Toalhas por Árvores

O segmento hoteleiro da Accor lançou uma campanha para o plantio de árvores no Brasil e conta com a colaboração de seus hóspedes. Eles pretendem estimular os hóspedes a reutilizarem suas toalhas e com a economia gerada destinam parte do dinheiro para o plantio das árvores.

canastra 036 Nascente do Rio São Francisco, Serra da Canastra.

E eu fui convidada junto com a Thanuci, a Paula e outros meios de comunicação para participar do evento de lançamento do projeto Plant for the Planet lá na Serra da Canastra onde as árvores estão sendo plantadas.

A ONG Nordesta foi escolhida para realizar o plantio das mudas as margens do rio São Francisco. Na área onde fica a Pousada Limeira já foram plantadas 3.000 mudas e até o fim do próximo período de chuvas (dez/2009-fev/2010) deverão ser plantadas um total de 90.000 mudas em toda a região.

Se você se hospedar em algum hotel da rede Accor lembre-se de reutilizar sua toalha afinal mudas de árvores estarão sendo plantadas se você fizer isso.

Uma coisa que eu achei bem interessante desse evento que eu participei lá na Serra da Canastra foi que a Accor além de levar a imprensa também levou representantes das camareiras de seus hotéis para apresentar o projeto, afinal essas profissionais são essenciais para que essa ação funcione, quantas vezes eu já vi o aviso nos banheiros de hotéis dizendo que se eu não quisesse que trocasse minhas toalhas deveria pendurá-las e quando eu volto no fim do dia estão lá toalhas novas? Espero de verdade que todas as camareiras dos hotéis Sofitel, Novotel, Mercure, Ibis e Formule 1 recebam treinamentos exaustivos para que respeitem a vontade dos hóspedes e colaborem para a economia de água e energia.

Caso isso não aconteça a minha dica para garantir que não vão trocar minhas toalhas desnecessariamente em hotéis sabe qual é? Coloco o papel de Não Perturbe na porta e assim a camareira nem entra e não corro esse risco, tudo bem que não arrumam meu quarto, mas eu também não sou a pessoa mais bagunceira do mundo que não pode ficar sem arrumar o quarto por 1 ou 2 noites. A economia de água na lavagem das toalhas eu garanto! hehe

4 Comments

  • 30 de setembro de 2009 - 10:02 | Permalink

    A idéia é ótima né Clau?
    Senti firmeza nas palavras da coordenadora da Nordesta no Brasil e principalmente nas da Anita Studer.
    Basta que os hóspedes façam sua parte para que as árvores sejam plantadas. =)

  • 30 de setembro de 2009 - 10:10 | Permalink

    Fato: virei fã desse projeto e ainda mais da Anita.

  • 30 de setembro de 2009 - 10:14 | Permalink

    Thanuci, nao depende só dos hóspedes mas dos funcionários do hotel tb, tanto para comunicar bem essa ação como para respeitar não trocar as tolhas, né?

  • 1 de outubro de 2009 - 12:54 | Permalink

    Pesquisa por árvores?
    http://www.eco4planet.com/pt/
    ------------
    []s,
    Roberto Takata

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *