Palestra do diretor da PNUMA

Estou querendo falar de vários assuntos, meus posts estão meio atrasados mas vamos lá, antes tarde que nunca.

A palestra do Diretor Executivo da PNUMA foi muito interessante, de verdade não imaginava que existiam pessoas além de ambientalistas ideológicos preocupados com o meio ambiente. Estavam presentes o presidente da Bovespa (o que realmente me chocou!), presidentes e superintendentes de diversas empresas e bancos.

Todos foram unânimes em dizer que estamos vivendo um momento de mudanças, de ruptura e que nossas ações, ou omissões de hoje, podem determinar o futuro das próximas gerações. Também foi consenso que estamos atrasados em relação às nossas ações. E que a sociedade civil tem um papel importante nas realizações a serem efetuadas. Só fica a dúvida se ainda dá tempo de “salvar” o Planeta.

O que realmente me surpreendeu foi a quantidade de pessoas na palestra, o auditório da Bovespa estava lotado com várias pessoas assistindo em pé. Não é possível saber qual o real interesse das pessoas presentes, mas é importante ver que existem pessoas que se interessam pelo assunto ou pelo menos tiveram o trabalho de se descolar de onde estavam até o centro de SP para ouvir sobre meio ambiente e mudanças climáticas, este não é mais um tema que passa sem ser notado.

Me deixa contente saber que há uma preocupação dos empresários a respeito do assunto, não me importa se é um interesse genuíno de querer um mundo melhor para as próximas gerações, que seja apenas o objetivo de ganhar mais dinheiro, desde que a partir de agora as coisas aconteçam a favor do meio ambiente e da vida humana na Terra. Não dá para querer uma mudança de comportamento radical dos empresários depois de mais de 1 século de capitalismo, ninguém vira bonzinho querendo salvar o mundo de uma hora pra outra. Acho que só eu nasci querendo um mundo melhor para todos, acreditando que as coisas podem ser melhores do que são, que pode existir um equilíbrio.

Como sempre diz meu professor Leandro Cerri: O verde do meio ambiente não é o verde das matas ou das árvores, o verde do meio ambiente é o verde dos dólares!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content