Próximos líderes

Fui convidada a divulgar a ação de uma empresa que resolveu contratar seus novos trainees de forma diferente, ela resolveu chamá-los a participar do processo seletivo sem revelar seu nome, apenas com um vídeo no youtube e um hotsite. E o que tem de especial e diferente nisso? O discurso usado.

Pela primeira vez eu vejo uma empresa que fala que quer se apaixonar pelo candidato, que quer compartilhar ideais e valores, muito antes de exigir e saber qual curso ele faz ou fez, que experiência ele tem, ela fala em paixão, em afinidades e sonhos parecidos. Isso mostra pra mim uma vontade de fazer negócios de um modo diferente, começando com a contratação e a escolha de seus futuros funcionários.

Quando lamento a visão que a imprensa tem dos ditos empregos verdes ou do mercado sustentável é por que não vejo mudança nenhuma em relação às exigências que uma empresa faz na hora de contratar uma pessoa. Como o mercado se diz mudado (ou em mudança) se continua querendo tudo igual como sempre? Querendo sempre os profissionais de mesma formação e selecionando sempre do mesmo jeito? É hipocrisia achar que a mudança é de fato real.

No caso dessa ação Próximos Líderes a única ressalva que eu faço é o limite da experiência dos candidatos (formados entre julho de 2005 a dezembro de 2009), se a empresa está realmente interessada em pessoas com os mesmos valores e afinidades que diferença faz quando ela se formou? Está claro que são vagas para trainees, o salário é divulgado e os candidatos não serão anônimos ou terão suas idades não divulgadas (acredito eu). Qual o problema se uma pessoa quer trabalhar numa empresa com valores parecidos com o seus, mesmo que seja para começar do zero e ganhando bem menos? Só achei que a ação tropeçou nesse porém, senão poderia dizer que é quase perfeita. (Será que estou fazendo essa ressalva porque não posso participar do processo? Provavelmente… hehe)

 

——

Esse é um artigo patrocinado, ou seja, eu fui paga para divulgar a ação Próximos Líderes, tive total liberdade para expressar minha opinião e impressões. Meu texto não sofreu qualquer tipo de edição ou sequer foi lido pelo patrocinador antes da publicação.

One comment

  • Aline
    20 de agosto de 2009 - 20:05 | Permalink

    Oi, Claudia,
    tudo bem?
    Achei super bacana a iniciativa.
    Qual é teu e-mail direto? Gostaria de falar mais sobre isso, se possível.
    Obrigada
    Aline Ribeiro
    Blog Empresa Verde

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *