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Para além do vírus e do organismo

 

 Pandemia, Meio Ambiente e Sociedade

As doenças não são apenas efeitos orgânicos ou conjuntos de sintomas em um indivíduo. As doenças são sociais, possuem efeitos em uma determinada sociedade e podem se prolongar e afetar diferentes setores da sociedade. O ensino, a economia e a desigualdade social são alguns destes debates necessários. As relações da pandemia com o meio ambiente, como parte das crises que precisamos pensar enquanto sociedade, também se fazem presente nesta parte do livro.

Alguns questionamentos sobre governo, um vírus e a fome

Em época de pandemia de COVID-19 e isolamento social, a rotina pessoal, profissional e familiar de muitas pessoas tem se modificado. A mudança de rotina altera o comportamento e o hábito alimentar que também são influenciados pelo estado de saúde mental e emocional.

Alimentação em tempos de Isolamento Social

Em época de pandemia de COVID-19 e isolamento social, a rotina pessoal, profissional e familiar de muitas pessoas tem se modificado. A mudança de rotina altera o comportamento e o hábito alimentar que também são influenciados pelo estado de saúde mental e emocional.

Como a Economia Social e Solidária pode ser a solução para esses novos tempos pós pandemia!

Com mais de 8 milhões de casos confirmados de COVID-19 no planeta, passar por essa pandemia acelerou discussões que não giram em torno apenas da saúde e a busca pela cura do vírus, mas promoveu também discussões que, até então, circulavam apenas em bolhas sociais.

Como a percepção do risco afeta nosso comportamento na pandemia?

O risco representa um elemento da vida, uma ameaça, um impulsionador, uma razão para pensá-la. Da filosofia clássica à ciência moderna, o risco vem sendo objeto de inúmeras reflexões. E, algumas situações acabam ampliando nossa atenção sobre o risco, como vem sendo o caso do atual período da pandemia causada por COVID-19.

Como divulgar informações de prevenção do COVID-19 se a língua de seu país não é a sua?

Partindo do ideal de que a divulgação científica, ainda mais neste momento da pandemia do COVID-19, deve chegar a TODOS, responda com sinceridade, divulgador científico: Seu material foi pensado para TODOS os brasileiros? 

Da fatalidade epidemiológica à ferramenta de extermínio: a gestão necropolítica da pandemia

Destaco nesse texto a ideia de que o chamado blended learning, por vezes traduzido por ensino híbrido, perpassa uma construção histórica que surge a partir das discussões a respeito de como associar abordagens de ensino de modo a promover métodos, metodologias e estratégias adequadas a um objetivo educacional específico.

Desigualdade social e tecnologia: o ensino remoto serve para quem?

O ensino remoto emergencial foi uma das opções encontradas para contornar a falta de aulas em escolas e universidades durante a pandemia. Ainda que seja uma solução interessante para aproximar alunos e professores, o uso de plataformas virtuais e atividades escolares à distância coloca luz sobre a desigualdade de acesso a tecnologias de comunicação e informação – e pode aprofundar o abismo social da educação no Brasil. Neste capítulo, nos propusemos a apresentar um breve panorama sobre a Educação à Distância, as políticas públicas e o acesso à internet no Brasil.

Não há ensino híbrido em período de pandemia

Destaco nesse texto a ideia de que o chamado blended learning, por vezes traduzido por ensino híbrido, perpassa uma construção histórica que surge a partir das discussões a respeito de como associar abordagens de ensino de modo a promover métodos, metodologias e estratégias adequadas a um objetivo educacional específico.

Surfando as crises globais: segunda onda da COVID-19 e ondas de calor

A pandemia do coronavírus causou 1,3 milhões de mortes no mundo até o momento. A poluição atmosférica mata 7 milhões de pessoas todos os anos. Por que a crise climática não é vista como crise?