Avaliação dos investimentos compulsórios das concessionárias

Há algum tempo estou interessado em investigar se as empresas de eletricidade estão apresentando algum estratégia para fazer alocação de seus investimentos compulsórios em projetos de eficiência energética e de pesquisa e desenvolvimento.

Utilizando uma técnica muito simples (mas o difícil foi conseguir os dados com um minimo de detalhe) penso que começamos a mapear esse comportamento. Ainda é cedo para aparecer um padrão muito nítido, mas certas companhias já apresentam concentrações relevantes de investimentos em alguns projetos e algumas atividades tem sido claramente preferidas (programas de iluminação pública, por exemplo).

Se tiver interesse em comentar, o artigo Avaliação dos investimentos nos programas de P&D e de eficiência energética das grandes empresas de eletricidade no Brasil: ciclos 2002-03 e 2003-04 resume alguns dos resultados conseguidos até agora.

Gilberto

Professor Titular em Sistemas Energéticos do Departamento de Energia, Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Universidade de Campinas), Pesquisador Sênior do Núcleo Interdisciplinar de Energia da UNICAMP (NIPE-UNICAMP). Diretor Executivo da International Energy Initiative-IEI, uma pequena, organização não-governamental internacional, independente e de utilidade pública conduzida por especialistas em energia, reconhecidos internacionalmente e com escritórios regionais e programas na América Latina, África e Ásia. O IEI é responsável pela edição do periódico Energy for Sustainable Development, da editora Elsevier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content