Mais sobre a água

Eu ia responder os comentários sobre no post A Água do mundo, mas resolvi fazer um post, pois deve ter muita gente que não acompanha os comentários.

Pois bem, concordo que temos que evitar o desperdício e aprender a conservar, que a escassez de água é realidade em muitos lugares do planeta e que a água potável do mundo está diminuindo, mas apenas o argumento: "a água do mundo está acabando" é extremamente simplista. Como dizer isso pra uma criança se ela ver chover todos os dias numa cidade como São Paulo ou morando na floresta amazônica com rios com dimensões de mares? Isto é parte de uma realidade do nosso país, apesar de existir escassez de água em alguns locais.

E como explicar pra uma criança que ela economizando água aqui no Brasil vai poder ajudar alguém na África que não tem acesso a água potável? Aliás, se alguém tiver essa resposta por favor me responda por que eu também não sei.

Eu economizo água para economizar dinheiro, pra economizar energia (pois eu moro num prédio e preciso de uma bomba para bombear a água até o meu andar), economizo água porque não existe uma política séria no país de saneamento básico e portanto não tenho certeza que meu esgoto é tratado e ele pode estar contaminando algum rio ou lençol freático e mesmo que ele seja 100% tratado eu economizo pra que menos água tenha que ser tratada para voltar a natureza. E por fim eu economizo água porque é um recurso natural e não é por isso que posso utilizá-lo ao meu bel-prazer, não estou sozinha no mundo.

Mas existem pessoas que simplesmente não precisam economizar água, pra você que acredita que a água do mundo está acabando pode parecer estranho, mas existe, existem pessoas que tem nascentes de água do lado de casa ou poços artesianos e não pagam nada para usá-la (exceto o bombeamento no caso de poços)  e se elas usarem ou não a água vai continuar lá, lógico que isso acontece para uma minoria de pessoas, mas acontece.
Sou a favor da disseminação de conceitos corretos e completos sobre meio ambiente, aliás acho até que esse é um dos motivos pra esse blog estar num portal de blogs de ciências. Dificilmente você vai encontrar aqui argumentos do tipo: Salve as baleias. Salve os pandas. A água do mundo vai acabar. Não use sacolas plásticas. Não coma carne. Todos esses argumentos podem até ser válidos, mas pra mim são vazios de argumentos para a grande maioria das pessoas, pergunte pra uma pessoa na rua qual o motivo de se preservar baleias, mico-leões dourados ou pandas? Provavelmente ela vai responder porque sim, tenho minhas dúvidas que alguém vá usar argumentos como biodiversidade, preservação do habitat desses animais e por consequência do ecossistema ou ainda dizer que eles são apenas símbolos de uma causa maior.

A água do mundo não está acabando. Prefiro dizer que a qualidade da água está piorando, que tratamento de água é caro e que tem gente demais no mundo pela quantidade mais ou menos constante de água no Planeta.

3 Comments

  • 1 de março de 2010 - 17:46 | Permalink

    Se todos os blogs "verdes" e de sustentabilidade fossem assim eu dormiria mais tranquilo....

  • Elenize
    30 de maio de 2012 - 13:08 | Permalink

    Muito interessante tua posição. Estou tentando desenvolver meu trabalho de mestrado em cima dessa questão da água: se a Terra é o "Planeta água", como explicar pra uma criança que ela vai acabar? Desenvolvo uma problematização a partir da qualidade da água que eles consomem, após sigo abordando vários conceitos sobre o tema.
    Parabéns pelo post!

  • Geovana
    20 de agosto de 2013 - 15:44 | Permalink

    eu gostei!!

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *