Prefácio

Por Vera Regina Toledo Camargo

Minha história com a COVID-19

Recordo que em 2020, uma Quarta-Feira de Cinzas, em franca recuperação de uma terça de carnaval, desperto com um tsunami de palavras, atitudes e ações. Me deparo com informações desencontradas sobre uma doença que estava matando pessoas, e que vinha do outro lado do mundo. O carnaval sempre foi uma das minhas paixões e, agora, revendo, não era para ter acontecido. Afinal, hoje sabemos que desde novembro de 2019 já havia informações sobre essa nova doença, ignorada pelas autoridades federais, e que estava chegando ao Brasil.

Corona o quê?

Coronavírus. Pensei: preciso de informações para entender o que está acontecendo. Corri para uma banca de jornal, busquei rádio e televisão. Eram informações desencontradas, o pânico estava instalado, e era um misto de insegurança e medo. Não queria morrer!!!! A alegria de ter curtido um carnaval e o medo da morte me deixava apavorada. E eu queria entender…

Mortes e mais mortes

Perda de amigos… Diante da situação ocasionada pelo coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declara uma Emergência de Saúde Pública. Os casos não eram mais isolados, eram questões globais envolvendo várias nações. No cenário brasileiro, o Ministério da Saúde (MS) (assim como o desgoverno federal) estava omisso, ignorando a situação de saúde pública que o Brasil viveria. Talvez a Organização Pan-Americana da Saúde pudesse ajudar, uma vez que é a mais antiga agência internacional de saúde do mundo.

Delivery, delivery…

Quarentena. Isolada, trancada sem sair de casa, em quarentena, via a vida passando através da tela da TV, sem contato social e buscando informações nas redes sociais. O medo, a contaminação, o uso de máscara, álcool 70% e o “Kit COVID” sendo ofertados para prevenir o vírus.

Na contramão da informação

Fake News: Encontrava informações infundadas e desencontradas. Com a falta de gestão para o enfrentamento da pandemia e para poder compreender mais sobre a doença, busco a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Hospitais lotados e as mortes crescendo… As redes sociais estavam divididas entre as fakes e as verdadeiras informações.

COVID 19: a busca pela vacina

SARS-CoV-2: O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por vários medicamentos, imunizantes e vacinas, nos apresentam um estudo sobre um imunizante, assim como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com toda a sua expertise. Eram as nossas futuras vacinas chegando.

 

"

O e-book Linha de Fundo: um giro de divulgação científica sobre a COVID-19 no Blogs Unicamp é uma coletânea importante porque estimulará outros leitores, resgatando história, atitude e ações desencadeadas nessa pandemia.

A falta de vacinas….

Política, negacionismo, politicagem. Com a pandemia, os efeitos do desgoverno federal ficaram mais evidentes. A partir disso, a divulgação científica fazia o enfrentamento da desinformação e produzia conhecimentos acessíveis para entendermos o que estava acontecendo em nossas vidas. A independência e a credibilidade eram os fatores que eu buscava nesses veículos.

Blogs de Ciência da Unicamp

Acessei o Blogs de Ciência da Unicamp, e, enfim, me encontrei. Já conhecia o Blogs Unicamp desde 2015. O projeto reúne pesquisadores de várias áreas, professores e alunos de pós-graduação da Unicamp. Além disso, tem um olhar sempre amplo e integrativo sobre qualquer que seja o tema abordado, com toda credibilidade sobre os conteúdos publicados. Com o objetivo de contribuir para ampliar a compreensão da pandemia, em 20 de março de 2020, o Blogs Unicamp lançou a edição Especial COVID-19. O Especial contou com a contribuição de biólogos, sociólogos, físicos, jornalistas, linguistas, historiadores, entre outros cientistas, que refletiam sobre o entendimento social das questões relativas à crise sanitária que estávamos passando. O material presente nesse Especial foi muito importante porque foi sendo produzido e disponibilizado para os leitores, conforme dúvidas e inquietações apareciam no mundo. Ou seja, atendiam as curiosidades e informações que os leitores buscavam.

Compartilho com os leitores, curiosos e divulgadores de ciências mais uma conquista desse Projeto: a disponibilização dos textos produzidos desde o início de 2020, atualizados em um e-book.

O e-book Linha de Fundo: um giro de divulgação científica sobre a COVID-19 no Blogs Unicamp é uma coletânea importante porque estimulará outros leitores, resgatando história, atitude e ações desencadeadas nessa pandemia. Os temas desenvolvidos nos textos, desta coletânea eram dúvidas e incertezas de uma sociedade ávida por informações, que também eram as minhas inquietações, e hoje é um grande material contextualizando o primeiro ano da passagem do SARS-CoV-2 pelo mundo.

 

Boa leitura!