A espera da evolução

É uma evolução as pessoas passearem com seus cachorros na rua e recolherem as fezes dos cães, afinal tem muita gente que nem isso faz. Mas ainda falta para pessoas fazerem o serviço completo… Veja as fotos (sem muita qualidade eu sei) do que eu vejo no caminho de casa para o trabalho em São Paulo.
Thumbnail image for P2907100001.jpg
P2907100000.jpg
Ok, ok, as pessoas não pisam mais nos montes no meio das calçadas, mas jogar o saco com as fezes do seu cachorro no terreno baldio do meio do caminho, no cantinho da árvore não vai fazer o lixo desaparecer, né? É tão difícil de entender isso? Será que só eu não gosto de ver sujeira na rua? Só eu me sinto incomodada com um monte de saquinhos amontoados ou jogados pelo caminho? Mudar o lixo de lugar resolve?
Quando eu via fraldas descartáveis e lixo jogados pelo meio das favelas até podia entender que faltava um pouco de educação e até de noção para as pessoas, mas num bairro relativamente nobre de São Paulo ver isso me faz pensar que educação e noção falta para todo mundo. Quando vejo essas coisas me sinto um pouco mais pessimista em relação a mudança de comportamento das pessoas, mas vou ter fé e crer que faz parte da evolução do ser humano.

8 Comments

  • 5 de agosto de 2010 - 22:17 | Permalink

    Verdade. Nesses momentos a gente desacredita um pouco na mudança de hábitos das pessoas...Muitas vezes me sinto assim tbm =/

  • 5 de agosto de 2010 - 23:07 | Permalink

    Sofro com uma "paisagem" dessas aqui pelas redondezas de casa, infelizmente.

  • 6 de agosto de 2010 - 03:07 | Permalink

    Oi Claudia,
    É inacreditável que pessoas "bem educadas" tenham um gesto tão mal educado. Recolher lixo do próprio cachorro e depois deixá-lo em terreno baldio, ou um canto qualquer, é tão ruim quanto não recolher o lixo do próprio cachorro.
    Mas, acho que você confundiu "evolução" com "progresso", não? Evolução não necessariamente implica em uma melhoria das qualidades gerais. Progresso sim.
    abraço,
    Roberto

  • André Souza
    6 de agosto de 2010 - 10:30 | Permalink

    Penso q colocar as fezes em saco plástico já é pior q largar em um terreno baldio, visto q o saco atrasará a decomposição do excremento...Usar jornal seria melhor
    Mas há um outro problema, q penso q afeta qq cidade: Exatamente, qual é o destino do excremento, visto q não há em geral coleta seletiva nas lixeiras de rua (pelo menos, aqui no rio não tem...qd muito, só no caso de pilhas e baterias)
    E no caso de coleta seletiva, onde seira o lugar correto de descarte?

  • 6 de agosto de 2010 - 12:04 | Permalink

    De fato Roberto, talvez a melhor palavra não seja evolução mesmo. Eu que sempre relaciono evolução com coisas boas. Mas talvez esse estágio de recolher as fezes e jogar em qualquer lugar se a evolução e ainda não chegamos no progresso...

  • 10 de agosto de 2010 - 12:27 | Permalink

    É... pra mim isso condiz com evolução humana.
    Afinal por toda história evolutiva descartávamos nossos dejetos e resíduos por aí.
    Primeiro que o impacto disso era pequeno até mesmo pela quantidade de gente que tinha.
    Outra que os resíduos e dejetos eram (bem) menos artificiais e não causavam nenhum transtorno.
    São, este, hábitos herdados de nossa evolução, assim como as guerras, e outros tantos comportamentos que nos esforçamos em amenizar culturalmente.
    Mas associar os níveis socioeconomicos com níveis de educação e boas maneiras é um preconceito comum.
    Em uma coisa concordo contigo, Claudia, dá vontade de bater em pessoas que fazem essas coisas. Mesmo assim, a difusão da informação me continua parecendo a ferramenta mais eficaz para esses problemas.
    Talvez o problema não seja nem a disponibilidade e acesso à informação em si, mas a forma em que ela é transmitida.

  • Adelte
    9 de janeiro de 2012 - 14:59 | Permalink

    Cada vez mais nossas calcadas e ruas estao cheias de coco de cachorro;os nossos oceanos estao uma verdadeira sopa de lixo e as pessoas,nao estao nem ai,eu vi esse video e achei super legal!
    http://www.youtube.com/watch?v=EejR0B_feGA&feature=related

  • Adelte
    9 de janeiro de 2012 - 15:00 | Permalink

    Realmete cda vez mais nossas calcadas estao cheias de coco de cachorro;os nossos oceanos estao uma verdadeira sopa de lixo e as pessoas,nao estao nem ai,eu vi esses videos e achei super legais!!
    http://www.youtube.com/watch?v=EejR0B_feGA&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=8c6n_-vuXSw
    http://www.youtube.com/watch?v=S6VmFl1bh3U

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *