reciclável ou reaproveitável.
E mesmo considerando a de algodão, utilizando-se de uma fabricação decente, substitui mais de 300 sacolas plásticas, na média!!! Quem citou 51 mentiu! Quer fazer o balanço de CO² equivalente entre o algodão e o PEAD? O PEAD (CO2) é uma fonte de carbono que estava no subsolo (petróleo) e que foi inserido na superfície e vai permanecer nela durante longos milênios. O Algodão processa os elementos já existentes na superfície, não interferindo no balanço de sua composição geral. O CO2 ficará retendo energia solar (efeito estufa) por muitos milênios. Qual mesmo tem o menor balanço energético? Sacolinhas que não tem como ser recicladas ou ecobag de algodão???
Portanto, o PEAD (e outros derivados do precioso petróleo) devem ser utilizados de forma que possam ser reciclados. E queimar petróleo é a pior besteira que o homem fez até hoje!
Rodrigo, acho que você errou de post. Não discuto aqui o impacto de ecobags. Por favor veja o link e faça um comentário no post original.
Mas e a questão do lixo residencial? Não da pra jogar em ecobags, ou dá? Pq eu acho que os sacos de lixo tradicionais (aqueles pretos) são mais grossos e devem demorar mais tempo para se decompor... Outra pergunta as garrafas pet não são tão ou mais danosas que as sacolas plásticas?
Rodrigo,
Você está enganado. Acesse ao site da Plastivida e veja que o estudo que avaliou a ecoeficiência das sacolas foi feito para a realidade brasileira. Deve-se analisar todo o ciclo de vida do produto, desde a extração da matéria-prima, sua transformação em sacola, número de reusos e descarte. Estudo realizado no Brasil. Há outro estudo realizado na Inglaterra, comprovando que sacolas plásticas são a melhor embalagem para a realidade daquele país. Até hoje não foi apresentado nenhum estudo técnico mostrando o oposto, tanto no Brasil quanto em qualquer parte do mundo. Aqueles que são contra à sacola plástica descartável NUNCA apresentaram estudo científico para comprovar suas posições, que estão mais para crenças. Desafio qualquer um a mostrar o contrário.
O ponto levantado por Igor abaixo é a extensão de um raciocínio que os "opositores da sacola" nunca abordam: o lixo doméstico (da cozinha, banheiro, etc) é acondicionado em sacos de PEAD também, mesma matéria-prima das sacolas. Qual o benefício para a população em movimentos de proibição da sacola se nós teremos que comprar sacos para a finalidade acima. Ninguém respondeu até hoje. Supermercados, políticos oportunistas, ONG´s superficiais, etc. No dia que alguma parte contrária a sacolas apresentar algum dado científico o debate ficará inteligente e não ideológico. Estou ansioso para que isso ocorra.
PARABÉÉÉÉÉÉÉÉNS OS ÚNICOS SENSATOS ATÉ HOJE QUE EU VI.
VAMOS "EDUCAR" ESSA GENTE TODA E NÃO RETIRAR O QUE NOS É ÚTIL!!!
É, FOI E PARECE QUE SEMPRE SERÁ O MESMO PROBLEMA NO BRASIL: A EDUCAÇÃO!!!!
O POVO NÃO TEM LIMITES, NÃO TEM EDUCAÇÃO PRA USAR AS SACOLINHAS E O "POVO DAS LEIS" NÃO TEM SENSATEZ PRA FAZER A COISA CERTA!!
QUE COLOQUE UM LIMITE NO USO DAS SACOLINHAS OU COBRE PRA ISSO, FORÇANDO A POPULAÇÃO TER LIMITE.
E OUTRA, "CADÊ AS BIODEGRADÁVEIS???????????"
TEMOS ENTÃO QUE ANDAR COM UM MONTE DE SACOLAS NAS BOLSAS E MISTURAR ALIMENTOS COM PRODUTOS DE LIMPEZA TUDO NUMA SÓ SACOLA?? E QUEM ANDA DE TRANSPORTE PÚBLICO?????
QUAL É A DESSES CARAS QUE INVENTAM LEIS ABSURDAS PRA SE SAIR DE BONZINHOS E ECOLOGICAMENTE CORRETOS??? TENHO CERTEZA DE QUE NUNCA FORAM AO MERCADO APROVEITANDO A FOLGA DEPOIS DO SERVIÇO PRA DEPOIS PEGAR UM ONIBUS LOTADO CARREGANDO SUAS COMPRAS!!
BAAAAASTA!!
O que prejudica o meio ambiente na verdade, não são as sacolas plásticas,mas sim a falta de conscientização do homem, por não saber reutilizá-las.
As atitudes do homem precisam ser recicladas!
Achei interessante a discussão. Não conheço muito do assunto. Gostaria de entender mais sobre o impacto ambiental das ecobags. Alguém teria a sugestão de uma fonte confiável. Obrigada
Renata,
No meio do post eu coloquei um link para este assunto. Se você não achou coloco aqui denovo: http://www.colunazero.com.br/2011/03/o-saco-plastico-nao-e-vilao-e-ecobag.html
Renata,
acesse ao site da Plastivida.
www.plastivida.org.br
Mesmo que a proibição tenha reduzido meus gastos por altreção de hábitos, tenho que concordar com o pessoal que se manifestou contra a proibição.
De fato, existem custos que as empresas abatem no lucro, reduzindo a cobrança de impostos. As sacolas são categorizadas como brindes, portanto, não dedutiveis, segundo a legislação vigente.
A proibição nada tem de ecológica, tem a ver com aumento de margem de lucro pelo fim de uma despesa não dedutível, mais relacionada à possibilidade do mercado oferecer descontos de centavos em algum produto para atrair freguesia.
Eu já saí desta. Estou comprando em estabelecimentos menores e não sujeitos (ainda, pelo menos) à influência da Associação dos Super-Hiper-Mega-mercados.
A Lei já miou mesmo, a Justiça se manifestou dizendo que nada a ver.
Tem sim a ver com o aumento de margem....mas então vamos parar de reclamar a atitude correta de tirar a sacolinha do mercado e reclamar dos preços que deveriam cair nos supermercados...estamos indo pro lado errado..pq é sempre isso que o povo Brasileiro faz, RECLAMAR!! Quando felizmente o governo planta coisas decentes a gente reclama...!! Pelo menos vamos nos informar gente...SACOLINHA prejudica o meio ambiente sim e muito...assim como milhões de atitudes nossas! Agora ajudar pelo menos em poucas coisas ninguém quer...! Já que reclamam tanto que seja pelo lado certo (desconto na compra, do preço da sacolinha que estava embutido). Pq tudo que vem de graça ninguém dá valor, vemos sacolinha no chão, nos boeiros e emtudo quanto é lugar...quero ver se quando a gente comprar a sacola vai ter essa sujeira de saco plastico na rua...é tudo questão de costume, depois que todo mundo acostumar que não tem mais sacolinha PRONTO a gente vive normal ué!
Agora o que me irrita é que todo mundo só sabe criticar ...e todos os ecologistas, comerciantes e meios de comunicação são obrigados a explicar incansavelmente o pq devemos fazer uma coisinha certa que seja (O que já deveria ser nossa preocupação: PENSAR NO IMPACTO QUE CAUSAMOS E MELHORAR A CADA DIA), ninguém vai atrás da informação, ou de criar planos para colaborar com o ambiente...quer tudo na mão e RECLAMA!!!
Vamos pesquisar antes e exigir o que é certo pra todos (vc e ambiente)
Para mim esta proibição tem sido ótima! Simplesmente não compro em estabelecimentos que não fornecem sacolinhas de graça. Nunca economizei tanto. Conscientizei-me que, de fato, comprava mais do que era necessário. Agora só levo o que consigo carregar, nem quero sacola mais.
Lembram da obrigatoriedade do Kit de primeiros socorros? do engate padronizado nos carros? então, essa estoria da sacolinha de mercado é a mesma coisa, alguém precisa vender as sacolas biodegradáveis e ganhar muito dinheiro então começam a movimentar o País inteiro pela proibição das tão benéficas e ao mesmo tempo amaldiçoadas sacolinhas,
Se isso fosse coisa séria e embasado em Leis até que seria bom discutir o assunto porque é muito mais sério do que se pensa, e não é proibindo o uso de sacolinhas que se resolve não. Primeiro é um problema de cultura, nada pode ser prejudicial ao planeta se for usado da maneira certa, cada coisa tem que ter seu destino certo, e no caso das sacolinhas deveriam voltar para a reciclagem.
Mas isso tem que ser ensinado para o cidadão desde a pré escola, para que se crie a consciência de que somos responsáveis pelo futuro do nosso planeta.
Proibir sacolinhas é pura perda de tempo e de dinheiro, não leva a nada, pois aqui no Brasil quase tudo é embalado em plásticos, alimentos, remédios, refrigerantes, bebidas em geral, água mineral, roupas, produtos de limpeza, de higiene pessoal, enfim quase tudo mesmo, porque só as sacolinhas de mercado são "criminosas"?? .Infelizmente só rindo desse povo ignorante e desinformado que ainda aceita ordens dos ricos empresários que são os donos de redes de supermercados..
A verdade é uma só, a APAS, associação paulista de supermercados autorizou as grandes redes de supermercados a vender as sacolas em vez de distribui-las gratuitamente para desta forma aumentar o lucro destes milionários e para isso se criou antes a tal proibição das "sacolinhas grátis" que oneravam o orçamento deles, legal né, mais uma vez o povo sendo feito de bobo.
CONTINUANDO : COLOCAR NOSSO ALIMENTO EM CAIXAS DE PAPELÃO, COMPROVADAMENTE CHEIAS DE COLIFORMES FECAIS E TOTAIS, ASSIM COMO AS ECOBAGS? GENTE, PAPELÃO ENTULHADO É UMA VERDADEIRA MANSÃO PARA RATOS E BARATAS E QUEM USAR VAI ESTAR COLOCANDO EM RISCO A SAÚDE DE TODA A SUA FAMÍLIA, PORQUE AS CAIXAS SÃO REALMENTE "ENTULHADAS" EM UM CANTO ESCURO E ESCONDIDO DOS SUPERMERCADOS. VOCÊ VÊ ALGUMAS CAIXINHAS EM FRENTE AO CAIXA MAS...SABE DE ONDE ELAS VIERAM??? DEPOIS DE SEREM TRANSPORTADAS DE UMA FÁBRICA À OUTRA, PREENCHIDAS COM PRODUTOS PERECÍCEIS, OU REPELENTES PARA INSETOS, OU DESINFETANTES, ENFIM, UMA GAMA DE PRODUTOS VENDIDAS NOS SUPERMERCADOS E DEPOIS JOGADAS NESSE CANTINHO ESCURO, CHEIO DE COCO DE RATOS E BARATAS, E É NISSO QUE DEVEMOS COLOCAR NOSSO ALIMENTO??? NEM VENHA ME FALAR DAS SACOLINHAS DITAS "BIODEGRADÁVEIS" , É SÓ SE APROFUNDAR TAMBÉM PARA SABER QUE ELAS IRÃO CAUSAR UM IMPACTO MAIOR AO MEIO AMBIENTE DO QUE AS SACOLINHAS CONDENADAS, APENAS NÃO SERÁ VISÍVEL AOS NOSSOS OLHOS. OUTRA COISA QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO É O FATO DE COMO E ONDE MUITAS PESSOAS ESTÃO DIZENDO QUE VÃO JOGAR SEUS LIXOS DOMÉSTICOS: DIRETAMENTE NOS BUEIROS E ESGOTOS A CÉU ABERTO, O QUE NÃO FALTA EM NOSSO PAÍS.E AS PESSOAS DE BAIXA RENDA, SEM CONDIÇÕES DE COMPRAR SEUS PRÓPRIOS SAQUINHOS DE LIXO, VÃO FAZER ISSO MESMO. IMAGINEM O ESTRAGO QUE UM ACORDO SEM NOÇÃO, FEITO POR POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS QUE SÓ VISAM SEUS PRÓPRIOS LUCROS, IRÃO CAUSAR AO MEIO AMBIENTE. PORTANTO, VOCÊ, QUE É A FAVOR DESTE ACORDO ABSURDO, ABUSIVO E NADA DEMOCRÁTICO, PORQUE, EM MOMENTO ALGUM O POVO FOI CONSULTADO SE ERA A FAVOR OU CONTRA, TENDO QUE ENGOLIR A SECO COM UMA VERDADEIRA SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA, TENTE PELO MENOS PARAR E PENSAR: SERÁ QUE SÓ ISSO IRÁ RESOLVER? SERÁ MESMO QUE O OBJETIVO DELES É PRESERVAR NOSSO PLANETA? CLARO QUE NÃO ! PERGUNTE A QUALQUER POLÍTICO OU EMPRESÁRIO DA REDE DE SUPERMERCADOS, SE ELES SABEM VERDADEIRAMENTE QUAL A FUNÇÃO QUE CUMPRE, COM MUITA HONRA E LOUVOR, A NOSSA QUERIDA SACOLINHA DE TODO DIA? OU QUAL OS MALEFÍCIOS PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO AO USAREM CAIXAS DE PAPELÃO SUJAS E SACOLAS FEITAS PARA SEREM COMIDAS POR MICROORGANISMOS? ELES SABEM COMO FUNCIONA O PROCESSO DE DIGESTÃO DESSES PEQUENOS COMEDORES? PODE APOSTAR QUE NÃO, PORQUE O FOCO NÃO É ESSE. O FOCO É GRANAAAA NO BOLSO DELES ! ALÉM DISSO ESTÃO ILUDINDO O POVO, FAZENDO MUITA GENTE PENSAR QUE ESTÃO FAZENDO UMA ÓTIMA AÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA, O QUE NÃO É VERDADE, NEM DE LONGE. ESTÃO ,SIM, COMPARTILHANDO E COLABORANDO PARA QUE O RICO FIQUE MAIS RICO, E O POBRE, JÁ TÃO ESCRAVIZADO, SE VEJA COM MAIS UMA OBRIGAÇÃO: A DE SALVAR NOSSO PLANETA, ELIMINANDO MAIS UM POUCO DO JÁ TÃO POUCO QUE LHE DÁ COMODIDADE. PORTANTO PESSOAL, VAMOS LUTAR POR NOSSOS DIREITOS, POR UMA CAUSA JUSTA, PORQUE NINGUÉM É OBRIGADO A SAIR DE UM SUPERMERCADO LEVANDO UM ABSORVENTE OU UMA CAIXA DE PRESERVATIVOS NA MÃO. NINGUÉM VAI ANDAR POR AÍ LEVANDO UMA ECOBAG DENTRO DA BOLSA OU DA ROUPA IMAGINANDO QUE PODE, EVENTUALMENTE, PRECISAR COMPRAR ALGO NO MERCADO. QUER ADERIR? ASSINEM O ABAIXO-ASSINADO, DIVULGUEM E BOICOTEM AS GRANDES REDES, COMPREM EM QUITANDINHAS, LOJINHAS, MESMO QUE SEJAM UM POUCO MAIS CARAS, MAS VAMOS DAR LUCRO A QUEM REALMENTE MERECE E QUE FORAM MASSACRADOS POR ESSAS ENORMES REDES DURANTE TANTO TEMPO, E NÃO PARA QUEM JÁ CHEIRA DINHEIRO MOFADO POR NÃO TER NEM ONDE COLOCAR O SEU DINDIM MAIS. www.petiçãopública.com.br. ENTREM NESTE SITE, VAMOS ASSINAR O ABAIXO-ASSINADO, EXIGIR NOSSOS DIREITOS, QUE SEJAMOS, NO MÍNIMO, CONSULTADOS SE SOMOS À FAVOR OU CONTRA. PARA FINALIZAR: NOSSAS SACOLINHAS CUMPREM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE EM NOSSA SOCIEDADE, ALIÁS, CUMPREM VÁRIAS FUNÇÕES E SÃO ECOLÓGICAMENTE CORRETAS, FATO DEVIDAMENTE COMPROVADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.ELAS SÃO LIMPAS, ESTERILIZADAS, FEITAS ESPECIALMENTE PARA ACONDICIONAR NOSSOS ALIMENTOS, PRESERVANDO NOSSA SAÚDE, MUITO DIFERENTE DAS CAIXAS DE PAPELÃO CHEIRANDO A XIXI DE RATOS E BARATAS, DAS ECOBAGS CHEIAS DE COLIFORMES FECAIS E DAS SACOLINHAS BIODEGRADÁVEIS, QUE VÃO EMITIR CO2 E METANO NA ATMOSFERA, PIORANDO O EFEITO ESTUFA E AGREDINDO AINDA MAIS A CAMADA DE OZÔNIO. E NOSSAS SACOLINHAS AINDA CUMPREM UM PAPEL IMPORTANTE NA NATUREZA DEPOIS DE DEVIDAMENTE REUTILIZADAS. 99,9% SÃO REUTILIZADAS. É SÓ PESQUISAR E CONFERIR PARA SABER O QUE ACONTECE DEPOIS, QUANDO ELA É DECOMPOSTA DENTRO DE UM ATERRO SANITÁRIO. COMO O ASSUNTO É MUITO EXTENSO, DEIXO PARA VOCÊS CONFERIREM. MAS NÃO DEIXEM DE ASSINAR E DIVULGAR O ABAIXO-ASSINADO, PORQUE SÓ ASSIM VIVEREMOS EM UMA DEMOCRACIA, ONDE O POVO É E DEVE SER O FOCO PRINCIPAL, DEVENDO SER CONSULTADO E NÃO OBRIGADO A ENGOLIR ESSA POLÍTICA CORRUPTA QUE ESTÁ POR AÍ. NOSSA, QUE SAUDADES DOS MEUS TEMPOS DE ADOLESCENTE, QUANDO A GENTE SAÍA ÀS RUAS PARA REIVINDICAR NOSSOS MÍNIMOS DIREITOS, TODOS SE REUNIAM NA AV. PAULISTA, PEDINDO POR MELHORAS NA SAÚDE, NA EDUCAÇÃO, NA POLÍTICA, NOS PREÇOS, NO AUMENTO DE SALÁRIOS...TÍNHAMOS VOZ ATIVA, ÉRAMOS OUVIDOS PORQUE NÃO ERA UM GRUPO ALEATÓRIO, ERA UMA NAÇÃO INTEIRA REIVINDICANDO SEUS DIREITOS. POUCO À POUCO O POVO FOI SE ACOSTUMANDO, DEIXANDO ACONTECER, PRIORIZANDO OUTROS VALORES, COMO CARROS, CASAS, ROUPAS E ACESSÓRIOS MELHORES DO QUE OS DE SEUS VIZINHOS E COMPANHEIROS DE TRABALHO...CADÊ AQUELAS PESSOAS QUE NÃO VÍAM A HORA DOS GOVERNANTES DAREM UMA ESCORREGADINHA PARA SAÍREM ÀS RUAS PEDINDO POR MUDANÇAS??? HOJE EM DIA PARECE QUE MUITO POUCOS TEM VONTADE DE LUTAR POR QUALQUER COISA QUE SEJA.NEM AO MENOS SE DÃO AO TRABALHO DE PESQUISAREM E LEREM SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO ANTES DE SAÍREM FALANDO QUE SÃO CONTRA OU A FAVOR. POR ISSO, MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS AO BRENO ALVES E AO LUIZ BENTO POR TODO ESTE TRABALHO QUE FIZERAM, VISANDO INFORMAR AO POVO, DE FORMA MUITO COMPREENSÍVEL, SOBRE O VERDADEIRO PAPEL DAS NOSSAS SACOLINHAS. SÃO PESSOAS COMO VOCÊS, DETERMINADAS, QUE AJUDAM A TRANSFORMAR E INFORMAR ESTE MUNDO TÃO CARENTE DE FONTES PRECISAS E CONFIÁVEIS. QUANDO MEU FILHO CRESCER, PORQUE ELE SÓ TEM 10 ANINHOS AINDA, EU ESPERO QUE ELE SEJA COMO VOCÊS: OLHANDO PARA O MUNDO, COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES, BENEFICIANDO PESSOAS, REIVINDICANDO, SE APROFUNDANDO NOS ASSUNTOS ANTES DE DIVULGÁ-LOS OU CONDENÁ-LOS, COMO FAZ MUITA GENTE. E TENHO CERTEZA QUE ELE SERÁ COMO EU, COMO VOCÊS, E COMO UM MONTE DE PESSOAS QUE AINDA ACREDITAM QUE A FORÇA FAZ A UNIÃO. MUITO OBRIGADA PELA MATÉRIA MARAVILHOSA E ESCLARECEDORA. VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS E SÃO DE PESSOAS COMO VOCÊS QUE O MUNDO ESTÁ PRECISANDO. VALEUUUU !!! NÃO SE ESQUEÇAM DO ABAIXO-ASSINADO, É SÓ ENTRAR NO SITE DO " PETIÇÃO PÚBLICA" ! ABRAÇOS A TODOS !
PESSOAL, NÃO VAMOS NOS DEIXAR ENGANAR POR POLÍTICOS E POLÍTICAS CORRUPTAS, TENTANDO TIRAR ATÉ NOSSOS DIREITOS COMO CONSUMIDOR, TUDO PARA LUCRO PRÓPRIO. NOSSAS SACOLINHAS ( SIM !!! NOSSAS SACOLINHAS, PORQUE PAGAMOS POR ELAS, UMA VEZ QUE SEU PREÇO JÁ ESTÁ EMBUTIDO NO VALOR DOS PRODUTOS E NÃO VAI HAVER DESCONTO ALGUM PARA COMPENSAR O NÃO USO DELAS !!! ) NÃO SÃO RESPONSÁVEIS PELA POLUIÇÃO DO PLANETA! NÃO DEVEMOS ACREDITAR NISSO !! VAMOS NOS APROFUNDAR MAIS NO ASSUNTO, PORQUE SÓ ASSIM ENTENDEREMOS O QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO TUDO. PENA QUE A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO ESTÁ MAL INFORMADA E CARECE DE CONHECIMENTOS E ESTUDOS ( por culpa do governo, que fique bem claro ) PARA SABER QUAIS SÃO AS VERDADEIRAS INTENÇÕES DESSES "INTERESSADOS" EM PRESERVAR NOSSO PLANETA, TÃO AGREDIDO "SOMENTE" PELAS SACOLINHAS. ASSINEM O ABAIXO-ASSINADO CONTRA ESSE "ACORDO", PORQUE NÃO É LEI, MAS PODE VIR A SER CASO NÃO FIZERMOS NADA, E VAMOS MOSTRAR A ESSES CORRUPTOS E GANANCIOSOS QUE SABEMOS QUAIS SÃO NOSSOS DIREITOS E DEVERES, QUE NÃO SOMOS UM BANDO DE IDIOTAS MAL INFORMADOS PORQUE É NOSSO DIREITO, COMO CONSUMIDOR, ACONDICIONAR NOSSOS ALIMENTOS, TUDO QUE A NOSSA FAMÍLIA CONSOME, EM SACOLINHAS LIMPAS, SIM, PORQUE PAGAMOS POR ISSO E NÃO SOMOS OBRIGADOS A COMPRAR SACOLINHAS BIODEGRADÁVEIS (, ECOBAGS E SACOS PLÁSTICOS, QUE VÃO GERAR UMA RECEITA MUITO MAIOR AOS EMPRESÁRIOS
os doutores falaram a posião deles em favor da sacolas plasticas ma não explicaram o fato das eco bgs serem mais prejudiciais do que as plasticas. Ridiculo. Eu apoio as ECOBAGS
Olá Gustado,
No meio do post eu coloquei um link para um artigo que fala sobre isso. Se você não tiver lido o meu post inteiro ainda, segue o artigo que fala sobre o impacto das Ecobags: http://www.colunazero.com.br/2011/03/o-saco-plastico-nao-e-vilao-e-ecobag.html
Abraços.
isso é pura ideologia, são os donos de mercados querendo cortar gastos,
pois entrei em um hipermercado, e pela segunda vez ouço o anuncio vendendo sacos pra lixo, ainda diz que o saco é antibactericida,
veja onde nos estamos.
acreditam mesmo que somos burros, primeiro cortam despesas depois vendem sacos plásticos.
devemos fazer um abaixo assinado, pois somos a maioria, somos consumidores, e temos força.
não devemos abaixar a cabeça, pois querem jogar com a consciência,
isso é uma vergonha mas nós somos brasileiros. e temos que saber nossos direitos.
VAMOS LÁ
Isso que os mercados estão fazendo com a ajuda "Ecológica da APAS" é simplesmente ganhar mais pois será que eles achão que somos tão burros assim a acreditarmos que o preço da sacolinha já não está embutido nos produtos que nos consumimos?
Ora pura falsidade!!!
Para serem os ecologicamente corretos eles deveriam ou oferecer gratuitamente as sacolas ou fazerem uma revisão dos custos e fazer uma rebaixa de precos.
Mas ao invés disso eles simplesmente colocam suas vestes de defensores do planeta e são na verdade simples capitalistas que só pensam em lucrar lucrar e lucrar ou vocês pensam que eles colocaram as sacolas ecológicas a preço de custo ou o infame "APAS" foi negociar com alguns fornecedores para fazer uma hiper compra juntando vários dos seus associados para reduzir o custo e favorecer o consumidor.
Na verdade eles só querem lucrar e que se danem os trouxas dos consumidores.
O maior problema é que estão tentando resolver de maneira equivocada o uso das sacolas.Não sou a favor de cobrar do consumidor pois sempre nós é que temos que arcar com tudo,mas porque não se aplicou que todo supermercado é OBRIGADO,sob pena de lei, de oferecer sacolas ou sacos biodegradáveis ou recicláveis? Poderiam aproveitar os papeis e papelões reciclados virarem sacolas, e ainda dariam emprego pra muita gente! Acharam mais fácil passar a bola pra nós!
Essa proibição é muito simplista e mercantilista, pois todo mundo que conheço, reutiliza as sacolinhas do supermercado pra outras coisas, e quero ver eles arrumarem caixas de papelão pra todo mundo! E as lojinhas e lojas da cidade, estão enquadradas também? Não tem nexo, mesmo!
BOM PRA COMEÇAR,E HIPOCRITA E DEMAGOGA ESTA HISTORIA DE SALVAR O PLANETA DAS SACOLAS PLASTICAS.
EU PERGUNTO,DO QUE E FEITO OS SACOS DE LIXO QUE COMPRAMOS.TODOS NOS OU PELO MENOS 90% DA POPULAÇÃO USA SACOLAS DE SUPERMERCADO PARA EMBALAR SEU LIXO DOMESTICO EVITANDO A COMPRA DOS TAIS SACOS DE LIXO.
QUE COICIDENTEMENTE SÃO FEITOS DO MESMO PLASTICO DAS SACOLAS QUE PEGAMOS NOS MERCADOS E OUTROS COMERCIOS.
A VERDADE POR TRAS DISSO E A MANIPULAÇÃO DA MIDIA PELAS GRANDES REDES DE SUPERMERCADO PARA CORTAR GASTOS.POIS SE ESTIVESSEM PREOCUPADOS COM O PLANETA FORNECERIAM SACOLAS BIODEGRADAVEIS QUE JA ESTAM A VENDA REPASSANDO AOS CLIENTES APENAS A DIFERENÇA DO VALOR PARA QUEM QUISESSE ADQUIRIR.
Antes de tudo quero dizer que - não sou petista, nem votei no PT, embora tenha me surpreendido com a Dilma - digo isso porque essa história da sacola pl´stica me traz a mente uma frase famoso do Lula, e da qual ele tem razão - "eles não entendem como pobre pensa". FATO.
Em cidades como São Paulo, os únicos fatores que motivam a proibição das sacolas plásticas é, mais lucro para as lojas e menos sacolas nos esgotos, a preocupação nem é o lixão e para eles dane-se as tartaruguinhas marinhas, o X da questão são os esgotos e as enchentes.
A política não dá muito certa pelos seguintes motivos:
1 - Sacola retornável X Marketing - já já a indústria do Marketing vai perceber a voz da Ecobag e começar uma onda consumista. EcoBag do Ben10 pro filho, Ecobag da Barbie para filha, Ecobag do Time pro Marido, EcoBag do filme da Saga Crepúsculi, Ecobag disso e daquilo. Vai ser tanta Ecobag, que não vai demorar pra var um ciclo de descarte delas. E muitas vão pro esgoto.
2 - Em termos de esgoto, tanto uma sacola reciclável quanto uma normal vai fazer o mesmo estrago. Então, trocando 06 por meia dúzia vai ficar na mesma.
3 - A população mis carente reutiliza as sacolas como lixo, se for para eles comprarem, vão comprar sacola normal, mas o problema é que em muits dessas comunidades a coleta de lixo já é ruim e pode ficar pior, pois algumas pessoas vão tentar dar um jeitinho utilizando embalagens de produtos para colocar lixo e, se a prefeitura não levar, isso vai acabar pelas ruas, esgotos e rios.
4 - Os famosos carrinhos não são tão bons para quem vai precisar pegar transporte coletivo, Em São Paulo, onde está tudo lotado de gente, vai ser um inferno de carrinhos. Na verdade, eu acredito que esta medida privilegia e facilita para quem faz uso de carro, que é um incentivo errado.
Eu vejo nesta lei uma pecipitação besta de gente que não sabe como pobre pensa.
eu concordo em abolir o uso das sacolas plasticas nos supermercados, porem, eles deveriam fornecer sacos de papel a exemplo do que ocorre ja ha muito tempo nos USA.
Do jeito que eles estao fazendo, é so para aumentar o lucro dos empresarios de supermercados, que ja nao é pouco
Acho que a proibição dos sacos plásticos resolveria o problema do dono do estabelecimento e nao o da natureza. Sacolas biodegradáveis (nao sei se é isso) resolveria. Vc acha que será possível andar com o cocô do cão até em casa? Pegar o ônibus com uma caixa de papelão com compras? Convém pensar um pouco.
Achei o texto escrito por Luiz Bento excepcional. Acredito que não é muito comum discutirem sobre o tema. É incrível como ser ecologicamente correto já virou modismo. Parece que as pessoas se importam mais em parecer que se preocupam com o planeta do que efetivamente fazer algo por ele. Como visto, as Ecobags são duráveis, porém mais poluentes, e tem sido compradas em excesso (o que é um paradoxo, já que foram feitas pra serem utilizadas “pra sempre” assim digamos). Muitos tiram proveito da “ecoimagem” que passam, desde aquela pessoa que está feliz da vida por estar carregando suas compras na Ecobag (impressionando aos outros e salvando o planeta, ufa... missão cumprida!!) até os donos de estabelecimentos que lucram com essa ”onda ecológica “. Acredito que, assim como o autor do post, medidas mais promissoras podem ser tomadas; já existem até sacolas de plástico biodegradáveis! Demonizar as sacolas plásticas e condenar o seu uso não parece ser uma ideia muito sensata, visto que o problema está em seu (mau) uso. Desta forma, reaproveitar as sacolas de supermercado é uma alternativa bastante viável. Certo que erradicar os problemas provenientes das sacolas plásticas no ambiente é uma tarefa bastante desafiadora, mas mitigar esses problemas é possível. Tudo isso é apenas uma questão de conscientização, ou até mesmo sensibilização. É preciso que haja programas para reeducar a população do uso (e do descarte) correto das sacolas plásticas. Achei plausível a idéia implementada em alguns países cujos estabelecimentos cobram aos clientes as sacolas de plástico, diminuindo quantitativamente o seu número, pois parece que muitas vezes, para conscientizar é necessário tocar o (bolso do) ser humano. Educação de livre e espontânea pressão sim, mas por um bem maior, logo é perdoável... afinal, o ser humano precisa ser condicionado a viver em harmonia com o local onde vive, cuidar e preservar o ambiente é dever de todos.
OLÁ! NA EUROPA, HÁ MAIS DE 30 ANOS JÁ SE USAVA A COMPRA DE SAQUINHOS NOS SUPERMERCADOS. AS COISAS SÓ FUNCIONAM SE MEXER NO BOLSO. ACHO ESTAS SACOLAS ECOLÓGICAS DE TECIDO MUITO RUINS, POR SEREM DIFÍCEIS DE SECAR E APÓS A LAVAGEM, FICAM IGUAIS À TRAPOS. EU TENHO UMA MARCA DE BOLSAS E FAÇO ESSAS BOLSAS RETORNÁVEIS, SÓ QUE EM NYLON 600, IMPERMEÁVEIS E RESISTENTES. SEMPRE QUE ME PEDEM UM ORÇAMENTO DESSAS ECO BOLSAS, CONVENÇO PARA A TROCA DE ALGODÃO PARA O NYLON 600. O POVO BRASILEIRO NÃO É E VAI DEMORAR MUITO PARA SER EDUCADO, A PONTO DE NÃO JOGAR NA RUA, NOS RIOS, MARES, RUAS, O SEU LIXO. ISTO JÁ BASTARIA PARA MELHORAR E MUITO O MEIO AMBIENTE.
Concordo com vc Luiz Bento.
Sair proibindo assim não ajuda, e ainda generalizar logo algo como "maravilhoso" e algo que como "do mal".
O jeito é saber lidar, saber usar, pq mesmo que tenha alguma consequência, sempre é possivel minimizar os danos.
Agora, será que no Brasil seria possível que as pessoas, sabendo dos riscos, vão optar pela maneira correta de usar, ou pela maneira que mais convém?
Parabéns pelo post. Digo sempre que o problema não é a sacolinha, são as pessoas que dão destino incorreto a elas. E as demais embalagens de plástico dos alimentos e demais produtos? Não são prejudiciais? Teremos que comprar produtos a granel? As pessoas deveriam se preocupar em aprender a reciclar seu lixo e exigir o destino correto a ele das prefeituras.As pessoas vão no embalo e demonizam algo que sempre usaram muitas vezes incorretamente. Precisamos reciclar as cabeças !!!!!
Concordo com você,
Precisamos refletir mais sobre campanhas como estas...
A cobrança em sacolas plásticas acho viável, induziria as pessoas a serem mais racionais no seu uso.
Aqui na Paraíba, só conheço um supermercado que faz isso. Além disso, eles disponibilizam as caixas de papelão aos clientes.
Sou simpática a esta ideia!
Abraço,
Thays.
PARABENS COMPANHEIRO ACHO UM ABSURDO O VILÃO DA VEZ E AS SACOLAS AS GARRAFAS NINGUEM MEXE PORQUE A COCA COLA FINANCIA CAMPANHA E UMA FALTA DE ÉTICA....
Enquanto o mercado fornece as sacolinhas eu separo o lixo - seco do orgânico. A partir do momento em que terei q pagar por uma sacola, nao terei essa preocupação, afinal o estabelecimento deveria fornecer as sacolas e nao o cliente pagar. Afinal sobra só para o freguês?
O problema é q as reder poderosas nao estão nem aí, para o planeta e sim para o seu lucro imenso.
Não acho também que essa seja uma solução. Mesmo porque o plástico hoje não é uma materia prima assim, fácil de ser proibida. Tudo que se vê nas gondolas de supermercados praticamente está envolto em plástico, sem falar em garrafas pet, seringas descartáveis, camisinhas, paineis de veiculos, canetas, diversos tecidos plastificados e outros materiais usados em móveis, enfim o plástico faz parte de nossas vidas, do nosso cotidiano e sem ele retornariamos a idade da pedra ou quase. Imaginem o mundo sem adesivos?? Olha ai, pessoal, não sou o Bento do Rio, sou o Bento Mineiro de Ponte Nova-MG, morando aqui em Goiás. Abraços.
Olá! adorei a forma de expressão! o correto realmente, como vocês falaram não é abolir as sacolas plásticas,mas sim mexer no bolso do consumidor, aí sim,as sacolas plásticas serão reduzidas e reutilizadas ao máximo!
MINHA FILHA, JÁ ESTÃO MEXENDO NO NOSSO BOLSO DESDE QUE O MUNDO É MUNDO ! OU MELHOR, DESDE QUE OS SUPERMERCADOS SÃO SUPERMERCADOS, PORQUE AS SACOLINHAS TRADICIONAIS TAMBÉM SÃO COBRADAS: ELAS ESTÃO EMBUTIDAS NO VALOR DE CADA PRODUTO QUE VOCÊ COMPRA. NÃO É DE GRAÇA, PORTANTO, É UM DIREITO NOSSO.
Olá!
Na minha cidade Canoas(RS), estamos usando material de descarte de fabrica de calçados. Ministramos aula de costura para mulheres de baixa renda. Elas aprendem a costurar, bordar e ganham um extra, fazendo sacolas de todos os tamanhos, cores, quase sempre excluivas e por um preço bem em conta. Como o material é bem resistente durarão muitos, muitos anos. Espero que não saiam da moda tão cedo.
Concordo com a Silvia!
Do que adianta proibir o uso de sacos plasticos? A maioria das pessoas usa os sacos do supermercado para armazenar o lixo. Se não são distribuidas sacolas as pessoas acabam comprando sacos de lixo, o que da no mesmo.
Luiz Bento: obrigado pela explicação. Quando vi essa história sobre reduzir o uso de sacolas começar, o princípio era simples: comprar sacos mais resistentes que poderiam ser reutilizados. E eu jurava que _isso_ eram as ecobags (e não esses acessórios de moda que usam por aí).
Eu queria era ver o pessoal "descolado" que usa ecobags fashion de algodão carregar frutas e verduras da feira nessas bolsas. 8)
Concordo em parte com a Sílvia. Não precisa de ecobag, mas também não precisa cobrar pelas sacolas. Basta usá-las como sacos de lixo. Se um dia conseguirmos acabar com o lixo, aí sim partimos para uma solução onde não se utilizem sacolas de supermercado.
Supermercados aproveitam "onda ecológica" para lucrar
Fonte: Jornal do Brasil - http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/04/06/supermercados-aproveitam-onda-ecologica-para-lucrar/
Data: 06/04/2011
Olá Silvia,
Você está certa! Reutilizar é muito melhor do que comprar algo novo e até mesmo do que reciclar. Para reciclar gastamos mais energia!
Obrigado pela visita e participação.
Abraços.
Luiz, mesmo sem conhecimento técnico, sempre fui contra o radicalismo, afinal, reutilizo os sacos das compras para carregar um guarda-chuva ou qualquer outra coisa que precise numa ida rápida à rua, por exemplo. E ainda as utilizo como saco para lixo. Não sei se é uma medida adequada, mas penso: para que consumir algo novo (sacos vendidos como próprios para lixo) se posso reaproveitar/reutilizar algo que já existe, já foi fabricado? Será que estou equivocada? Quanto à sua ideia de cobrar pelas sacolas plásticas, acho válido e já fui em um mercado em que já fazem isso: ou você compra sacolas plásticas ou pega algumas caixas (de graça) no próprio mercado ou não pega nada, põe suas compras no carrinho de volta e guarda no porta-malas do carro.
Li dia desses também um texto que falava sobre o problema que pode ser uma ecobag; que ela só vale a pena se for usada, digamos, para sempre, já que é durável; porém, como ser "ecológico" e usar ecobags também virou moda, ficou "fashion", as pessoas acabam consumindo várias ecobags...
Gostei muito do seu texto!
Olá Eduardo,
Existe uma pequena diferença. Ela é de plástico! Uma sacola simples de plástico, mas só que ela é mais resistente e mais fácil de ser reutilizada. "Ecobags" normalmente são de tecido, com algodão.
Abraços.
Eu não entendi: a sacola que você comprou por 3 reais na Dinamarca não é uma ecobag? Qual seria a diferença entre ela e uma ecobag?
Adorei a matéria, também já pensei sobre isto e já até comentei sobre no blog sobre "cobrar" pelo "uso" da sacola plástica, mas não tão bem explicativo como esta sua matéria. Muito bom mesmo. Abs.
Todos iremos poluir de uma forma ou outra a questão é reduzir e concientizar. Pior que uma sacola no lixo é a quantidade de lixo que produzimos que vem do mercado. São muitas embalagens para o mesmo fim. Onde não existe coleta seletiva ficamos sujeito ao triste fim do lixo, existe como recorrer, sim existe, eu sei disso, mas será que minha cidade sabe? Tenho dó de comprar alguns produtos que irão produzir lixo em excesso. Latas e latas do leite que meu filho toma, o achocolatado, minhas embalagens de shampoo, os frascos de cremes e perfume....triste não é mesmo?
Demonizar um objeto é realmente estúpido, já que o problema não é o objeto, mas seu (mau) uso. O problema das sacolas plásticas não é o lixão, é a rua mesmo. A quantidade que vai pro bueiro é incrível. Já foi numa represa urbana? Fui numa aqui em SP (Rio Pinheiros) e o cara me disse q esse é 1 dos gdes problemas pq o plástico enrosca e não rasga. Eles gastam uma grana pra resolver. A tal "ecobag" (deve ser chique esse termo) só é "eco" pq ela vai e volta. Se vc usar um saco plástico várias vezes, como sua sacola dinamarquesa de R$3,00, faz o mesmo efeito "eco".
Na cidade onde moro (Americana / SP) o uso de sacolas plásticas será proibido a partir de julho deste ano. A solução encontrada pelos supermercados, foi criar um carrinho (produzido com pet reciclada) que possui cestas removíveis, que o cliente adquire à parte e leva para casa. Desse modo, os produtos vão todos acondicionados devidamente, sem a necessidade se qualquer tipo de sacola. Achei uma solução inteligente.
Há também uma indústria química, que conseguiu tornar bopdegradável o plástico produzido a partir do petróleo, simplesmente removendo UM átomo de carbono da cadeia de polímero, permitindo que as bactérias consigam digerí-las com facilidade.
Soluções são encontradas de várias maneiras... sem a necessidade de ser eco-chato.