Temas de meio ambiente da década

Inspirada por esse texto Top Environmental Issues of the Decade, 2000-2009 resolvi fazer o meu Top 10 sobre temas de meio ambiente. Os assuntos não estão listados em ordem de importância. Vamos lá:

 

1 – Aquecimento Global

Obviamente que esse tema vai aparecer em 11 de 10 listas como essa, esse é o tema do momento e até a ONU se empenha pra tratar desse assunto, não que isso necessariamente resulte em algo de concreto…

2 – Meio ambiente é assunto

Hoje em dia meio ambiente não é mais coisa de ecologista, hippie e gente alternativa. As pessoas discutem e de certa forma até tentam fazer alguma coisa as vezes, mas ainda tem muita gente achando isso bobagem, infelizmente.

3 – Responsabilidade social e ambiental das empresas

Algumas empresas entenderam que só lucro não é o objetivo único de sua existência, é possível fazer mais que dar lucro e ainda sair ganhando e logicamente aqui não estamos falando de filantropia. Mas qualquer grande empresa sabe que esse assunto é importante para sua marca, no mínimo.

4 – Marina Silva candidata a presidente do Brasil

Quem diria que a ex-ministra do meio ambiente sairia candidata a presidente pelo Partido Verde, esse fato deu uma opção diferente em quem votar nas próximas eleições.

5 – Maquiagem Verde

Esse tema é consequência do assunto do momento ser meio ambiente. Fala-se tanto disso que todo mundo quer fazer parte da moda, quer de alguma forma ser parte da onda, ai aparecem empresas e pessoas se fantasiando de verde pra se sentir parte do assunto, nem que seja de maneira torta.

6 – Biocombustíveis

Aqui no Brasil é a menina dos olhos de muita gente. E toda essa gente acha que é a solução de muitos problemas. Vou logo adiantado pra quem gosta de se iludir, biocombustíveis não é solução pra muita coisa, aliás em alguns aspectos pode até ser sinônimo de problemas. Esse tema requer muito cuidado.

7 – Sustentabilidade

Essa é a palavra da década sem sombra de dúvida. E como toda palavra usada sem critério vai cair na banalização, vão ter que arranjar uma outra pra substituí-la até o fim dessa nova década.

8 – Desastres ambientais

Aqui eu coloco todos os tipos de desastres, causados ou não pelo aquecimento global, por imprudência e descaso do homem ou que acontecem naturalmente. Não sei se por conta da globalização, da internet ou as duas coisas juntas esses desastres não parecem tão distantes e a gente tem uma noção melhor de como afetam a vida das pessoas.

9 – Economia Verde

Seria essa a palavra substituta da sustentabilidade? Nesse tema englobam o emprego verde, os produtos verdes, o dinheiro verde (ops, esse já verde…) e tudo mais que pode ficar verde… Esse assunto começou nessa década, mas com certeza ainda vai ter vida longa nas próximas…

10 – Desmatamento

Acho que essa década que passou nunca se falou tanto de desmatamento, na grande maioria das vezes da Amazônia, provavelmente não deve ter sido a década que mais se desmatou no Brasil, mas com certeza foi a década que mais se falou disso e condenou essa prática.

10 Comments

  • 30 de maio de 2010 - 20:25 | Permalink

    Muito interessante seu blog!!Concordo com os temas da década...temas polêmicos e importantes que merecem ser citados.

  • 31 de maio de 2010 - 16:19 | Permalink

    Boa tarde.
    Muito interessante seu post, bem pensado. É muito interessante fazer a divulgação de melhoras para o meio ambiente, ainda mais relembrando os assuntos que fizeram parte de nossa vida essa década. Acabamos de divulgar seu post em nosso twitter. Nossa empresa trabalha exclusivamente com material reciclado na produção de camisetas PET, brindes reciclados e sacolas ecológicas (ecobags). É gratificante para nós ver mais pessoas com essa visão de sustentabilidade. Parabéns pelo blog.
    Caso queira conferir:
    www.twitter.com/fujiro

  • 6 de junho de 2010 - 18:14 | Permalink

    Recentemente li sobre sua viagem ao Amazonas sobre instalação de uma ERB`s. Vivo en São Paulo,Capital e estou muito preocupado com a enorme cuantidad de Antenas ERB`s instaladas ilegalmente, já que não respeitas nossas leis (municipal,estadual e tambem da união),mas estão operando normalmente de forma milagrosa (R$).Você pode fazer algum comentário a esse respeito?

  • 8 de junho de 2010 - 11:22 | Permalink

    Fernando, nao sei dizer nada sobre esse assunto.

  • thiago
    15 de junho de 2010 - 10:38 | Permalink

    Olá pessoal,
    É muito bom ver empresas com este tipo de preocupação ambiental e projetos tão legais quanto esse.
    Dêem uma olhada. http://www.orgulhosama.com.br/?p=508
    Abraços,
    Thiago

  • 23 de novembro de 2011 - 23:21 | Permalink

    eu achei interecante esse saite tenho uma pesquisar de escola e a professora mim deu esse saite e eu amei tudo que tei nele

  • Pingback: Só para constar | Ecodesenvolvimento

  • 25 de abril de 2012 - 14:57 | Permalink

    chato e tudo errado

  • 16 de agosto de 2012 - 09:47 | Permalink

    oi gente q demais esesite se eu pudesse eu casava cmom ele super importante e especial amei ♥

  • Jemima
    19 de setembro de 2012 - 16:06 | Permalink

    Muito interessante mesmo!
    Acessem meu blog:
    http://environmengineering.blogspot.com.br/

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *