
O que você faria com o jardim de um castelo inglês recém-herdado? Um jardim botânico, com estufas e plantas de todo o mundo seria um pouco clichê… Que tal soltar o lado negro da força e criar um jardim de venenos? Foi exatamente essa a ideia de Jane Percy.
Até 1995, Mrs. Percy era uma dona-de-casa relativamente comum e mãe de quatro filhos. Com a morte do irmão de seu marido, a família herdou seus títulos de nobreza. Como era a esposa do 12º. duque de Nothumberland, Mrs. Percy tornou-se duquesa da noite pro dia.
Ao inspecionar os jardins do recém-herdado Castelo de Alnwick, a nova duquesa encontrou uma área bastante abandonada, mas já fora um belo jardim ornamental, que remontava aos tempos do primeiro duque, por volta de 1750. Ela decidiu restaurar o jardim, mas queria fazer algo diferente.
Inicialmente, o jardim seria dedicado às plantas medicinais usadas por velhos apotecários. No entanto, a duquesa mudou de ideia ao estudar a história desses tipos de jardim. Inspirada pelos Medici, que criavam venenos em um jardim de Pádua, ela passou a se interessar por vegetais venenosos e perigosos. E o que seria uma plantação de ervas medicinais tornou-se uma plantação de ervas malignas.
Atrás de grandes portões negros a duquesa-herbolária mantém uma flora fatal: Atropa belladonna (beladona), Strychnos nux-vomica (noz vômica, noz vomitória ou fava-de-santo-inácio), Conium maculatum (cicuta) e mais uma centena de plantas que causam a morte e/ou doenças.

Além de venenos, também há dorgas, manolo! plantas que são consideradas perigosas por seus efeitos narcóticos, como tabaco, Papaver somniferum (ópio), Erythroxylum coca (folhas de coca, cocaína), Cannabis sativa (preciso explicar?), Arthemisia absinthium e cogumelos alucionógenos. As drogas ilegais são cultivadas com autorização especial.
Como há plantas que matam apenas por serem tocadas, os visitantes precisam ter muito cuidado. Como também há ervas que podem ser roubadas, a segurança precisa ser reforçada. É por isso que alguns exemplares são criados em jaulas e vigiados 24 horas por dia.
O jardim dos venenos foi inaugurado em 2005 e é apenas um dos diversos setores dos Alnwick Gardens. Outras atrações dos jardins incluem uma enorme casa-da-árvore e um labirinto vivo feito de bambu. Além de atrações mas banais como um museu de antiguidades, Alnwick é notável por ser o segundo maior castelo habitado da Inglaterra e por ter sido uma das locações usadas nas filmagens de Harry Potter.
Liel Pires
A platinha com flor roxa lá atrás parece Salvia Divinorum. Alguém confirma?
A saideira de 2012 | hypercubic
[...] por telefone e visitamos um matemático lunático. Observamos ainda a outra caixa de Skinner, a flora fatal de Alnwick e o planeta [...]