Você sabe o que é TTS?

Uma das coisas que eu tinha em mente antes de vir para o Campus Party era fazer uma pesquisa com os participantes sobre o que eles pensavam sobre sustentabilidade, meio ambiente e afins… Não acabou rolando por diversos motivos e eis que descobri qual seria o resultado da pesquisa caso eu a fizesse…

As pessoas com certeza me olhariam com espanto e não entenderiam o sentido das minhas perguntas sobre o assunto num evento de tecnologia. Veja só a experiência que eu tive andando por aqui.

Estava eu e a Paula do Rastro de Carbono passeando pela CParty e eis que aparece uma pessoa que pergunta: Você sabe o que é TTS? As duas com cara de espanto: Não! Ficamos na dúvida e o cara continuou andando… Ai, depois cruzei com ele de novo e fui lá conversar pra saber o que afinal era o tal de TTS.

TTS é Text to Speech, nada mais é do que uma técnica de sintetização da fala humana, que converte texto em linguagem normal. Ou seja uma pesquisa sobre um conceito de tecnologia num evento de tecnologia. E adivinha quantas pessoas tinham até o momento respondido que sabia o que era TTS?? Nenhuma!! Imagina se eu saio por ai perguntando para as pessoas se elas sabem o que é sustentabilidade ou o que o meio ambiente tem a ver com esse evento… Já dá pra saber o resultado, né?

Ainda precisamos de MUITA divulgação, conscientização, educação sobre o assunto.

Pra saber mais sobre TTS acessem aqui.

6 Comments

  • TiagoIn
    16 de fevereiro de 2008 - 20:39 | Permalink

    Olá Claudia! Peço desculpas por postar isso aqui nos comentários (não é nada relacionado com a notícia). Eu estava dando uma olhada nesse blog: http://blogblogs.com.br/livestream/name/campuspartybr2008e encontrei um link para o seu site. Dei uma olhada geral no seu blog mais não encontrei qualquer e-mail ou endereço para contato, por isso postei aqui. Gostaria de fazer uma pergunta que tenho há tempos sobre "créditos de carbono" e que ninguém até hoje me respondeu satisfatoriamente mas acho que você poderia esclarecer. O meu e-mail é tiago16tc@yahoo.com.br.Obrigado!

  • Fernando Areias
    17 de fevereiro de 2008 - 00:29 | Permalink

    Pois é Claudinha... Os números foram bombásticos! Eu pensei, antes de fazer a pesquisa que a maioria saberia o que era. Nem o pessoal da robótica sabia direito, apenas 1 pessoa mostrou ter conhecimento do assunto. Muito obrigado pelo link!BeijosFernando Areias

  • Anonymous
    17 de fevereiro de 2008 - 09:20 | Permalink

    Sobre a pergunta de crédito de carbono do Tiago, lá no Banco Real temos os melhores especialistas sobre o tema, um deles o Antonio Lombardi. Na verdade, essa hisória, embora muito falada é muito incipiente e inacessível para pessoas físicas. Lógico que as pessoas não têm nenhuma noção da relevância do meio ambiente na vida delas. 99% da humanidade ignora completamente a sua dependência com a natureza.Começei a ler esse fim de semana en passant o relatório dos ecossistemas que foi um esforço conjunto de milhares de pesquisadores. É assustador, principalmente saber que se a gente sair da posição de consumidor-inconsciente-voraz para cidadão-budista-solidário, mesmo assim, teremos que nos adaptar a mudanças inevitáveis. Vá em www.millenniumassessment.org e veja você mesma. O texto oficial, primeiro "draft" não achei no site, mas lá tem muitas informações. Finalmente, eles declaram textualmente: nada está sendo feito, embora os cientistas já sabem tudo que precisa ser feito para "mitigar" os danos no futuro (mitigar, porque muitas mudanças nos serviços ecológicos dos quais dependemos são agora irreversíveis). A conclusão mais aterradora do MEA não é a destruição da natureza e os desastres inevitáveis. A conclusão mais aterradora é que NADA está sendo feito.É exatamente o que eu penso.Vivemos num mar de lama e de mentiras, graças ao marketing. BeijosHugo

  • Anonymous
    17 de fevereiro de 2008 - 09:22 | Permalink

    não consigo publicar comentário no seu blog senão pela opção anônimo.Hugohugopenteado@uol.com.br

  • Lola
    18 de fevereiro de 2008 - 01:46 | Permalink

    Oi, Cláudia,Quando tiver um tempinho e for responder ao Tiago, envia as informações para mim também? Curiosidades sobre este assunto!Beijos, moça!

  • Lola
    22 de fevereiro de 2008 - 15:58 | Permalink

    Não havia agradecido antes...Obrigada pelo e-mail com informações!!!Beijos.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *