Destino dos cartuchos de tinta (mais uma vez)

Por acaso descobri que a HP mantém um Programa de Devolução e Reciclagem de Suprimentos. Mas pelo que diz o site somente os clientes corporativos tem esse privilégio.
Ai por curiosidade resolvi mandar um mail para a HP, mais ou menos do mesmo jeito que fiz com a Epson nesse post. Tentei a mesma via da Epson, entrei no site e tentei um atendimento on-line. Depois de muitos cliques cliques, uma razoável espera uma pessoa (assim acredito) veio teclar comigo. Eu poderia reproduzir o bate-papo aqui, mas não sei se convém, de qualquer forma demorou para pessoa entender que queria dar um destino para os meus cartuchos de tinta vazios. Primeiro me mandou para um site de coleta de suprimentos com defeitos e só depois entendeu que eu queria informações de qual destino dar para o cartuchos vazios e não com defeito.
Me passou um mail e aqui reproduzo a resposta da HP (grifos meu):
Prezada Claudia,
RE: RECOLETAS DE CARTUCHOS DE TONER HP VAZIOS
Atendendo à sua solicitação, estamos informando que a HP Brasil possui um programa de recolhimento de cartuchos de TONER vazios utilizados por nossos clientes e envio à um Centro de Reciclagem da HP.
Para solicitar a coleta, envie um email para recoleta.cartuchos@hp.com com todos os seguintes dados :
Razão social(pessoa jurídica) / Nome(pessoa física);
Endereço completo (endereço para coleta);
CEP;
Cidade e Estado;
CNPJ(pessoa jurídica) / CPF(pessoa física);
Insc. Estadual(pessoa jurídica)/ RG(pessoa física);
Pessoa para Contato (telefone, ramal, e-mail);
Quantidade de cartuchos de toner;
Quantidade de cartuchos de tinta;
A HP irá realizar a coleta no local informado.
Informamos também que os cartuchos de toner vazios não estão sendo comprados pela HP, somente coletados (para posterior reciclagem), e não serão devolvidos aos clientes. O propósito da HP é estritamente ambiental e visa proporcionar um destino final aos cartuchos usados que seja ecologicamente correto. Os cartuchos recolhidos são armazenados e posteriormente enviados para os Estados Unidos, onde são transformados em matéria prima novamente (reciclagem)
O programa só atende aos cartuchos de fabricação da HP que devem ser embalados em caixas de papelão (não necessariamente da HP).
Para dúvidas e sugestões, entre em contato : recoleta.cartuchos@hp.com .
Att.
Programa Ambiental HP Brasil
HP Brasil Ltda
Visite-nos : http://www.hp.com.br
Se eles escreveram TONER em letras maiúsculas quer dizer que não reciclam os cartuchos de tinta? Se é assim por que me perguntam a quantidade de cartuchos de tinta na solicitação de dados para coleta?
Respondi mais uma vez o mail perguntando sobre cartuchos de TINTA e veremos o que eles responderão.

4 Comments

  • ANA CRISTINA ALMEIDA TEIXEIRA
    16 de fevereiro de 2012 - 16:27 | Permalink

    Fiz a mesma tentativa, segui as instruções e a HP recolheu todos os cartuchos de toner e tinta vazios que tinha. Achei muito bom pq me senti segura quanto ao destino correto dado ao material.

  • Ligia Zutin
    3 de maio de 2012 - 10:27 | Permalink

    Isso é rídiculo. Eles querem ser ambientalmente corretos dando uma destinação para os resíduos que produzem, mas enviam estes resíduos para o Estados Unidos.
    Eles deixam de poluir com o resíduo e passam a poluir com o meio de transporte do mesmo.

  • Carlos Cunha
    6 de outubro de 2012 - 08:06 | Permalink

    Isso que é exemplo de empresa, já tentei devolver residuos de outras marcas e de algumas ouvi que poderia jogar no lixo comum...ABSURDO !! A HP dá o exemplo de empresa séria com esse programa !!

  • Hilarina Aires
    25 de janeiro de 2013 - 10:00 | Permalink

    Trabalho na gestão ambiental de um órgão judiciário e tenho enorme dificuldade para encontrar destinação correta das carcaças de tôner e cartuchos de tinta. A logística reversa de grandes marcas ainda é muito capenga, e acho que muitas delas usam a sustentabilidade como mera estratégia de marketing. Na minha cidade, João Pessoa, a melhor estrutura que achei foi da marca Kyocera Mita, cujo representante (Solivetti) possui selo ISO 14.000 referente a descarte e o dono me comprovou responsabilidade no tratamento das carcaças que lhe entregamos. A Samsung tem um sistema de coleta regular, através de agendamento na internet, mas deixa a desejar no quesito contato, pois ainda não encotnrei quem se dispusesse a tirar umas dúvidas sobre a relação da empresa com a prestadora de serviço de coleta. Mas o maior problema mesmo é com cartuchos compatíveis e remanufaturados, pois ninguém na minha cidade tem interesse na recolha. Se alguém puder informar quem trabalhe com todo tipo de carcaça de tôner na minha cidade e região NE, agradeço pela indicação neste mesmo blog.

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *