>O ‘bixo’ mais folgado da história

>

Em 1939, um cara chamado George Bernard Dantzig (1914-2005) era candidato a doutorado em matemática na Universidade da Califórnia (UC) em Berkeley. Um dia, ele chegou atrasado para uma aula de estatística ministrada por Jerzy Neyman (1894-1981). Apressado por chegar tarde, ele copiou os dois problemas  que estavam no quadro-negro. Poucos dias depois, Dantzig devolveu os problemas. Novamente, ele pediu desculpas por demorar tanto para solucioná-los — mas ele também disse que achou-os anormalmente difíceis. O Prof. Neyman, distraído e ocupado, pediu apenas que o aspirante a doutor deixasse seu trabalho em cima da mesa.

George-Dantzig25
Dantzig: sua maior contribuição
acadêmica foi provar que não
existem problemas impossíveis
para quem chega atrasado
Seis semanas mais tarde, numa manhã de domingo, Neyman quase derrubou a porta de Dantzig de tanto bater nela. Os problemas que Dantzig pensou que fossem sua lição de casa eram na verdade teoremas estatísticos não-comprovados que Neyman discutira com a classe no começo da aula. Dantzig — sem saber ao certo com o que lidava — encontrou as soluções e provou ambos os teoremas. Mas ao serem publicadas, Dantzig não levou todo o crédito pelas soluções — foi apenas um co-autor.
“Quando eu comecei a me preocupar com o assunto de minha tese,” — relembrou Dantzig, anos mais tarde — “Neyman simplesmente deu de ombros e disse-me para juntar os dois problemas em um fichário e ele os aceitaria como minha tese.”
Nos anos 50, Dantzig seria um dos pioneiros da programação de computadores. Seus trabalhos mais conhecidos na área são a programação linear e o algoritmo simplex. Mais tarde, foi professor no Departamento de Engenharia Industrial da UC- Berkeley. No entanto, ele sempre foi lembrado como o cara sortudo que chegou atrasado no momento certo e resolveu um problema sem querer.
Assinale a moral correta para esse história universitária:
a) chegar atrasado à aula pode ser o momento mais importante de toda a sua carreira (mesmo que mais tarde você seja pioneiro em uma indústria futuramente importante)
b) encarar problemas difíceis como algo banal pode ser útil
c) preconceitos e medos diante de desafios intelectuais existem — e retardam a descoberta de muitas soluções
d) mesmo sem fazer nada, um professor universitário pode ser co-autor de uma tese importante
e) por isso mesmo, se seu professor aceitar uma aparente lição de casa como tese, recuse. Você pode ter encontrado a solução para um importante problema não-resolvido
f) todas as anteriores
chevron_left