logo-conhecendo-museus

Em viagens de turismo para o exterior costumamos sempre incluir museus em nossa agenda, mas visitar instituições que podem ficar bem perto da nossa casa é algo que sempre fica em segundo último plano. Os motivos para a baixa visitação dos museus brasileiros são muitos e, segundo pesquisas do Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC), eles podem variar desde problemas com transporte até violência. Para diminuir o problema do acesso físico aos museus, iniciativas como o Google Art project para museus internacionais e do Era Virtual para museus brasileiros são bem interessantes, mas ainda um pouco limitadas principalmente quando estamos falando de museus de ciência.

Como é difícil visitarmos uma instituição que não conhecemos, uma iniciativa da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola – Ministério da Educação (MEC), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e Fundação José de Paiva Netto (FJPN) resultou na criação de 52 documentários sobre diversos museus brasileiros, incluindo alguns com a temática científica. Os documentários têm 26 minutos de duração e estão sendo exibidos pela TV Brasil desde 2012. O mais legal da iniciativa é que todos os episódios da série estão disponíveis online e podem ser acessados tanto pelo site oficial quanto pelo canal no YouTube. Os museus de ciência contemplados pelo projeto são (clique no link para assistir ao documentário):

Em uma primeira edição – com perfil mais didático e voltada para servir de material em escolas – o Museu de Zoologia da USP e o Museu Paulista da USP também fizeram parte do projeto. Essa primeira edição conta com 15 museus e só está disponível no canal do YouTube. Tanto a primeira quanto a segunda edição estão disponíveis de forma completa (total de 67 documentários), mas infelizmente contam com um número baixo de visualizações.

Para mudar esta situação assista aos documentários sobre os museus de ciência brasileiros, curta e compartilhe com os amigos, e depois não deixe de conhecer fisicamente as instituições. Ciência faz parte da cultura e o papel destas instituições é muito importante na sua popularização.