Após ser promovido de tratador de elefantes a carrosseleiro, você resolve fazer uma pequena reforma no carrossel que vai cuidar. Mas antes, você precisa saber quanta tinta vai precisar. A única medida que você conseguiu foi uma corda (geométrica) com 13 metros de extensão.

Não é preciso ser um gênio da geometria para resolver esse pequeno problema. Até um ex-tratador de elefantes perceberia que a área do assoalho do carrossel é igual à área do círculo maior menos a do círculo menor.

Ou, em uma fórmula simples: πA² – πB². Simplificando ainda mais, a área que você precisa pintar é igual a π(A² – B²). Ou, usando a figura:

horse play 2

Não temos as medidas de A ou B, mas o comprimento da corda verde — 13m — é o bastante. Aplicando a fórmula pitagórica, temos que B² + (6,5)² = A², donde (6,5)² = A² – B². Com a fórmula mais simplificada, já achamos a resposta: a área do assoalho é 6,5²π m². Considerando π = 3,14, isso dá 42,25 x 3,14 = 132,65 m².

Como cada lata de tinta de 3,6 litros cobre 30 m², você vai precisar comprar pelo menos cinco latas, pois 132,65/30 = 4,42.

Como trata-se de geometria simples, todos os comentaristas acabaram concordando quanto ao resultado. Quantos às cores não houve consenso, é claro. Porém, a maioria se decidiu por tons mais claros como marfim (escolha do pedro) ou amarelo (do murilo). É verdade que não há certo ou errado em escolhas estéticas, mas fica a dica: cores claras podem ser muito bonitas, mas lembrem-se que estão pintando o assoalho de um carrossel — se escolherem cores claras, vão ter que limpá-lo com mais frequência. 🙂

Categorias: Geral

0 comentário

Murilo · 16 de agosto de 2012 às 21:49

kkkkkkkk, Acho que vou ter que trabalhar mais limpando… Ou não, pois a tinta é especial (nanotecnologia de ponta) repele a sujeira e eu também instalei um sistema de ar comprimido que lança pequenos jatos paralelos ao chão, partindo do centro do carrossel, dessa forma ele se auto limpa a cada intervalo…

Elga · 16 de agosto de 2012 às 23:03

Dá 132, então dividindo 153/30…. ? Oi? Perdi o como passou de 132 pra 153…

    Renato Pincelli · 17 de agosto de 2012 às 12:07

    Ops, Elga. Mea culpa. Foi uma falha de digitação mesmo. Obrigado por me fazer corrigir o erro.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content