M³ é mais de 8.000 (se M > 20)

Esse é um post para falar do nosso querido repositório que dá nome a esse blog, o M³, o título é simplesmente um clickbait que brinca com o nome do site da coleção Matemática Multimídia: https://m3.ime.unicamp.br/.

M³ é o site da coleção Matemática Multimídia, um conjunto com mais de 300 recursos educacionais multimídia de Matemática para o Ensino Médio, que recentemente passou por uma atualização completa (e necessária). Esse repositório surgiu no começo de 2010, nessa época o acesso de sites por smartphones era reduzido em comparação com hoje assim como a popularidade dos podcasts. Assim, o site precisou passar por ajustes para melhorar sua navegação, tanto pelo smartphone ou pelo desktop, como também o ajuste dos áudios para o formato de podcast e sua disponibilidade nas principais plataformas de streaming.

Se você acha que o repositório se reduz a esse blog, deixe-me explicar que na realidade é o contrário. Esse blog surgiu afim de divulgar os materiais desenvolvidos no M³ e repensar suas formas de uso (Explorando o □ Quadrado Mágico ⬚), combinar recursos (Embaralhamento: uma aplicação de MMC), compartilhar práticas (Aviões, Matrizes e Adaptação), narrar experiências (O dia que conheci M³. Cavalieri) ou trazer discussões para atualidade (O Whatsapp é absolutamente seguro?, 6 graus de co(VID)nexões, Débito ou Bola de Neve?, A parte do leão).

Por isso esse blog não é só um trabalho de divulgação do M³, e sim uma exploração baseada nesse imenso repositório que nos permite tomar excelentes materiais e a partir deles remanejar discussões que nos rendem imensas experiências e satisfação!

Se você já usou algum recurso desse repositório e gostaria de contar-nos sobre como foi essa experiência, por favor, entre em contato, temos sempre espaço para autores convidados.

Também se é a primeira vez que você ouve falar da coleção Matemática Multimídia, aproveite e dê uma boa olhada nos recursos disponíveis, se tiver alguma ideia diferente das propostas sobre como usá-los, por favor, entre em contato que juntos organizamos essas ideias afim de compartilhá-la na forma de um post seu como autor convidado.

Você pode acompanhar as atualizações desta coleção também pelo nosso Twitter, @matematicam3.

Se gostou, tem alguma dúvida ou crítica, poste nos comentários, ficaremos felizes em respondê-los 🙂

Imagem de capa adaptada de Keli Black por Pixabay

Ps: Alguém além de mim enxergou na imagem de capa desse post um M³ formado pelos raios?

Autor: Zero

2 thoughts on “M³ é mais de 8.000 (se M > 20)

    • 24 de dezembro de 2020 em 09:55
      Permalink

      Bom dia António, é um pouco difícil encontrar pdf's de livros didáticos na internet.
      Mas há sempre gente doando esses livros de anos anteriores ou de alunos formados que não precisam mais.
      O que você pode encontrar no repositório do M³ é tópicos pontuais sobre cada tema, mas sem uma organização curricular presente nos livros didáticos.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *