Vai comprar uma coca-cola semana que vem?

Já falei da Coca-cola aqui. E o colega do Propaganda Sustentável falou ontem da nova campanha “Viva o lado Coca-cola da vida” e da promoção (não sei se é assim que se chama) “Cada gota vale a pena”, que durante a semana de 18 a 24 de maio, que a cada embalagem de Coca-cola vendida 2,3 centavos serão revertidos para o Instituto Coca-cola Brasil.

Bom, não vou discutir o fato de que se é certo estimular consumo e chamar isso de responsabilidade social (pra mim chega quase a chantagem, compre uma coca que a gente ajuda alguém, e se eu não comprar a empresa não vai ajudar ninguém?).

A idéia que me interessou no Propaganda Sustentável levantada pelo Jacques está no fim do texto dele quando ele levanta a seguinte questão: “Dado o tamanho da campanha, incluindo TV, rádio, jornais, revistas, internet, ponto-de-venda, o investimento na divulgação é muito superior ao que será arrecadado pela ação. Não serei hipócrita ou simplista de dizer para que a empresa simplesmente destine o dinheiro da veiculação e produção ao Instituto Coca-Cola. Mas, ora, considerando a boa causa, porque os veículos não abrem de 0,55 ou 1% e somam esse valor ao total auferido pela campanha e o destinam à boa causa?
E também, porque a agência que faturou uns bons caraminguás (e coloquem uns 7 dígitos de caraminguás aí) também não destina uma parte para a boa causa?
Ou seja, por que diante da bela iniciativa da Coca-Cola, não se faz um mutirão onde todas as empresas mostrem-se engajadas no objetivo e colham os benefícios de imagem de marca também?”

Gente, isso sim pra mim seria responsabilidade social e não só: “estou ajudando se você consumidor me ajudar e comprar mais.”

Tá, eu sei, eu sei, isso é um começo. E imagina o trabalho e o empenho que uma ação dessas não demandaria? Mas se é pra ser superficial eu tô aqui perdendo tempo (pra variar) acreditando que sustentabilidade é um negócio sério e não só blablabla de marketing.

Volto aqui à minha crítica feita no blog Empresa Verde, da Época Negócios.

“É ridículo ouvir que a sustentabilidade tá tomando grandes dimensões e todos estão mudando. Balela, o que tá mudando é o papo do pessoal de marketing, não o jeito de fazer negócios… As mudanças reais ainda são mínimas.”

• William
    13 de maio de 2008 - 00:41 | Permalink

Está na moda se preocupar com o meio-ambiente. Eu particularmente acho sofrível a idéia de que consumir mais possa ser algo positivo para o meio ambiente, já que todas as atividades humanas causam impacto ambiental. Tenho certeza que deixar de comprar uma lata de refrigerante, que é feita de alumínio, produz um efeito muito melhor. Mas isso diminuiria as vendas.

• bruno.ganem
    13 de maio de 2008 - 12:06 | Permalink

Realmente,O blábláblá é muito maior do que as ações efetivas. No entanto, existe uma certificação que assegura que uma determinada empresa está efetivamente comprometida com a Responsabilidade Social. Chama-se NBR 16001.Um auditor vai até a empresa "candidata" para assegurar que a empresa possui um SISTEMA de gestão da Responsabilidade Social.Vale à pena saber mais sobre esse assunto. É bastante novo!!Um grande abraço,-- ---Bruno GanemCampanha Indaiatuba pela Paz - Coordenador1º Free Hugs Brasil - Coordenador NacionalMovimento Jovem Indaiatuba - PresidenteFundação Vanzolini - Difusor das Normas de Responsabilidade SocialFundação Vanzolini - Auditor Trainee NBR ISO 9001: 2000Contato:(19) 3016-7981(19) 9167-4703bruno.ganem@gmail.comSite:www.maisindaia.com/ideiasdoganem

• Hugo Penteado