Um par de trios no trem

 01-Royal-Scot-train-near-shap-summit-q80-800x500

Esse não foi o problema mais difícil que já publicamos, mas por algum motivo nossos leitores não se manifestaram. Até houve um solitário comentário, porém não chega a ser nem uma pista para a solução. Talvez vocês tenham andado ocupados demais para quebrar a cabeça — o que é compreensível — ou talvez [Enigma] esteja começando a se repetir em nome da periodicidade quinzenal, entediando os neurônios dos leitores — coisa que também devia ser desculpável. Qualquer que seja o caso, cumpriremos o combinado e apresentamos a seguir a solução para o enigma publicado na segunda.

Nós sabemos que o mecânico não vive em Detroit (2) e que seu vizinho mais próximo é um passageiro (4). Assim, esse passageiro não pode ser Mr. Robinson, que vive em Detroit.

De (3) e (4) inferimos que o vizinho mais próximo do mecânico também não pode ser Mr. Jones, pois este recebe 20.000 por ano, quantia que não é igualmente divisível por 3.

Por conseguinte, se o vizinho mais próximo do mecânico não é Mr. Jones nem Mr. Robinson: só pode ser Mr. Smith.

Agora, se Mr. Robinson é quem mora em Detroit (1) e Mr. Smith — como acabamos de deduzir — é o que mora entre Chicago e Detroit, então é o terceiro passageiro, Mr. Jones, que é referido em (6) e mora em Chicago.

Sabendo disso, e ainda com base em (6), chegamos à conclusão de que o nome do mecânico é Jones. Se o nome do bombeiro não é Smith (5), então, por eliminação, Smith é o engenheiro.

Portanto, ao contrário do que sugeriu o Wagner Zabotto, no único comentário ao enigma, não há “informações contraditórias” no enunciado apresentado. Bastaria apenas que os senhores e as senhoras (ou senhoritas) usassem suas “pequenas células cinzentas”, como diria Hercule Poirot.

Antes de encerrar o caso, porém, um aviso: foi bastante desanimador não receber muito retorno pelos dois últimos enigmas. #chatiado Assim, não estou certo de que manterei a regularidade cronológica desta seção. Entretanto, [Enigma] continuará a ser publicado, mas apenas quando houver material suficientemente bom (e se vocês desejarem podem contribuir com isso).

Caso encerrado.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Rafael

    Poxa, não me atentei pro fato de que 20000 não é divisível por 3 e fiquei travado.

    • rafinha.bianchin

      "Espasmo muscular? A solução é se exercitar!" [sic].

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website