Evento Surreal

Eu não queria falar mal do evento, aliás o que eu vou fazer não é falar mal, mas apontar o quão surreal ele me parece ser…
Recebi um mail de divulgação do Katoomba Meeting Brasil 2009 cuja imagem está abaixo.

“Mato Grosso ouviu o chamado da natureza.” Já não era sem tempo, né? O Mato Grosso é simplesmente o estado campeão de desmatamento de 2007 e 2008, com 8.744 km2 e 12.534 km2 desmatados, respectivamente, segundos dados do INPE.

Mas sendo o campeão de desmatamento por 2 anos consecutivos não é irônico ler o textinho na imagem-convite dizendo que eles são preocupados com o meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável etc, etc, etc? Ah, até entendo que eles têm que dizer isso, mas não soa hipócrita? Tá, eu devo estar me tornando uma ecochata mesmo.

Ai, fui lá eu ver o site do evento e a programação. Pra mim é tão surreal ver um evento de meio ambiente que tem como participante o Blairo Maggi. O que um governador produtor de soja que afirma que “não há como produzir mais comida sem fazer a ocupação de novas áreas e a derrubada de árvores” tem a contribuir com o desenvolvimento sustentável, o comprometimento com o meio ambiente e etc, etc, etc? Espero que ele tenha mudado de ideia e esteja usando o evento para divulgá-las!

O evento parece interessante para a divulgação e discussão do mecanismo REDD (Redução de Emissões para Desmatamento e Degradação). Que eu ainda não tenho opinião formada para me manifestar.

Mas os publicitários que elaboraram a campanha de divulgação do evento (leia-se a imagem, o site, os textos do evento) poderiam ser um pouco mais realistas, né? Ao invés de dizer que o Estado já é todo preocupado, poderia ao menos dizer que eles estão na luta para fazer do Estado um exemplo… Sei lá, soaria menos falso e marqueteiro, eu acho. Será que eu to ficando cada dia mais chata?

3 Comments

  • sombriks
    24 de março de 2009 - 20:38 | Permalink

    não não está, 😉
    amanhã passa.

  • 25 de março de 2009 - 00:41 | Permalink

    Não está ficando nada chata, é simplesmente uma questão de honestidade (ou falta dela e de óleo de peroba)
    Sinceramente, o fato da campanha de divulgação ter sido feita dessa maneira e com a ilustre presença (e provável financiamento) do sr. Blairo “Motossera de Ouro” Maggi, já conta vários pontos contra o próprio evento.

  • 26 de abril de 2009 - 13:56 | Permalink

    Olá Claudia, tudo bem?
    Eu acho que você não está chata definitivamente. Infelizmente o pessoal exagerou na dose do marketing mesmo…
    Se o que Blairo Maggi disse está correto: “não há como produzir mais comida sem fazer a ocupação de novas áreas e a derrubada de árvores”, ele é o principal garoto “anti-propaga” de seu evento.
    Abraços!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Skip to content