Com a atual pandemia a necessidade de distanciamento dentro dos estabelecimentos públicos fez com que vários materiais propondo essa distância segura fossem criados… entre elas, temos a imagem de capa desse post que virou um meme envolvendo o Matemático Grego Pitágoras (570 – 495 a.C.) sendo detido por outros colegas das Ciências para não surtar diante dessa imagem.
O motivo de Pitágoras estar surtando diante isso, é que vemos a proposta de que 4 pessoas fiquem equidistantes 1,5 m cada uma no plano. O erro dessa representação pode ser percebido facilmente ao desenharmos um triângulo retângulo como na figura abaixo. Temos nele que os dois catetos valem 1,5 m e a hipotenusa também vale 1,5 m.

Mas se os três lados são iguais, então não é um triângulo retângulo, e sim equilátero. Sim, 3 pessoas podem ficar equidistantes no plano a 1,5 m cada, mas na figura temos 4 pessoas, e isso complica a coisa. Vamos fazer algumas contas e ver qual valor podemos manter e qual é melhor trocar.
Se a informação dos catetos estiver certa, teremos:

Se a informação da hipotenusa estiver certa, teremos:

Assim, como desejamos um distanciamento maior entre as pessoas, é melhor adotarmos que os catetos estivessem certos (valeriam 1,5 m) enquanto a hipotenusa estava errada, e neste caso valerá 2,12 m (melhor prevenir do que remediar).
Mas o post não termina aqui… e se na verdade a imagem estivesse certa? É possível 4 pessoas ficarem equidistantes cada uma 1,5 m? Como disse antes, no plano não é possível… mas no espaço sim! No caso, para considerar a imagem inicial correta, precisaríamos imaginar que as 4 pessoas estivessem cada uma em um vértice de um tetraedro regular (uma pirâmide de base triângular na qual todos os seus lados ou faces, tem a mesma medida).

Assim, se o aviso foi feito para uma loja na qual os clientes se distribuem por vértices de tetraedros regulares, ele está correto.
Viu Pitágoras, no fim a gente resolve 😀
(E resolve mais ainda se, além da conta do distanciamento, lembrarmos que é preciso respeitar a distância por nós e pelos outros. Cumpra o distanciamento social, use máscara, lave as mãos com frequência e, se possível, não se exponha)
Este texto foi escrito originalmente no blog Zero para o Especial Covid-19

Adorei essa parte complementar do "resolve mais ainda" 🙂
hahaha 🙂
Bom dia! Discorria da seguinte forma: Aqui está o diagrama que resolve o problema apontado pela Unicamp sobre o distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) necessário para a proteção das pessoas frente a pandemia demonstrado por um triângulo retângulo. Havia o apontamento dois erros cruzados no distanciamento entre cateto e hipotenusa que diminuía para um 1,05 m e aumentava 2,12 distância, conforme se considerassem os catetos e hipotenusa. Completando o triângulo retângulo o problema desapareceu. (Criei um diagrama que acompanha a resposta) Está no meu perfil no Facebook
Expus o raciocínio abaixo:
Aqui está o diagrama que resolve o problema apontado pela Unicamp sobre o distanciamento de 1,5 m (um metro e meio) necessário para a proteção das pessoas frente a pandemia demonstrado por um triângulo retângulo. Havia o apontamento dois erros cruzados no distanciamento entre cateto e hipotenusa que diminuía para um 1,05 m e aumentava 2,12 distância, conforme se considerassem os catetos e hipotenusa. Completando o triângulo retângulo o problema desapareceu. Ele está em meu perfil no Facebook.
Bom dia Mauricio Silva,
procurei seu perfil no facebook, mas há muitos Maurícios Silvas, vc poderia ser mais específico, por exemplo meu endereço do facebook é "https://www.facebook.com/orientadorfantasma", assim vc me encontra diretamente, se me adicionar ficará mais fácil também.
Acho que sua questão com esse post se deve à arte de capa como ele foi postado aqui no blog da covid-19. No blog original em que postei, a arte de capa esta mais clara para entender a razão do problema (https://www.blogs.unicamp.br/zero/2020/10/05/calma-pitagoras-a-gente-resolve/)
No caso original que virou um meme, temos uma placa com 4 pessoas representadas nos vértices de um quadrado e distantes umas das outras (indicado por setas duplas) a 1,5m.
Nesse contexto, temos que ao completar uma medida, estragamos o outro lado, e vice-versa, pela simples razão de que o máximo de pontos equidistantes por um valor maior que 0 no plano, é 3. Qualquer 4 pontos distintos no plano, pelo menos um deles não estará com a mesma distância dos outros 3.
Espero que essa explicação tenha ficado mais clara, e desculpe a confusão que a representação visual do problema na capa do post possa ter causado.
Att. Marcos H.