Ética também gera resultados

Quando li essa chamada para o texto de uma revista eu fiquei pensando por que fazem um título tão óbvio para uma coluna. Não, na verdade fiquei me sentindo o ser mais ingênuo do universo por perceber que esse título pode não ser tão óbvio assim, uma vez que é a coluna de uma revista e se usaram esse título é por que deve chamar a atenção. Pra mim esse título é quase como: Empresas devem dar lucro ou Seres vivos precisam de ar para viver.

Quando vejo discussões do tipo: ser uma empresa honesta, ética, transparente, que respeita o planeta e os seres vivos dá lucro e valoriza sua marca, eu percebo como ainda temos tanto a evoluir… Por que é preciso dizer que ser correto dá lucro? Raios, a gente tem que ser honesto por que é o certo, por que é o melhor e pronto, isso já não é o suficiente? Então quer dizer que até ontem, quando ninguém proclamava aos quatro ventos, isso quer dizer que podia tudo?

As empresas fazem o que é certo por que elas são valorizadas e ganham alguma coisa com isso, eu pessoa física sou correta por que sou idiota, né? Porque até agora ninguém me deu uma moeda por que eu economizo energia, ando de ônibus e como menos carne.

5 Comments

  • Natália Allenspach
    25 de junho de 2008 - 17:16 | Permalink

    Pois é… também não ganho um centavo por trocar o carro pela bicicleta… mas pelo menos economizo na academia! =)Prefiro acreditar que existem mais pessoas preocupadas com a ética do que parecem existir. Pelo menos posso afirmar que conheço uma porção delas!

  • Orlando
    25 de junho de 2008 - 19:43 | Permalink

    Pois é moça.É a tal da crematística que te falei! Rs RsCriei o verbete lá na wikipédia em português:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cremat%C3%ADstica especialmente para pessoas como você que têm curiosidade genuína.Deve falar mais sobre a crematísta em um dos meus blogs também. Só estou procurando elaborar com muita calma, porque o assunto é sério e requer inspiração para não ser uma coisa rancorosa.Ps. Por favor apague o comentário anterior.Este é melhor pq tem o link e não está fazendo propaganda de um dos meus blogs. Valeu!!!

  • Paula
    27 de junho de 2008 - 13:32 | Permalink

    esse “também” é matador e estúpido. infelizmente deve ser o mesmo tipo de idéia que a maioria das pessoas têm: sustentabilidade “também” gera resultados? paula – psustentavel@gmail.com

  • André Luiz
    28 de junho de 2008 - 20:04 | Permalink

    Clau,A Sociedade está te pagando de uma maneira implícita: vc tb não economiza?Beijos.

  • elizabeth
    9 de julho de 2008 - 13:36 | Permalink

    Claudiaótimo conhecer seu blog. Tanto que vou citá-lo no nosso aproveitando uma questão de utilização de material alheio com se próprio fosse na web. Aproveite para conhecer a Creative Commons. Parabénselizabethhttp://nhanduti.blogspot.com

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Skip to content