Nós dos Blogs de Ciência da Unicamp temos acompanhado o avanço da doença COVID-19, causado pelo Coronavírus (SARS-Cov-2) desde o início deste ano. Aqui em Campinas e na Unicamp tudo tornou-se mais evidente desde o anúncio da suspensão das aulas na universidade, em 12 de março de 2020, devido ao COVID-19.

Estávamos, como divulgadores, preparando materiais dispersos nos diversos blogs da rede. No decorrer dos dias, percebemos que unir esforços para produzir um espaço exclusivo sobre a pandemia seria essencial para o compartilhamento seguro de informações! A partir do dia 21 de março, organizamos este volume especial que terá atualização diária.

Aqui, você encontrará informações sobre higienização, a importância da quarentena, o avanço do vírus no Brasil e no mundo, explicações sobre como a doença e o vírus se disseminam , notícias sobre os estudos desenvolvidos sobre diagnóstico e ensaios clínicos, e enfim, que medidas podemos tomar, individualmente e coletivamente, para minimizar o impacto na sociedade. Além de textos, você vai encontrar vídeos e imagens explicativas que podem ajudar a compartilhar melhor essas informações.


Sabendo que informações de qualidade são essenciais para enfrentarmos juntos essa situação, redobramos o nosso cuidado na checagem dos dados que vocês encontrarão aqui, com colegas das várias áreas técnica-científica. E tudo isto com o máximo de agilidade para entregar um material confiável que possa contribuir com cada pessoa e com todos no atual cenário brasileiro e mundial.

É importante ressaltar que os argumentos expressos nos posts deste especial são dos pesquisadores, produzidos a partir de seus campos de pesquisa científica e atuação profissional e foi revisado por pares da mesma área técnica-científica da Unicamp. Não, necessariamente, representam a visão da Unicamp. Essas opiniões não substituem conselhos médicos.

Paz, carinho, sabão com água, álcool gel, combate às fake news e solidariedade a todos!

Equipe do Blogs de Ciência da Unicamp.

Categorias: Editorial

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *