>História por trás da Arte

>

Em 1989, um analista financeiro passeava por um mercado de pulgas em Adamstown, Pensilvânia, quando encontrou uma velha pintura guardada numa moldura que ele achou muito bonita. Então, ele comprou o quadro por quatro dólares.
Quando ele removeu a moldura, encontrou um documento dobrado entre a tela de pintura e a placa de madeira no verso do quadro. O documento parecia ser a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
E era. O analista financeiro — que mora em Filadélfia, o berço da Independência americana — havia descoberto uma cópia da primeira edição da Declaração, de 1776. O documento foi leiloado por 2,42 milhões de dólares em 1991. Em 2000, deram um lance de 8,14 milhões de dólares num segundo leilão.
“Foi assim que o Congresso decidiu disseminar as notícias da independência”, explicou David Redden, vice-presidente da Sotheby’s, onde o documento foi leiloado. “Então, isso foi impresso a partir do rascunho de Thomas Jefferson para a Declaração de Independência e depois enviado por mensageiros para os exércitos nos campos, para as colônias recém-independentes, para os comitês de segurança pública e, certamente, para a [Grã] Bretanha também.”
Moral da história: nunca despreze um mercado de pulgas (ou um quadro desconhecido numa moldura barata). Você pode encontrar tesouros mais genuínos do que imagina.
chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website