Mais um relatório do IPCC


Imagem: World Press Photo/AE

E você sabe o que diz ele? Ganha um doce quem adivinhar…

Não é nada muito diferente do que já foi dito e tem sido discutido: regiões úmidas, mais úmidas, regiões secas, mais secas, milhões passando sede em alguns locais e ilhas sendo inundadas e desaparecendo… Como declarou um dos apresentadores do relatório: “O aquecimento torna um mundo desigual ainda mais desigual”.

Como se pode ver não tem mais volta, o aquecimento está acontecendo e as conseqüências são realmente graves? Será que dará tempo para o homem se adaptar ao meio? O que temos feito tem sido suficiente? Provavelmente, você e eu não seremos os principais afetados, mas você quer continuar vivendo num planeta onde existem pessoas morrendo de sede e fome como morrem na África e em vários países pobres? Eu sei que não podemos salvar o mundo, mas você está fazendo o melhor que pode para garantir um mundo no mínimo parecido como esse para seus filhos, netos…?

Quando leio as conclusões desses relatórios me dá um aperto no coração em saber que o que eu faço é tão pouco e mínimo perto do que realmente precisa ser feito, quase perco as esperanças que o mundo pode ser um pouco melhor que é. Mas não podemos desistir, nosso trabalho é de formiga, um pouquinho por dia pra conseguirmos construir um formigueiro melhor e mais sustentável.

Um dos cientistas do IPCC declarou: “a principal mensagem é que o atual estilo de vida dos países ricos, bem como a desigualdade global, não são sustentáveis no longo prazo.”

Se você ainda não entendeu direito o que é efeito estufa, aquecimento global e suas conseqüências, aqui tem uma animação muito bem feita e interessante, além de apresentar as últimas conclusões do último relatório do IPCC.

P.S.: Estou saindo de férias do trabalho, portanto nas próximas 2 semanas pode ser que esse blog não seja atualizado com muita freqüência. Espero que compreendam, estarei em merecidas férias.

3 Comments

  • Paula
    9 de abril de 2007 - 22:55 | Permalink

    Olá, gostei muito do seu blog, e estou desenvolvendo minha monografia relacionado com o assunto de créditos de carbono. Gostaria de saber se vc tem interesse de se comunicar comigo, talvez vc possa me ajudar, trocando algumas informações sobre o assunto. Muito obrigada!! Não encontrei seu e-mail no blog. Meu e-mail é palimoraes@gmail.com

  • Valda Colares
    17 de abril de 2007 - 11:53 | Permalink

    Arrgh! Fiz um comentário acerca da cana-de-açúcar e não deixei meu e-mail: valdacolares@hotmail.comValeu!!!

  • Flavio Prada
    19 de abril de 2007 - 18:35 | Permalink

    Claudia, valeu a vistia e comentário no Faça sua parte. Visite meu blog pessoal também que será um prazer. Já vi pelos temas tratados aqui que temos muito em comum. Um abraço.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Skip to content