Créditos de Carbono, você sabe o que é isso?

De tanto falar em aquecimento global, Protocolo de Kyoto e coisas afins rapidamente o termo créditos de carbono vem junto. Mas você sabe o que é isso, como funciona?
Créditos de carbono são nada mais nada menos que uma autorização para o direito de poluir.
Como surgiu isso? Com Protocolo de Kyoto os países desenvolvidos devem reduzir sua taxa de emissão de gases do efeito estufa (não só carbono) em 5,2%, base 1990, entre os anos de 2008 e 2012.
Como se consegue isso? Por meio do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL. Esses mecanismos são simplesmente uma forma de deixar de emitir os gases que colaboram com o efeito estufa, por exemplo captação e aproveitamento energético de gases de aterro sanitário ou substituição de fontes de energia de origem fóssil por fontes de energia renovável.
A compra desses créditos pode acontecer diretamente das empresas “seqüestradoras” de carbono ou em bolsa, como a Chicago Climate Exchage.
Empresas interessadas em emitir e vender créditos de carbono devem submeter seus projetos a Nações Unidas. No momento o Brasil é o terceiro país em número de projetos (210) atrás da China e Índia.

O que eu acho muito interessante nessa idéia de Créditos de Carbono, MDL foi que eles levaram a sustentabilidade a sério. Ou seja, conseguiram unir o econômico, ambiental e social contra o aquecimento global, pois os países desenvolvidos para poder atingir suas metas de redução são obrigados a investir (comprando créditos de carbono) nos países em desenvolvimento. Os países em desenvolvimento não só recebem investimento como também desenvolvem tecnologias para os projetos de MDL e ganha o clima com a redução de emissão de CO2. Fiquei até com medo de parecer ingênua, parece perfeito de mais… Roubando a frase do Guimarães Rosa que li nesse site que gostei muito: “Eu sei pouco, mas desconfio de muitas coisas…”

Falando do site que eu vi hoje… Achei muito legal a abordagem deles sobre aquecimento global, Protocolo de Kyoto, MDL, etc. Vale uma visita! 😉 Lá você vai encontrar mais coisas sobre o assunto, se você achou que a minha explicação sobre Créditos de Carbono não foi o suficiente…

Ah! No Valor de hoje (22/02/07) também saíram varias matérias sobre o mercado de créditos de carbono, não sei se pelo site do Valor é possível ter acesso a todas as matérias, mas aqui, você pode ler tudo.

2 Comments

  • Claudio Roca
    26 de fevereiro de 2007 - 14:13 | Permalink

    Olá Claudia, tudo bem?Como não encontrei nenhuma forma de entrar em contato com vc, optei por deixar um comentário mesmo...Sou de uma empresa que presta serviços de comunicação p/ o Greenpeace Brasil.Gostaria de lhe fazer um convite para a participação de um novo projeto que estamos desenvolvendo e julgamos pertinente lhe convidar.Se possível me envie um e-mail para que eu possa lhe contar do que se trata. Obrigado e fico no seu aguardo. []'s Claudio Roca.

  • Claudião
    26 de fevereiro de 2007 - 14:14 | Permalink

    Ah... esqueci de deixar meu e-mail.. rs. claudio.roca@blogtvbrasil.com.br

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *