Vamos fazer perguntas?

Arte do "Philosoraptor" originalmente criada por Sam Smith

 

No post anterior (Ciência aqui, ali e acolá!) nós identificamos vários exemplos de ciência no dia a dia. Se você ainda estiver cheio de dúvidas e curioso sobre outras possibilidades, saiba que isso é muito bom! A dúvida e a curiosidade são elementos muito importantes na busca pelo conhecimento. E é isso o que move a ciência!

Pensando nisso, deixo aqui uma grande oportunidade para você desenvolver o seu lado observador e questionador (como bem demonstrado acima pelo Filosoraptor! hehehe).

 


Desafio “Vamos fazer perguntas?

Vamos fazer perguntas? Exclamação virando Interrogação

 

1. Escolha um tema de interesse

Pare agora por alguns segundos e observe atentamente ao seu redor. Escolha a primeira “coisa” que despertar seu interesse e sua curiosidade. (Quando eu digo “coisa”, é qualquer coisa mesmo: objeto, ser vivo, fenômeno… o que você quiser!)

 

2. Faça o máximo de perguntas que conseguir sobre o tema escolhido

Não importa se você já sabe a resposta ou não, o importante aqui é pensar em todas as perguntas que você consegue fazer. Quanto mais, melhor!

 

3. Acrescente um comentário nesta página com as seguintes informações:

a) O tema que você escolheu; b) Sua lista de perguntas.

Depois de fazer as perguntas sobre o seu tema de interesse, é hora de ver o que as outras pessoas estão pensando.

 

Quebra-cabeça de ideias

 

4. Fique de olho nos comentários

Você também pode acrescentar questionamentos nos temas que as outras pessoas escolherem. Do mesmo modo, outras pessoas poderão incluir mais perguntas no seu tema. Sinta-se livre para voltar aqui sempre que quiser para conferir as novidades, ou para acrescentar novas perguntas nos temas disponíveis.

 

Agora vamos ver como você se sai na última parte deste desafio! Essa eu quero ver!

 

5. Quantas perguntas você consegue fazer sobre dragões?

Use sua imaginação e combine-a com seu lado cientista! Acrescente suas perguntas sobre dragões em resposta ao primeiro comentário deste post.

 

Vamos fazer perguntas?

O desafio está lançado!

Observe, encontre o que desperta sua curiosidade, faça perguntas!

 


 

Para os professores aproveitarem em sala de aula:

Se você for professor e quiser aproveitar essa ideia para desenvolver o lado observador e questionador de seus alunos, fica aqui uma sugestão:

  1. Logo no começo do ano, divida os alunos em grupos e peça para que eles escolham um tema de interesse e façam uma lista de perguntas sobre ele.
  2. Depois peça para os grupos trocarem as listas entre si, de modo que cada grupo possa acrescentar novas questões às listas dos demais!
  3. Depois você pode pedir para que cada um dos alunos, individualmente, escolha duas das perguntas, marque seu nome na frente (para saber quem ficou responsável por cada pergunta) e pesquise as respostas.
  4. Recolha as listas das perguntas com os nomes dos alunos identificados e organize um cronograma para que todos saibam o que cada um vai pesquisar, e quando devem trazer as respostas.
  5. Nas aulas seguintes ao longo do ano, você pode reservar 2 minutos de cada aula para que, a cada dia, um aluno diferente apresente brevemente os resultados de sua pesquisa.

 

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10 Comentários

    • Realmente existiram?
      (admitindo que existiam)
      como fariam pra soltar fogo? 😮
      como voariam sendo, teoricamente, tão pesados?
      como foram extintos(se foram :c) ?

    • Caso tenham existido, eles seriam como imaginamos?Realmente voariam, ou seriam como outros animais que possuem asas e não voam?Eles estariam no topo da cadeia alimentar?

    • Tomando como ponto de referencia um dos mais famosos dinossauros do cinema , o Tiranossauro Rex, que possuia na fase adulta aproximadamente: 6m de altura, 5m de comprimento e pesando 6 toneladas em média. Qual deveria ser o tamanho das asas para esse 'dragão' conseguir voar? Qual seria a área (em m2) ocupada pela membrana da asa? Qual a frequencia do bater de asas para sustentar esse animal no ar (desprezando qualquer influência de correntes de ar quente)?

    • Então vamos lá, seu tema é o "pôr-do-sol", certo?
      Vou contribuir com algumas perguntas também:
      - Por que será que dependendo da época do ano, o pôr-do-sol muda um pouco de lugar no horizonte? Alguém mais já reparou nisso?
      - Quem inventou o nome "pôr-do-sol" para explicar esse fenômeno? Com esse nome, não parece que estão querendo dizer que é o Sol que gira ao redor da Terra? Que outro nome poderia ser dado para esse fenômeno para evitar confusões?
      - O pôr-do-sol acontece no mesmo horário em todos os lugares do mundo?

    • Marcelo, que tema seria o seu então? Podemos considerar como "calor"? Quantas perguntas mais você consegue fazer?
      Vou contribuir com umas perguntas também:
      - Qual a diferença entre calor e temperatura?
      - Por que algumas pessoas sentem mais calor do que outras?
      - Quando falamos sobre quantas calorias tem um alimento, o que isso tem a ver com calor?

    • E agora, qual tema seria este? Choro ou cebolas? hahaha Vou considerar o tema como "cebolas", pode ser? hehehe
      Então vamos lá, aqui vão mais algumas perguntas pra aumentar a lista:
      - Qual o nome científico da planta da cebola? Aliás, que parte da planta é uma cebola?
      - Quantos tipos de cebolas existem?
      - Por que as cebolas tem tantas camadas?
      - Quantas calorias tem uma cebola?
      - Quais os benefícios da cebola para nossa saúde?

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