Pensamentos escritos (sobre a campanha da SOS Mata Atlântica)

Fiquei na dúvida se publicava ou não, ai vai…

E o xixi no banho, você viu a campanha da SOS Mata Atlântica? Se eles queriam um #mimimi conseguiram, todo mundo saiu dando sua opinião, desde blogs de meio ambiente até de publicidade. Até no Jornal Nacional saiu!

Eu não quero dar minha opinião a respeito da campanha, o que eu quero é perguntar por que eles não fazem mais campanhas assim, e sugerir por exemplo para as pessoas não tomarem banho uma vez por semana, tem gente que toma 2 banhos por dia, deixar de tomar um banho na semana não faz mal e economiza uma quantidade boa de água.

Ou economizar umas descargas depois do xixi também ajuda. Um conhecido meu me contou que uma vez esteve na Noruega (ou seria Suécia?) e logo que saiu do banheiro da casa de uns amigos a filha mais nova ficou apontando pra ele e dizendo: Ele deu descarga, ele deu descarga! Ele respondeu: Ué? Não era pra dar? O amigo explicou: É que aqui a gente só dá descarga depois de usar o banheiro 3 ou 4 vezes.

De vez em quando faço isso aqui em casa, será que meu banheiro fede? Pessoas que freqüentam minha casa, por favor, me digam se meu banheiro cheira mal! Acho que a maioria das pessoas que freqüentam a minha casa não freqüentam esse blog… Paciência…

Eu tô tentando não lavar o cabelo todos os dias, já estou na segunda semana lavando um dia sim dia não e até que tem funcionado, principalmente porque estamos no outono, no verão fica mais complicado.

Xixi no banho? Se eu faço? Faço de vez em quando, assim como de vez em quando não tomo banho, nem lavo o cabelo, mas não por causa de uma campanha, ou porque ajuda a natureza, mas porque deu ou não deu vontade, só por isso… E a campanha, é boa? Funciona? Me tragam os números das companhias distribuidoras de água daqui alguns meses, ai a gente vê.

9 Comments

  • Guilherme
    13 de maio de 2009 - 17:19 | Permalink

    Eu sempre faço xixi no banho por que eu sempre tenho vontade de fazer, isso pra mim já é natural. Ao meu ver essa dica é boa em 2 situações, se você faz xixi 1 vez ao dia apenas ou se você está tomando banho e da vontade de fazer, ao inves de tomar banho e depois sair do banho e fazer xixi você simplismente aproveita o momento. Fora isso não sei no que isso ajudaria.

  • 13 de maio de 2009 - 18:47 | Permalink

    uma vez me disseram que nos banheiros japoneses a água passa por uma torneirinha antes de chegar à descarga. então dá para lavar a mão com a mesma água (antes!). por que isso não é obrigatório no mundo todo?

  • Luciana
    13 de maio de 2009 - 19:30 | Permalink

    Eu tomo dois banhos por dia, dois banhos rápidos. Quando lavo o cabelo (não é todo dia!) demoro 10 minutos e as vezes faço xixi. A maior parte das pessoas não pensa sobre o que está fazendo. Já vi em várias escolas as professoras lavarem pratos e mãos com a torneira aberta ao máximo… e reclamam se chamo a atenção! Como vão ensinar, se não aprenderam?? Acredito que o maior problema é a falta de noção, ser consciente sobre o que consome, como consome e a melhor forma de consumir.

  • 13 de maio de 2009 - 22:47 | Permalink

    Uma coisa q parece tão óbvia e só agora vc ve dissemiado por ai, né? Pq usar agua limpa na descarga, tá ai uma coisa q eu nunca entendi…

  • 13 de maio de 2009 - 22:49 | Permalink

    É, se professores nao tem essa conciencia, coitadinha das crianças!!! Ver a falta de conciencias das pessoas me dá um desanimo!

  • 14 de maio de 2009 - 00:20 | Permalink

    Pra salvar o mundo não precisam bancar o porcalhão.
    Se for para economizar água, que se tome banho de bacia: uma baciada para molhar o corpo. Outra baciada para enxaguá-lo. Entre uma e outra uma bela ensaboada.
    []s,
    Roberto Takata

  • 15 de maio de 2009 - 01:28 | Permalink

    tudo bem que vivemos num país tropical e temos que nos higienizar mais frequentemente, mas no inverno comumente não tomo banho 2 ou 3 dias… hahaha.
    aaa e sempre mijo no banho, mijar no ralo é totalmente lúdico, e muito mais antigo que essa campanha aí.
    sempre quis ter um mictório… o esquema era todo mundo ter um em casa, isso sim ia economizar água.
    alguém com um quê de marqueteiro poderia lançar essa campanha… e ainda poderia faturar umas verdinhas vendendo mictorio.

  • 21 de maio de 2009 - 19:31 | Permalink

    Faço desde que me conheço por gente, e economizo nas descargas quando faço o #1. Não vou esperar os números da campanha daqui alguns meses para vê-la com ótimos olhos. Se forem positivos melhor, mas prefiro apoiar uma campanha que trás o assunto à pessoas que não estão envolvidas, faz elas pensarem e eu vi muita gente tendo verdadeiras epifanias de conscientização depois de ver a campanha na TV, por exemplo. É como a campanha de apagar a luz por 1 hora que vimos há alguns dias, claro que essa 1 hora não rendeu lá uma economia muito significativa, mas muita gente percebeu que pode sim assistir tv com a luz apagada e passou a fazê-lo, por exemplo. Concordo que precisamos de mais e mais campanhas como estas e precisamos apoiá-las, não rechaçá-las como tenho visto muito ambientalista fazer.
    Um beijo

  • 27 de maio de 2009 - 17:00 | Permalink

    A economia de água no banheiro não deve ser feita só com o xixi no banho. Mas a economia na descarga, como já falado aqui, na diminuição do tempo ou do número de banhos, quando pertinente, e mais uma infinidade de pequenas ações que pode-se fazer pra economizar água nesta parte da casa como um todo. Já repararam se tem algum vazamento escondido pelo banheiro?
    Mais dicas de como economizar no banheiro – http://casa.hsw.uol.com.br/banheiro-economico1.htm
    Abraços

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Skip to content