Blogagem coletiva – Descobertas científicas

A descoberta científica que eu escolhi para falar infelizmente não foi ganhadora de um Nobel. Aliás, foi por conta de um prêmio Nobel que essa descoberta aconteceu.
Essa descoberta foi publicada no livro da cientista Rachel Carson, Primavera Silenciosa (1962), que infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler.
O livro mostrou como o DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) penetrava na cadeia alimentar e acumulava-se nos tecidos gordurosos dos animais, inclusive do homem, com risco de causar câncer e dano genético.
O DDT foi descoberto com propriedade inseticidas por Paul Muller, um químico suíço, em 1939 e por conta dessa descoberta ele recebeu o Premio Nobel de Medicina em 1948.
A grande polêmica movida pelo livro é que não só expunha os perigos do DDT, mas questionava a confiança cega da humanidade no progresso tecnológico. Dessa forma, o livro ajudou a abrir espaço para o movimento ambientalista que se seguiu. Juntamente com o biólogo René Dubos, Rachel Carson foi uma das pioneiras da conscientização de que os homens e os animais estão em interação constante com o meio em que vivem.

A maior contribuição de A Primavera Silenciosa foi a conscientização pública de que a natureza é vulnerável à intervenção humana. Poucas pessoas até então se preocupavam com problemas de conservação, a maior parte pouco se importava se algumas ou muitas espécies estavam sendo extintas. Mas o alerta de Rachel Carson era assustador demais para ser ignorado: a contaminação de alimentos, os riscos de câncer, de alteração genética, a morte de espécies inteiras… Pela primeira vez, a necessidade de regulamentar a produção industrial de modo a proteger o meio ambiente se tornou aceita.

Esse livro para muitos ambientalistas serve de marco para o movimento. A preocupação com as conseqüências das ações humanas na natureza teve sua primeira voz alta, muito provavelmente nesse momento, que já foi considerado como um dos livros mais influentes do século passado.
Este post faz parte da Blogagem Coletiva – Descobertas científicas.
Fonte: http://www.geocities.com/~esabio/cientistas/primavera_silenciosa.htm

6 Comments

  • 14 de outubro de 2008 - 10:54 | Permalink

    Clap clap clap! Excelente escolha! (ainda não escolhi a minha)

  • 14 de outubro de 2008 - 11:14 | Permalink

    Caminhamos quase juntas...primavera, jardins, olha o meu
    http://plumemagazine.blogspot.com/2008/10/desjardins.html

  • 14 de outubro de 2008 - 16:27 | Permalink

  • Igor Santos
    14 de outubro de 2008 - 16:29 | Permalink

    Boa, Cláudia!
    Fugindo da obviedade!

  • Igor Zolnerkevic
    15 de outubro de 2008 - 15:19 | Permalink

    A Rachel Carson escrevia bem demais! Outro livro dela que vale a pena ler é "The Sea Around Us", relançado recentemente em português pela Editora Companhia Nacional.

  • Carlos Hotta
    19 de outubro de 2008 - 01:43 | Permalink

    O DDT ainda é muito utilizado, infelizmente..
    A propósito, saiu o resultado do sorteio do livro
    http://www.ediouro.com.br/as100maioresdescobertas/
    Veja em:
    http://lablogatorios.com.br/raiox/2008/10/18/e-os-ganhadores-dos-livros-foram/
    Valeu pela participação!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *