>A mulher que quebrou o gelo entre EUA e URSS

>

diomedes
Situadas no estreito de Bering, as Ilhas Diomedes são mundos distantes — ainda que estejam a apenas 4 quilômetros uma da outra. A Pequena Diomede pertence aos Estados Unidos e a Grande Diomede é parte da Rússia. Além disso, a Linha Internacional da Data passa entre as ilhas.
Até bem pouco tempo atrás, aliás, as Diomedes realmente estavam em mundos distintos e não apenas distantes: a americana estava no Primeiro Mundo, a russa, então soviética, estava no Segundo. Os habitantes de uma ilha eram até proibidos de olhar para a outra, mesmo que tivessem parentes lá.
lynnecox 
Em 1987, no fim daquela era de polarização geopolítica, a nadadora norte-americana Lynne Cox marcou um recorde de resistência bastante peculiar. Embora as águas — que ali não passam de 4ºC — fossem frias o bastante para matar qualquer um em meia hora, ela partiu da Ilha de “Ontem” às 13h de uma sexta e… chegou sã e salva na Ilha do “Amanhã” no Sábado. Reagan e Gorbachev elogiaram o sucesso de Cox.
Em tempo: anos mais tarde, ela foi a primeira pessoa a nadar mais de uma milha (1,6km) nas águas da Antártica (o continente, não a cerveja). Cox conseguiu resistir por 25 minutos nadando num ambiente onde se morre após 5 minutos na água. Ela superou a meta em cem metros.
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website