Social lending, já ouviu falar?

money

Social lending, traduzindo ao pé da letra nada mais é que um empréstimo social e o que significa isso? São empréstimos realizados on-line entre pessoas físicas, mais ou menos como se você fizesse um empréstimo com um parente ou amigo e não com um banco ou uma financeira. A diferença é que você não conhece necessariamente seu credor e as taxas de juro são bem mais baixas do que as que você pagaria para um banco.

E isso existe organizada e formalmente? Sim!

A minha queridinha (a qual eu já até sou “emprestadora” de dinheiro) é a Kiva Loans. O foco principal deles é emprestar dinheiro (microcrédito) para pequenos empreendedores da América Latina e África, a ideia é usar a rede para fazer pessoas de qualquer parte do mundo ajudar quem precisa de dinheiro para melhorar seu negócio ou começar um novo. Nesse caso você é de fato um “emprestador” de dinheiro, não um investidor, o dinheiro volta para você na mesma quantia que você emprestou, sem juros. O valor mínimo de empréstimo é de 25 dólares. É arriscado? Sim, é arriscado, mas as taxas de inadimplência são bem baixas e os valores que você empresta para pessoa também é baixo (25 dólares) isso também ajuda a diminuir o risco de calotes.

Mas também existem os Social lendings como forma de investimento, a pessoa que precisa de dinheiro apresenta uma proposta de forma de pagamento e taxa de juros que está disposta a pagar e se essa proposta te agradar, você empresta o dinheiro para ela. Nesses casos existem vários sites como: Prosper, Zopa, Loanio. Todos eles estrangeiros.

A novidade é que ano que vem pretende-se lançar um site desses no Brasil, com o foco em educação, você pode até responder uma pesquisa sobre o assunto (até 09/11/09).

 

Um post sobre perguntas e respostas, em português, sobre empréstimos on-line.

Conheça o Dr. Muhammad Yunus, o maior embaixador do microcrédito do mundo (segundo a minha pessoa), vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2006. O Rastro de Carbono já falou dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *