6

Notas finais

 

Espaços da divulgação científica em tempos pandêmicos

O balanço de um ano convivendo com uma doença sem tratamento, as mortes e nossa vida atravessada pela pandemia e as esperanças pela vacina, sem abandonar a gravidade de nossos atos – em um país que não priorizou a vida. Os atos de acompanhar, escrever, pensar, debater tudo no campo da ciência, para um público externo à comunidade acadêmica: os espaços da divulgação científica em tempos pandêmicos.

Parte 6 | Notas finais: Espaços da divulgação científica em tempos pandêmicos

Glossário de termos chave

Definições de termos-chave que ocorrem nesta publicação: anticorpo; assintomático; contágio; fibrose; imunidade de rebanho; imunização; imunização cruzada; infecção; período ou fase de incubação, infecciosa e pré-sintomática; proteína ACE2; proteína Spike; sintomático; trombose; variantes.

Linha de fundo

Pandemias são um risco iminente. Elas sempre estiveram aí, desde quando começamos a nos reunir em grandes centros e nos tornamos uma grande civilização. Algumas dizimaram cidades, enquanto outras conseguiram destruir nações e até partes de continentes. Não são atuais os avi-sos sobre estarmos a um passo de uma nova pandemia. Existe um monitoramento constante de vírus e bactérias com potenciais pandêmicos, que não debatemos em nossa sociedade de forma constante ou ampla.

Linha do Tempo

Um pouco do contexto epidemiológico brasileiro que permeou o período em que cada um dos textos que compõem este livro foram escritos.

Não é um número

trezentos e sessenta e quatro. 
duas mil trezentas e quarenta e nove.
duzentos e setenta mil seiscentos e cinquenta e seis.
nove milhões oitocentos e noventa e seis mil setecentas e vinte e sete.
dois milhões, trezentos e quatorze mil e cinquenta e nove.

 

#nãoéumnúmero
*hashtag do Memorial Inumeráveis

Um ano sem encontrar o tratamento de COVID-19

Um ano atrás a OMS declarou que a COVID-19 passou ao status de pandemia. Desde então, cientistas ao redor do mundo estão em busca de um tratamento específico para essa doença, sem muito sucesso até o momento.