Reserva Salto Morato

A convite da Fundação O Boticário eu e mais 9 blogueiros fomos conhecer a Reserva Salto Morato que pertence a Fundação. Foi a primeira vez que visitei uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), o que nada mais é que um parque natural particular, mas nesse caso, aberto ao público.

Fizemos duas trilhas, uma que conhecemos o Salto Morato, uma queda d’água de 100m de altura.

fundacao boticario 029 Salto Morato

E uma trilha que nos levou a uma figueira centenária na beira de um córrego.

fundacao boticario 074 Figueira

Essa reserva fica no litoral norte do Paraná, na cidade de Guaraqueçaba. A viagem faz parte da campanha “Qual a paisagem você quer proteger?”, que você pode participar no site da Fundação O Boticário enviando a sua paisagem que poderão se tornar parte do calendário do ano que vem da Fundação.

Depois do passeio, já em casa, fiquei pensando que precisamos muito evoluir esse conceito de parques. A idéia de guardar uma área cercada e protegida em algum canto do mundo me parece pouco eficiente ou até mesmo antiga. A gente na verdade evoluiu dos zoológicos quando a gente tira/tirava os animais de seu habitat e tenta/tentava recriá-lo em outro lugar. E agora fazemos parques, em que a gente cerca uma área e a torna intocável. De verdade não acho que uma área isolada de tudo e de todos em que as pessoas podem visitar de vez em quando uma maneira de melhorar nossa relação com a natureza, infelizmente esse foi o único jeito que encontramos pra não destruí-la, será que para não destruirmos mais a natureza temos que nos manter longe dela? Relação complicada essa a nossa, hein?

Eu sei que não é toda e qualquer cidade que pode se dar ao luxo como o Rio de Janeiro que tem uma floresta em seu perímetro urbano, a linda Floresta da Tijuca, mas precisamos urgentemente encontrar novas formas de restabelecer esse contato com a natureza, acredito que nos mantermos tão longe dela não é a única solução.

 

E os posts dos outros blogs já publicados sobre a viagem são:

Coluna Zero – Belas #paisagens da Reserva Natural Salto Morato no Paraná

Radar Verde – Reserva Natural Salto Morato – Paraná

Discutindo Ecologia – RPPN Salto Morato – Fundação O Boticário

One comment

  • juliana
    25 de junho de 2010 - 16:27 | Permalink

    Claúdia, concordo em parte com sua conclusão.
    Fechar as florestas não é a solução para sempre, porém acho que é única forma imediata de tornar preservada a sua biodiversidade de nosso instinto predador.
    Acredito que a melhor forma é integrar as crianças verdadeiramente com a natureza e contar que eles sejam o ponto de diferença real no futuro.
    Parabéns pelo blog.
    Abs,

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *