Blogs de ciência da Unicamp

Revista Blogs Unicamp | ISSN 2526-6187

É publicada mensalmente, desde 2016, com o título Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas, sob o ISSN 2526-6187. Seu conteúdo é selecionado pelo comitê científico da revista a partir das publicações da rede.

  • 2022
  • 2021
  • 2020
  • 2019
  • 2018
  • 2017
  • 2016
  • 2015

Anosmia e ageusia (V.8, N.12, 2022)

    Quem teve COVID-19, provavelmente apresentou perda do olfato ou a perda do paladar. Caso não tenham sentido esses sintomas, possivelmente conhece alguém que tenha apresentado tais sintomas.  Mas, afinal, o que é a perda de olfato e de paladar? Como ela se desenvolve? E como fazemos para nos curar?

Os maiores animais a caminharem em terra firme foram os dinossauros saurópodes, apelidados de pescoçudos. Algumas espécies de pescoçudos, como o Argentinosaurus ou o Patagotitan, encontrados na Argentina, podiam ultrapassar 30 metros de comprimento.

Recentemente, eu escrevi um texto, a partir de algumas frases comuns de estudantes da Unicamp, ou outros espaços, que eu acompanho. Eu finalizei este texto perguntando para onde gostaríamos de ir com nosso trabalho. Parece-me que é uma pergunta importante em tempos de divulgação científica, especialmente em redes sociais, em …

Alguma vez durante as aulas de ciência você aprendeu sobre as descobertas feitas por cientistas mulheres? Sua resposta muito provavelmente foi não, pois durante anos as mulheres foram, e continuam sendo, ofuscadas na ciência, tendo seus feitos, muitas vezes, não recebendo os créditos necessários independente de suas contribuições.

Esta semana li um excelente artigo escrito pela da minha amiga historiadora Gabri Simionato, chamado “À margem da luz do lampião: travestis, bonecas e bichas loucas no Lampião da Esquina (1978-1981)“. Foi uma leitura bem interessante, pois trata de um jornal publicado entre 1978 e 1981, período em que o …

Karoline von Günderrode foi uma escritora alemã que nasceu em 1780 e faleceu de maneira trágica em 1806, aos 26 anos de idade, após cometer suicídio. O suicídio contribuiu para que ela ficasse conhecida, em certa medida, como uma figura mítica, que carregava a imagem da trágica heroína ou da …

Ao longo dos últimos 2 anos, mais do que em outros momentos, algumas situações me chamaram a atenção quanto à produção de conteúdos para mídias sociais, textos, seja para artigos ou para o blogs, ou ainda em momentos de reunião e discussão de artigos em grupos de estudo, pesquisa, espaços …

1. Consciência, ideologia, projeto e desenvolvimento nacional Álvaro Vieira Pinto, na obra Ideologia e desenvolvimento nacional, publicada em 1956, observava o aumento do número de pessoas que buscavam formação universitária devido à transformação estrutural que ocorria no Brasil. 

O Ideb é um importante instrumento para a análise da educação brasileira, principalmente com as particularidades enfrentadas pela comunidade escolar em um período único na história. Mas não dá para negar que os números não refletem as minúcias vividas em sala de aula, ou melhor, em salas de aula (no …

Aspásia de Mileto (V.8, N.11, 2022)

Aspásia de Mileto foi uma pensadora grega que viveu por volta de 470 a 400 a. c. As interpretações a respeito de sua origem e biografia são controversas, entre elas, está a de que ela viria de uma importante família de Mileto.

    O uso da chamada maconha ou marijuana como anestésico tem crescido desde meados do século passado. Contudo, os estudos sobre seus efeitos contra a dor ainda estão em fase inicial e, no aspecto social, há ainda um conjunto de preconceitos associados ao seu uso. Neste texto, buscamos trazer …

Dos dias 11 a 25 de junho de 2022, uma equipe brasileira bem diversificada, formada por professores da Unicamp e da USP, bem como por alunos de graduação e pós-graduação do IEL (curso de Linguística) e do IFCH (cursos de História e Filosofia) da Unicamp e uma estudante recém-egressa do …

Você quer um lugar isolado para passar as férias? Pois realmente não há lugar melhor para isso do que na ilha de R’lyeh. Ela está localizada ao sul do Oceano Pacífico, no chamado polo oceânico de inacessibilidade, ou seja, o mais distante possível de qualquer outra ilha ou continente (isso …

Heretic foi um dos primeiros jogos de computador com que tive contato. Lembro que minha tia ganhou um Windows 95 na época que isso era algo revolucionário, e tinhamos um CD com vários jogos demo, dentre eles o Heretic. Esse é um jogo do gênero FPS, aqueles que temos visão …

Murasaki Shikibu (V.8, N.11, 2022)

Murasaki Shikibu foi uma escritora japonesa conhecida principalmente como autora da obra Genji Monogatari [Narrativas de Genji]. Ela nasceu por volta dos anos 70 do século X em Kyoto, então capital do Japão. Desde jovem teve contato com o ambiente literário da época e, embora as mulheres não fossem encorajadas a tal, …

Ao nos depararmos com o título desse texto, é de se esperar estranheza por parte do leitor, uma vez que este blog é destinado ao divulgador científico, e parece absurdo pensarmos que um divulgador científico confunda o que é divulgação científica com outros tipos de comunicação, não é mesmo?

Aposta das morias (V.8, N.11, 2022)

No começo de 1878, um homem já bastante velho estava em seu leito de morte, quando reuniu seus mais próximos para lhes contar uma história que colocava suas convicções e certezas em dúvida. Ele disse que guardou consigo esta história a mais de 60 anos pois temia as consequências que …

Nos posts publicados anteriormente buscamos introduzir algumas questões sobre as barragens, considerando nossas frentes de trabalho no CRIAB. Primeiro, voltamo-nos ao que são as barragens, depois falamos sobre onde estão as barragens brasileiras e apresentamos nossa escolha de nomear os rompimentos de barragens enquanto desastre-crime.

Se tem algo que aprendemos desde cedo é que, no mundo real, é impossível atravessar paredes ou qualquer barreira material. 

Várias matérias de jornais e revistas (e até em mídias sociais) quando falam sobre descobertas e curiosidades da Arqueologia usam fotos de esqueletos humanos e múmias, chamando a atenção do público.

Quando assumi a tarefa de manter este blog ativo o fiz na intenção de discutir temas e preparar tutoriais sobre a minha experiência na comunicação para colegas divulgadores científicos.

Marguerite Duras (V.8, N.11, 2022)

O verbete desta semana é sobre Marguerite Duras, uma escritora considerada uma importante voz feminina da literatura do século XX. Ela nasceu no Vietnã, onde passou a infância e parte da adolescência, até antes de ingressar na universidade.

DESAFIO DE LISBOA (V.8, N.11, 2022)

“Desafio de Lisboa” é a forma como nos referimos à participação do GT Engenharia Matemática – que pertence ao CRIAB – no 6th Workshop on River and Sedimentation Hydrodynamics and Morphodynamics, organizado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) com o objetivo de disseminar e intercambiar conhecimentos sobre rompimento de …

Acredito que muitos de nós só viemos a conhecer a palavra Alquimia devido ao anime Fullmetal Alchemist. Nesse anime vemos os personagens transmutarem materiais com a ajuda de estranhos círculos desenhados. É um ótimo anime, se você não viu, super recomendo que assista (de preferência o Brotherhood)! Mas eis que bisbilhotando a sessão de …

Sim, é isso mesmo que você leu no título: uma galinha ciborgue viaja no tempo para tentar salvar o planeta das consequências do aquecimento global. Esse é o enredo da websérie de animação Kigalinha, que leva o nome da protagonista galinácea.

Mary Wollstonecraft (V.8, N.11, 2022)

No verbete desta semana, Sarah Bonfim faz uma introdução ao pensamento de Mary Wollstonecraft, uma filósofa inglesa conhecida como grande defensora dos direitos das mulheres. 

Outros usos das HQs (V.8, N.11, 2022)

O uso de histórias em quadrinhos na comunicação institucional, publicitária ou educativa tem sido uma alternativa escolhida por empresas, no intuito de transmitir mensagens internas ou conscientizar colaboradores sobre determinados procedimentos ou comunicar ao público alguma mensagem sobre um procedimento ou produto.

Assim como diz o ditado popular, em 20 anos de profissão, sempre fui daquelas pessoas que deu prioridade ao trabalho de divulgação dos meus clientes e ao invés de divulgar o meu trabalho. Assim, demorei ao decidir alimentar minhas redes sociais com as produções que realizo como comunicadora e divulgadora …

Nesse ensaio navego pelo pântano das previsões dos agentes financeiros sobre a Economia global. A discussão proposta é uma síntese das motivações que levaram ao sinal de alerta dos mercados financeiros a respeito das recessões que se avizinham em contraste a postura do Federal Reserve em suas recentes elevações da …

O jogo “Lobisomem por uma noite: monstros” é uma variação do popular jogo “Lobisomem” (já tratamos desse jogo no post Cerco à última Besta de Gévaudan).

O governo federal publicou em maio o decreto 11.075, que institui o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), ancorado na Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). O anúncio, que vinha sendo esperado há algum tempo como instrumento de cumprimento dos planos setoriais de mitigação por meio do comércio …

Uma pesquisa em escala global publicada na revista Science procurou saber sobre o aumento do apetite de peixes predadores de acordo com a temperatura dos oceanos. Os cientistas descobriram que o impacto é maior em áreas mais quentes e, em escala menor, ou de nenhuma ação, em partes do oceano …

O livro “Extensão ou comunicação?”, do educador pernambucano Paulo Freire, é uma obra essencial para quem tem interesse, estuda ou atua nas áreas de divulgação científica e meio ambiente.

De volta à estrada, Atalia segue caminhando sem saber direito para onde estava indo. Seu ritmo era lento e sua aparência era pálida, seus curativos não eram trocados a mais de um dia, dormiu sentada na floresta (e na noite anterior sequer dormiu), estava se alimentando de coisas que encontrava …

Os estudantes dão muita credibilidade às informações sobre vacinas veiculadas na mídia tradicional (1), porém duvidam daquelas que circulam nas mídias sociais (2) e nos aplicativos mensageiros (como o WhatsApp).

Ban Zhao 班昭 (V.8, N.10, 2022)

O mais novo verbete do Blog Mulheres na Filosofia é sobre Ban Zhao, uma pensadora da dinastia Han que recebeu uma educação dentro do cânone confucionista e estudou os tratados clássicos chineses. Ela ganhou destaque na corte imperial como estudiosa dos clássicos confucionistas e se tornou amplamente respeitada por seus …

Os meios em que as histórias em quadrinhos são divulgadas têm sofrido mudanças desde o advento da internet: no passado um artista independente que quisesse ter seu trabalho divulgado, poderia fazê-lo por meio dos fanzines, existentes e resistentes até hoje, porém, da mesma forma que ocorre com a literatura, jornalismo …

O Brasil exporta nove vezes mais alimentos do que importa. Somos o maior exportador líquido de alimentos do mundo.

A cultura é um dos aspectos sociais estudados em áreas como antropologia, sociologia, entre outras. Desde sua gênese à forma como as sociedades se relacionam com seus rituais, crenças, artefatos e demais produções, estudos sobre cultura buscam, em grande parte, compreender certos fenômenos sociais e oferecer possíveis soluções para problemas …

Enquanto alguns livros seguem um ritmo crescente, este já começa jogando gasolina na fogueira ao apresentar o que entendem como “a quinta fase das tecnologias digitais”. Digo isso não só pela minha impressão do capítulo 1 que começa apresentando uma parte do título da obra, mas também pela visão e …

Flexitarianismo é a junção das palavras flexível e vegetarianismo. É um termo usado para definir um tipo de padrão alimentar caracterizado pela redução do consumo de carnes (low-meat diet) e outros alimentos de origem animal.

No último dia 01/01/2021, o mundo comemorou o início de um novo ano com a esperança de renovação e fim da atual pandemia. Muitas pessoas afirmaram “a Terra deu mais uma volta”. Sem querer estragar o prazer dessas pessoas, a Terra não completou uma volta exata em torno do Sol …

Em vários posts desse blog já falamos sobre o papel da demonstração para os matemáticos e áreas correlacionadas (para citar alguns posts, temos: Teorema da Existência de Infinitas Piadas Matemáticas Não-Engraçadas, Xeque Impossível!, Demonstrar com charme, Você é fraco Lema, te falta importância!, Se funciona, qual o problema usar?). Demonstrar …

Basta um olhar atento para encontrar poesia em qualquer lugar, em qualquer obra escrita. Até algo tão utilitário e funcional quanto um índice — que serve para indicar e resumir os conteúdos de um livro — pode esconder poesia. Um exemplo desses versos incomuns, indexados, está numa edição em inglês …

No recém-lançado verbete, Paula Glenadel nos apresenta Sarah Kofman (1934-1994). A partir de relatos autobiográficos, Kofman trata de temas como separação, perda e memória. O pai de Kofman foi vítima de Auschwitz e a sua família foi separa pelos eventos que marcaram a Segunda Guerra Mundial.

Já se imaginou usando um aplicativo no celular para descobrir se está doente ou saudável? Você, em sua casa, ou qualquer outro lugar (fora do consultório médico), operando um comando de voz que te diga sobre sua saúde, isso é possível? Atualmente pesquisas sobre essa tecnologia, biomarcador vocal no diagnóstico …

A curiosidade é quem move a descoberta, haja vista que as sociedades humanas primitivas já observavam e construíam conhecimentos por meio da sua relação com o meio. Por exemplo, compreender os ciclos da natureza foi fundamental para grupos primitivos melhorarem o cultivo de plantas e a caça. Olhar para o …

Dando continuidade ao post Uma experiência didática com grafos, parte 1: Pontes de Könisgsberg, contarei aqui mais um pouco de como foram minhas experiências docente trabalhando com grafos no 2o Ano do Ensino Médio. Lembrando que a Teoria dos Grafos mesmo não fazendo parte diretamente do currículo de Matemática no …

Embora a Teoria dos Grafos não faça parte do currículo de Matemática no Ensino Médio, ela se relaciona a outros conteúdos curriculares como por exemplo Matrizes, Análise Combinatória, e em problemas aplicados às áreas de Informática, Engenharia e Química. Mas falar que se relacionam a conteúdos e mostrar como se …

Ao pensarmos na natureza analítica da Matemática, constatar evidências a partir da realização de experimentos matemáticos pode parecer um tanto desnecessário. Contudo, a proposta de observar experimentos foi uma ação muito proveitosa aos estudantes do 9º Ano na compreensão inicial de algumas propriedades geométricas, como narraremos nesse post.

eu primeiro campo em Moçambique terminou e voltei a Campinas. Já era 2014. Durante 9 meses escrevi o texto de qualificação da tese para o programa de Pós em Educação da FE/Unicamp, enquanto iniciei a prática docente e de pesquisa em uma atividade que chamo de “Estudo dirigido da obra …

Dois mil e treze provavelmente é um dos anos mais incríveis que já vivi em termos de Dança. Começou com a ida de ônibus para Nova Iorque, atravessando a fronteira entre Canadá e Estados Unidos, para uma semana de visitas a museus, especialmente o MoMA, e a estúdios de dança …

A parceria com o Espaço Cultural Casa do Lago/PREAC/UNICAMP estava firmada e iniciamos o primeiro semestre com uma oficina de Improvisação de Dança, compartilhada com muita autonomia e colaboração, entre mim e Raquel Minako.

Em março de 2011 fiz residência em Barão Geraldo. Vinha da França, onde estive até a seleção para o programa de doutorado em Educação da Unicamp. Completava 9 anos como dançarina de Contact Improvisation e, em Campinas, busquei um grupo, um espaço de prática regular ao qual pudesse me juntar. …

Golfinhos e baleias atuais, junto com os peixes-boi e dugongos (Sirênios), são mamíferos completamente adaptados ao ambiente aquático. Suas atividades como alimentação, locomoção, descanso e reprodução dependem inteiramente desse ambiente. Eles não precisam, por exemplo, retornar à terra para executarem essas ações, diferentemente do que ocorre em outros grupos de …

Começamos 2021 com o desejo de desmistificar os transgênicos, uma tecnologia que está presente no nosso dia a dia há mais de 20 anos, mas que ainda assusta muita gente. A primeira planta transgênica — uma soja tolerante a herbicidas — começou a ser cultivada em 1996 nos Estados Unidos, já …

Dentre os conteúdos de Matemática propostos a trabalhar no 3° Ano do Ensino Médio, temos alguns tópicos de Geometria Analítica. Nesse post, contarei um pouco de uma experiência didática com o ensino de ponto, reta e propriedades como distância, colinearidade, ponto médio de segmento e equação da reta. Para tal, …

Uma das coisas que estamos mais vendo hoje em dia, com a democratização da babaquice expressão de opiniões, principalmente por meio das redes sociais, é a disseminação das famosas teorias conspiratórias. Para quem não sabe, estas teorias são narrativas frequentemente sensacionalistas, que têm pouco ou nenhum compromisso com fatos, mas …

Prezado leitor, eu realmente espero que esteja tudo bem com você e sua família. Diante de tantas notícias ruins que tivemos no ano de 2020, a aprovação pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) das primeiras vacinas no Brasil é um alento para todos nós. E temos outra boa notícia …

Lançado hoje, 09/08, o 6º relatório do Painel Intergovernamental sobre o Clima (IPCC) mostra que secas e queda da produção agrícola são problemas que o Brasil terá que enfrentar em pouco tempo A Terra está esquentando mais rápido do que era previsto e se prepara para atingir 1,5ºC acima do …

Sonia Viegas (V.7, N.1, 2021)

Pode uma filósofa mudar a vida de uma cidade? E uma filósofa brasileira? E fazer isso durante a ditadura militar? Conheça a filosofia viva de Sônia Viegas (1945-1989), uma pensadora da cultura que marcou a vida intelectual de Belo Horizonte ao levar a experiência filosófica para fora dos muros da …

Me empolguei com esses dados e resolvi explorar um pouco mais. Conversando com o master jedi em computação Felipe Campelo, descobri que essa minha “análise” pode ser chamada de análise exploratória de dados…

Faz um pouco mais de 1 mês (início de fevereiro de 2021) o ITS junto com a Universidade de Yale e o Ibope divulgaram o resultado de uma pesquisa sobre a percepção do brasileiro com relação às mudanças climáticas. Confesso que só fiquei sabendo essa semana, pois o mesmo ITS …

Carlitos é funcionário de uma loja de penhores. Em determinado momento, chega um cliente, levando um relógio para ser avaliado. Carlitos é o avaliador. Inicialmente, ele pega um estetoscópio e examina o objeto, como se esse fosse um paciente e o personagem, o doutor. A seguir, com uma broca, abre …

O documentário Sobre Água, 20 minutos, produzido pela Zumbi Filmes com iniciativa e realização do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, faz um mergulho no dia a dia dos moradores da comunidade Caminho da União, onde …

Texto escrito por Ana Arnt e Luiz Bento O que faz com que nós tenhamos parte de nossa carreira dedicada à Divulgação Científica (DC)? E o que isto tem a ver com nossa formação? Hoje nós vamos falar um pouco sobre formação para fazer Divulgação Científica. Bem como sobre o …

Recentemente, a ficção passou a explorar temas associados a viagens e colonização do planeta vermelho. Para que isso ocorra, diversos cientistas vêm pensando as condições estruturais da viagem, bem como questões sobre saúde física e emocional que possam influenciar uma possível tripulação.

Qual foi a última vez que você escreveu um texto? Já parou para pensar na quantidade de palavras que conseguimos formar com apenas 26 letras do nosso alfabeto? Já parou para pensar que você pode mudar a ordem das letras de uma palavra e formar outra de significado completamente diferente?

Em tempos de distanciamento social, todos precisamos nos reinventar de alguma maneira para conseguir ficar em casa e, ao mesmo tempo, continuar executando tarefas essenciais do dia-a-dia. Fala-se muito em Ensino à Distância (EAD), Home Office, entre outras formas de atividade remota, e isso levanta um questionamento: será que a …

Na graduação em Matemática vemos muitas demonstrações de propriedades (sejam elas chamadas de vários nomes como já discutido no post ‘Você é fraco Lema, te falta importância!‘). Parte da justificativa por trás dessa exigência se vê na necessidade do matemático compreender um resultado como por exemplo que o número 73 …

Nesta quinta-feira, 17 de junho de 2021, o Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou o decreto de criação do Instituto de Pesquisas Ambientais, que resulta da fusão de outros três: o Instituto de Botânica, o Instituto Geológico e o Instituto Florestal (este último foi extinto em outubro do …

Rosa Luxemburgo (V.7, N.2, 2021)

O capitalismo é intrinsecamente produtor de desigualdade de classe, de raça, de gênero, é o que denuncia a primeira teórica marxista a analisá-lo como sistema global: Rosa Luxemburgo (1918-1919). Autora de clássicos sobre a economia e a filosofia política, ela foi crítica à crença marxista no progresso, argumentando por uma …

Em Pensamentos sobre a educação das meninas, Mary Wollstonecraft defende o cultivo e fortalecimento da razão das mulheres. “Ao passo que uma ‘Senhora Adequada’ deveria estar atenta aos mandos de seus pares masculinos, para a filósofa, o modelo de “Proper Lady” é o da mulher que possui a capacidade de …

Quais são os elementos constitutivos no neoliberalismo e de que maneira têm sido mobilizados pela extrema direita? O que o neoliberalismo tem a ver com sentimentos homofóbicos, sexistas, racistas e antisseculares? O ódio à política, a demonização do social, a financeirização e a preservação da ordenação branca masculina se entrelaçam …

O primeiro ano letivo da Formação Contato aconteceu, para mim, de março a dezembro de 2019, sob a orientação de Marília Carneiro. Foram 10 módulos, dos quais participei de oito. Até então, quando da minha inscrição no curso, tinha pouquíssimos conhecimentos em Contato Improvisação (Paxton, 1972).

Luciana Calado nos apresenta um debate que é literário e também político. A querelle des femmes tem como mote a questão da natureza feminina, a representação da mulher nos discursos oficiais e a diferença entre os sexos. A querela foi iniciada em meados do século XV, na França, e estendeu-se …

Um exemplo clássico para apresentar o conceito de limite em matemática é a corrida hipotética entre um coelho e uma tartaruga. A tartaruga corre a 1m/s e o coelho corre a 10m/s, por isso vamos dar uma vantagem à tartaruga. A pista com 10 metros de comprimento, o coelho começará …

No texto inicial deste blog falamos sobre os vários temas que podem ser abordados pela “Economia” e como esta área do conhecimento dialoga com outras áreas, como a política por exemplo. Um dos temas que tem sido abordado neste blog é o do pensamento econômico, tratados nos textos de Victor …

Em época de jingle bell, o pinheiro se torna a planta de maior destaque nas nossas casas, nos comércios, e em vários outros lugares; mas e nos outros meses? Qual a importância do gênero Pinus para a agricultura e nossa vida cotidiana? Vamos mostrar neste texto a importância da utilização das espécies de Pinus, e como …

Se parte do título do texto faz você lembrar do trecho da música “vem chegando o verão… o calor no coração… essa magia colorida… são coisas da vida…” talvez você já tenha mais de 30 anos. Mas não é sobre idade que pretendo discorrer aqui. Talvez seja um pouco, mas …

Todo mundo já deve ter ouvido falar em cromossomos alguma vez. Eles são a estrutura compactada das moléculas de DNA, sendo grandes componentes da célula onde os genes se distribuem e, assim, responsáveis pela transmissão de grande parte das características hereditárias. Dentro do conjunto regular de cromossomos, destacam-se os cromossomos …

Esta obra também deve ser vista como um convite para que a sua leitora e o seu leitor ampliem seu olhar, ou seja, que a intersecção de opressões seja admitida como um meio para a compreensão da busca por emancipação e libertação. É essa uma das riquezas da obra: ser …

Sabe o que o filme “And the band played on” tem em comum com o momento que estamos vivendo? TUDO!

Uma carreira tradicional, mas extremamente atual, permeada pela interdisciplinaridade e que permitirá uma atuação profissional humana para solução dos problemas sociais. Leia mais em Guia do Estudante.

Este texto propõe-se a realizar uma apresentação didática, objetiva e sucinta das principais ideias econômicas do economista britânico John Maynard Keynes (1883-1946) presentes na sua obra mais importante, a Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. Para isso, recorre-se à formalização por meio de gráficos, equações e esquemas, …

A pandemia nos fez acordar de manhã e nos perguntar como andam as pesquisas sobre o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19. Será que já há uma indicação de uma cura? E como andam as vacinas? Como os exames foram desenvolvidos tão rapidamente? Queremos respostas aos problemas sociais, mas …

O profissional de química pode atuar em diversas áreas: indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, educação, pesquisa e desenvolvimento. Tempo de leitura: 5 min Prêmios Nobel  

Futuro é/era uma série de notícias falsas criadas por mim, que pretende representar o que deveria ser um futuro mais sustentável. Mas o incrível é que dessa vez a notícia do título não é falsa, ela de fato se tornará realidade em lojas da rede em 26 países.

Na matemática ouvimos frequentemente que algo é um Corolário, outra coisa é um Lema, aquilo é um Proposição, ali tem um Teorema… Temos também termos como Regras, Leis, Propriedades, mas esses parecem ter seus sentidos de generalidade para resultados mais claros, por exemplo: Regra da Soma de Derivadas… é um resultado relacionado à operação de soma com as …

Hoje o blog Ciência Pelos Olhos Delas tem o prazer de apresentar a entrevista realizada com a Dra. Tatiane Santos pesquisadora da Colorado School of Public Health (Escola de Saúde Pública da Universidade do Colorado). A Dra. Tatiane é uma brasileira com uma trajetória profissional extremamente interessante, atuando na área …

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) é uma das cinco comissões econômicas regionais da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela foi criada em 1948, com sede em Santiago, no Chile, tendo por objetivo promover o desenvolvimento econômico latino-americano e caribenho. É reconhecida sobretudo pela defesa …

Depois de sete anos de trabalho intensivo e sistemático, quatro jovens biólogos lançaram recentemente o livro “Herpetofauna da cuesta paulista”. Para quem não sabe, herpetofauna é o grupo de animais que compreende répteis (jacaré, lagarto, serpente, tartaruga,…) e anfíbios (rãs, sapos,…).

Star Wars atualmente é uma das maiores franquias no cinema. Tanto que a primeira trilogia (referenciada até os tempos modernos) é bastante popular, em especial os personagens Luke Skywalker e Darth Vader.

Com o lema “Mostrando um Mundo de Possibilidades!”, projeto da UFABC apresenta as diferentes áreas de atuação na ciência. O projeto Menina Ciência • Ciência Menina é mais um exemplo dos programas de sucesso que buscam incentivar meninas na ciência com o contato direto com a Universidade. Elaborado por pesquisadoras da Universidade …

Esse é um dilema apresentado no contexto de Vila Sesamo a partir do meme abaixo. A respectiva cena é do episódio “Let’s Eat! Funny Food Songs”, que pode ser encontrado facilmente no youtube, mas infelizmente esse diálogo entre o garçom Grover (à direita na cena) com o Sr. Johnson (à …

O que para você é um desenvolvimento sustentável? Se sim, você deve estar familiarizado com a ideia de que é a conciliação entre desenvolvimento tecnológico e preservação do meio ambiente.

Compor o Ciência Pelos Olhos Delas vai muito além de escrever os textos que publicamos aqui no blog e de gerenciar nossas redes sociais. A troca de experiências e de visões entre as colaboradoras é constante e, muitas vezes, sugestões de temas aparecem de uma forma muito orgânica. Foi assim que o presente …

Na próxima terça-feira já poderá ser votado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei nº 529 de 2020, que “Estabelece medidas voltadas ao ajuste fiscal e ao equilíbrio das contas públicas…”

“A contribuição de Allen para a Teoria Crítica feminista concentra-se sobretudo em reflexões sobre subjetivação em um percurso marcado por projetos interdisciplinares que desafiam as fronteiras entre perspectivas epistemológicas rivais.” (Ingrid Cyfer e Felipe Gonçalves Silva)

Gosta de truques de mágica, que tal conhecermos o segredo por trás do famoso Quadrado Mágico? Um Quadrado Mágico é uma matriz quadrada, cuja soma dos termos de cada linha, coluna e diagonal é sempre igual. Sua origem ainda é pouco conhecida hoje em dia, porém pesquisadores dizem que o …

E aí pessoal, como estão? Esse texto é a continuidade da série Agricultura e Energia. O texto anterior se encontra neste link. Esta parte irá abordar mais a parte da discussão em relação ao uso de produtos agrícolas, seja para geração de energia, ou seja para alimentação (uso original).

O filme “Um homem entre gigantes” (“Concussion” no título original), foi lançado em 2015 nos EUA é a história real do médico que através de ciência coloca em pauta o embate entre a ganância empresarial – que só visa lucrar – e o conhecimento científico – em prol de ajudar …

Simone Weil (V.6, N.11, 2020)

“Assim, a guerra apaga toda ideia de propósito, mesmo a ideia dos propósitos da guerra. Ela apaga mesmo o pensamento de pôr fim à guerra”. (Simone Weil, L’Iliade ou le poème de la force)

A professora da Unicamp e editora de nosso blog, Yara Frateschi, concedeu entrevista à Revista Cult, publicada na edição 261. Nesta conversa, ela citou o blog como uma iniciativa que se dá simultaneamente a várias outras que pretendem trazer à luz a atividade, os projetos e o pensamento femininos no …

Nem todo projeto temático financiado pela Fapesp tem a divulgação científica como um campo sólido de atuação. Dentre os que têm, está o Cromossomos sexuais, cromossomos B e seus enigmas: sistemas modelo para estudos de evolução cromossômica e genômica, coordenado pelo geneticista Cesar Martins do Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp, que …

Estamos de volta com extratos de diários parentais, esta rica fonte de dados da linguagem na infância. Desta feita, com episódios de Al, e também de J, duas meninas que foram acompanhadas pelas mães (linguistas) em seu percurso com a língua materna, o português1. Os dados que seguem à frente …

Do pasto ao prato (V.6, N.11, 2020)

“Se eu quisesse agradar a todos, não daria a minha opinião. Eu faria um churrasco!” O leitor deve estar acostumado a ouvir essa frase, tendo em vista a popularidade do churrasco brasileiro e a sua importância para nossa cultura. O que talvez você não saiba é que, além de carne …

Um profissional de biologia pode atuar na educação, na indústria, em laboratórios clínicos, na área ambiental, na pesquisa e desenvolvimento e até na gestão pública.

Quais recursos podemos utilizar para desenvolver as habilidades que envolvem o Princípio de Cavalieri e cálculo de volumes? A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) da área de Matemática e suas Tecnologias no Ensino Médio propõe o aprofundamento de aprendizagens desenvolvidas no Ensino Fundamental. Os estudantes devem adquirir competências específicas e, …

É um truque recorrente nas artes narrativas, como a literatura, o teatro e o cinema: o mocinho morre e o vilão toma seu lugar. Só que o protagonista não morreu de verdade ou então foi capaz de ressuscitar de alguma forma. Esse truque, que faz os espectadores se sentirem surpresos …

Anne Conway (V.6, N.11, 2020)

“Uma revisão da metafísica produzida no XVII que ignore a contribuição de Anne Conway é uma revisão certamente incompleta”.

Sobre Ipês e Brasis (V.6, N.11, 2020)

As árvores são os maiores e mais antigos seres vivos da superfície da natureza. Uma árvore de grande porte, como a Sumaúma amazônica, do mesmo gênero das paineiras do Sudeste, pode chegar a 70 metros de altura e 2 mil anos de idade. Na altura das sapopembas, que são as …

Uma série de 12 naves alienígenas chega à superfície da Terra sem alardes, em diferentes pontos do globo. Imediatamente, a mídia começa a bombardear notícias sobre esse acontecimento e o caos, em função do medo, começa a se instalar entre as pessoas.

No livro “IMUNE: A extraordinária história de como o organismo se defende das doenças” (editora Harper Collins, 400 páginas), Matt Richtel, jornalista do The New York Times e ganhador do Pulitzer, faz um relato do seu aprendizado aprendizado após sair em busca da “mecânica do sistema imunológico e de sua …

O título pareceu complicado? Vamos tentar descomplicar um livro que tem relação com esse título a partir de uma resenha. Mas, para começar, vamos falar um pouco sobre o autor e uma visão geral do livro.

Hoje irei discutir algumas questões relacionadas ao PLS 304/2017, que visa a proibição de veículos a diesel no ano de 2030[2]. Essa lei foi proposta em 2017, porem só em 2020 essa lei foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Iniciativa da empresa Mauricio de Sousa Produções busca garantir direitos das meninas por empoderamento feminino.

No artigo anterior, tratei da definição de criatividade sob a perspectiva evolutiva, onde seus processos mentais constituintes são similares aos processos darwinianos de evolução biológica das espécies. Em seguida, tratei rapidamente das 3 formas de inferência do raciocínio humano e como estas dialogam com o processo criativo, a atração (pelo …

O mistério de π=4. (V.5, N.12, 2019)

π deve ser o mais famoso dos números… as pessoas parecem fazer diversas associações estranhas quanto ao seu significado. π significa algo bastante simples, o perímetro de um círculo de diâmetro 1 unidade. Porém, o perímetro deste círculo é um Número Irracional, assim somente pode ser tratado nos cálculos pela …

Na sala de aula os processos de construção de regras e de valores é complexo e constitui um dos maiores desafios para professores e para professoras, em todos os tempos e espaços. O professor Ulisses F. Araújo, estudioso da temática ética e valores na escola, destaca 7 dimensões para o …

No artigo anterior, eu tratei do que havia definido como sendo as 3 perspectivas da criatividade musical que compõem o “nature” (natureza) da essência que permite com que uma obra musical se torne interessante para os ouvintes. Este fato depende dos processos criativos do ouvinte, do músico intérprete (da performance) …

O craving por doces é definido como um forte desejo, na maioria das vezes incontrolável, por alimentos ricos em açúcares. A tradução do inglês do termo craving é fissura/desejo intenso. E os principais alimentos nesse ranking dos desejos são: chocolates, doces, tortas, bolos e sorvetes. Dentre eles, o chocolate é …

Se você gosta de filmes de super-heróis você sabe o quão emocionante é assistir a filmes como “Os Vingadores”, que reúne vários dos maiores super-heróis da Marvel Comics lutando juntos por uma mesma causa. Mas e se pudéssemos montar um time de vingadores do mundo real? Você conhece algum animal …

Na semana passada assisti um filme britânico, lançado recentemente. O nome do filme é Yesterday e se refere à famosa canção dos Beatles. Este misto de fantasia e comédia romântica (conto a seguir apenas a sinopse oficial, portanto sem correr risco de spoilers) conta a estória de um músico anônimo, …

Suponha que você acredita que a Terra é plana e esteja voando em um avião, quando o piloto lhe informa que não tem combustível o bastante para pousar utilizando a trajetória proposta para uma Terra plana…

No artigo anterior descrevi brevemente os modelos clássicos de síntese sonora da segunda metade do século 20 DC. Do modo como entendo, os processos de síntese sonora apresentam 3 elementos principais, que eu chamo aqui de: 1) Sonoridade (a facilidade de gerar audio com grande riqueza timbrística), 2) Controlabilidade (a …

As manchas de óleo encontradas em regiões litorâneas brasileiras em 2019, somada a outros problemas como poluição, sobrepesca e acidificação, nos faz pensar sobre o pouco que conhecemos e o muito que impactamos o maior ambiente da Terra. Nunca foi tão necessário engajar pessoas para agir de maneira global e …

Lorde Boros é um personagem do anime One Punch Man, cujo combate direto contra o Saitama (o protagonista) ocorre nos episódios 11 e 12 da primeira temporada. Lorde Boros é líder de um grupo de alienígenas que já dominaram/destruíram vários planetas pelo universo até chegarem na Terra. Porém nesta luta …

O que você pensa sobre o horário de verão? Recentemente, foi declarado que em 2019 não haverá mais o horário de verão[1]. Muitos gostaram da medida, por ser algo completamente inútil e que só atrapalha a vida do cidadão brasileiro. Porém, não é necessariamente assim que deve ser discutido o horário de verão. …

Um grande interesse das áreas médica e farmacológica consiste na descoberta de novos remédios, mas não só isso. Muito se busca também uma forma de otimizar a maneira com que estes vão ser distribuídos pelo corpo, cumprindo seu efeito de forma eficiente e com o mínimo de efeitos colaterais. Esta …

Química da pitaia. (V.5, N.11, 2019)

Pitaia, pitaya e fruta do dragão são nomes comuns dados a algumas cactáceas frutíferas do gênero Hylocereus. Nos últimos anos, a pitaia ganhou popularidade, pelo menos em parte, como resultado da aparência atraente e devido aos potenciais benefícios à saúde dos altos níveis de betalaína, característicos das variedades de pitaia …

Jamais ofenda a inteligência de quem compartilha uma fake news. Faça isso e seu canal de comunicação com a pessoa estará fechado, além de gerar a antipatia de terceiros que possam estar acompanhando o diálogo. Eis o primeiro (e importantíssimo) ponto.

Neste post discutiremos o super poder que as traduções automáticas possuem de bagunçar o texto e como isto é o segredo para que pessoas preguiçosas (gente que copia o trabalho dos amiguinhos) possam se safar de serem pegas por verificadores de similaridades.

Mais uma vez, olha eu aqui falando de cérebros… Continuando com a série começada no post “Sincronia cerebral em sala de aula..“, vou procurar abaixo apresentar uma pesquisa recente e tecer breves comentários. O artigo em questão é o “BrainNet: A Multi-Person Brain-to-Brain Interface for Direct Collaboration Between Brains”, publicado …

La inquietud, creatividad, esperanza y las ganas de participar en la toma de decisiones en las áreas protegidas y conservadas, ha motivado a jóvenes provenientes de distintos países de Latinoamérica y el Caribe a agruparse en un espacio de discusión y propuesta, cuyo único fin es encontrar la inclusión de …

Na semana passada iniciei uma descrição do caminho trilhado pelo desenvolvimento científico e consequentemente tecnológico da computação musical. Continuo agora a partir do lançamento do primeiro sintetizador digital musical, no começo da década de 1980.

Para o meu primeiro post desta categoria, hoje trago para vocês a entrevista que realizei com a Dra. Marinilce Fagundes dos Santos, professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) desde 2010. A Dra. Marinilce é graduada em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de …

Xeque impossível! ( V.5, N.11, 2019)

No xadrez não é raro vermos um “xeque duplo”. Situação no qual o Rei adversário está ameaçado ao mesmo tempo por duas peças. Porém já imaginou um “xeque triplo”? Três peças ameaçando o Rei adversário ao mesmo tempo? Pode parecer que é xeque impossível… mas neste post provaremos que REALMENTE …

Chegamos novamente a uma das épocas mais estressantes na vida de um aluno do Ensino Médio, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM. Você já deve ter ouvido que para calcular as notas, os organizadores levam em consideração a dificuldade das questões, mas você já parou …

Sempre tive muito interesse, mesmo antes de ingressar na faculdade, no estudo do câncer, pelo fato de ser uma doença complexa e cheia de particularidades. A condição é iniciada quando uma célula passa a se proliferar de forma anormal e desenfreada ao perder a capacidade de controlar sua duplicação celular, …

No último domingo (03 de novembro de 2019) mais de 3.900.000 pessoas realizaram a primeira prova do famoso ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e se preparam para a segunda prova que ocorrerá no próximo domingo (10 de novembro de 2019). Trouxemos para você neste post um segredo sobre o …

Leliel é um dos anjos do anime Neon Genesis Evangelion que vem para a Terra com a finalidade de aniquilar a humanidade (ou pelo menos esta é uma das interpretações de sua vinda). Na contagem, ele é o décimo segundo anjo, precedido por Ireul e sucedido por Bariel, sua aparição …

Estaria o blogueiro pirando? Golf? Mesozoico? Fred Flintstone? Sim, desta o blogueiro viajou. Era no mês de junho. Estava um sol forte aquela hora da manhã, e eu estava caminhando por uma trilha que levava a estação de trem de Jefferson County, no estado americano do Colorado. Vez em quando passava …

Na semana passada estive em São João del Rei, um município histórico de Minas Gerais, assistindo o décimo sétimo simpósio brasileiro de computação musical, o SBCM. Este evento, bianual desde 2001, ocorreu pela primeira vez em 1994, num encontro organizado pela UFMG que apresentou 34 artigos selecionados e trouxe para o …

Vocês que usam cadeados de segredo, tomem cuidado! Pois com o básico de Análise Combinatória é possível descobrir a senha em vários modelos! Primeiro, vamos definir o modus operandi dos usuários dos cadeados de segredo cujo modelo envolvem vários dígitos visíveis ao mesmo tempo para então serem posicionados nos números …

A disparidade no número de mulheres e homens inseridos nas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, conforme a sigla em inglês) já é amplamente conhecida e há alguns anos vem sendo discutida nas universidades, nas empresas e nas organizações internacionais.

O artigo foi publicado em 2018, na revista Acta Scientiarum pelos autores Joene Vieira-Santos, Almir Del Prette e Zilda Aparecida Pereira Del Prette. O texto trata de uma revisão sistemática sobre as habilidades sociais na docência universitária, na modalidade presencial. Os autores formularam seis questões guia para a busca, a …

Estava marcado para dia 20 de setembro de 2019 a Invasão da Área 51 correndo ao estilo Naruto, com mais de 2 milhões de confirmados. Este incidente gerou preocupação das autoridades e expectativa sobre o que poderia ocorrer se as pessoas confirmadas realmente tentassem isto. Neste post discutiremos sobre como …

Há um ano conheci pessoalmente Vera Lúcia de Oliveira, durante o encontro do Mulherio das Letras Europa. Ali conheci seu comprometimento com o Mulherio das Letras, mas também sua poesia, sua atuação como professora e pesquisadora, seu empenho político. Essa conversa surge então a partir desse encontro e da admiração …

Recentemente fui convidada para dois eventos, cujo tema era o lugar das mulheres na ciência. Foi um momento importante para eu agrupar alguns dados que tenho lido de forma dispersa e pensar com mais pesquisadoras sobre como a universidade e o meio acadêmico possibilita espaços de inserção para a mulher …

Anota aí, vai ser dia 26/10, um sábado! Vai ser assim… Pede para a sua mãe ou o seu pai colocarem o relógio para despertar bem cedinho, lá pelas 7 da matina. Ahhh…. pára de reclamar, nem é tão cedo assim. Você sabia que eu nunca durmo? Depois toma um …

Em 1948, um artigo intitulado “A Mathematical Theory of Communication”, do matemático Claude Shannon, revolucionou o entendimento formal dos mecanismos que regem a comunicação, criando assim uma nova área de estudos na matemática, a Information Theory (Teoria da Informação). Shannon apresentou neste artigo (que logo em seguida se transformou num …

O que eu acho interessante do nosso tópico “na história” é que, através dele, trazemos mulheres que fizeram história em uma época onde a mulher era restrita ao trabalho doméstico ou no campo. Contudo, algumas delas tiveram ousadia e coragem para entrar no palco como ajudantes dos maridos nos laboratórios, …

Problema de pizza (V.5,N.9,2019)

Pedir uma pizza seria uma tarefa trivial se não fosse a opção de escolher dois sabores. Neste post vamos explicar como esta liberdade dada ao cliente transforma a “simples” ação de pedir uma pizza em um problema de otimização.Primeiro vamos definir esta opção de sabor da seguinte maneira: para cada …

O CNPq também embarcou nessa demanda por reinvenção e contratou, em 2018, quatro profissionais de comunicação para desenvolver produtos e estratégias de divulgação da agência e das pesquisas financiadas pela agência no âmbito do Programa de Divulgação e Disseminação Científica (PPDC/CNPq).

Os avanços das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) criaram nas últimas décadas uma malha informacional que permeia grande parte da sociedade global. Esta é organizada em redes sociais que são, em sua maioria, estruturas comerciais onde a informação de milhões de usuários é dinamicamente organizada de forma “ecológica”, ou …

E aí, bacuri??? (V.5, N.9, 2019)

O bacuri é um fruto produzido pelo bacurizeiro (espécie Platonia insignis Mart.), uma árvore de grande porte que pode ultrapassar 25 m de altura e que ocorre naturalmente na Amazônia e no Cerrado. A palavra bacuri tem origem tupi e significa “cai logo”, característica marcante do fruto que se desprende …

Neste domingo o pessoal da coordenação dos blogs de ciência da Unicamp me enviou este link de uma coluna da UOL da semana passada falando que um DJ fez, no último dia 30/11, o primeiro show de música eletrônica para surdos (ou seja, com tradução simultânea para a linguagem de …

O resultado da última edição do ENEM será divulgado dia 18 de Janeiro de 2019 e sempre que isto ocorre começam a surgir várias dúvidas: Como interpretar a nota? Por que eu acertei menos questões de Matemática do que de Linguagens e a nota de Matemática é maior? Qual a …

Neste texto vou falar sobre o primeiro passo de qualquer dimensionamento de um sistema energético. Basicamente, é uma introdução de como aplicar este procedimento para uma implementação de qualquer fonte de energia. Vejamos então os passos básicos.

Deborah foi até a Praia do Aventureiro, localizada na Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), uma comunidade formada por caiçaras – nome que designa os habitantes do litoral sul do Rio de Janeiro ao Paraná. A pesquisadora, que também é bióloga, queria entender como aquelas pessoas lidaram com as …

Como você leu o título deste texto? É provável que você o tenha lido com um certo ritmo e uma certa melodia na sua cabeça, quase como se você estivesse lendo a letra de uma música conhecida. Se foi esse o caso, então você já deve ter ouvido essa frase …

Vocês sabem qual a melhor forma de combater um inimigo? Conhecendo-o! Pois é…como diz aquele velho ditado “mantenha os amigos próximos e os inimigos mais próximos ainda”. Afinal, conhecer o inimigo ajuda a planejar todas as estratégias para combatê-lo, não é mesmo? Um mestre nessa arte é o nosso Tyrion …

Essa semana, mais precisamente dia 10 de dezembro, tive o prazer de participar de uma aula aberta na Unicamp com a CEO da NANDA-Internacional, a professora T. Heather Herdman sob o título: Nursing standardized language contributions to quality and safety of care, ou seja, as contribuições das linguagens padronizadas de …

Atualmente, temos visto de forma sistemática o trabalho docente sendo questionado. Como assim? Ora, pedidos de denúncias, projetos de lei e dizeres dos mais diversos setores afirmando a necessidade de se trabalhar com conteúdos restritos, formalidades acadêmicas, e muito mais. Seria possível ter criatividade em sala de aula, sem liberdade …

At the beginning of Book VII of the Republic Socrates quickly invites his fellows to compare human condition regarding education and its lack (παιδεία and ἀπαιδευσίας) with an imaginary scenario he immediately begins to portrait. This brief opening is like a condensed prologue to the tragedy that follows i: the so called Allegory of …

O mundo tem apenas 12 anos para limitar a catástrofe das mudanças climáticas. É o que diz o último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), sobre o assunto, divulgado em outubro deste ano. O texto aponta que ações urgentes e sem precedentes são necessárias para …

Dacia Maraini (Fiesole, 1936) sempre esteve atenta às questões feministas de seu tempo. Desde o primeiro romance, L’età del malessere, publicado em 1963, até o livro mais recente, Tre donne: una storia d’amore e disamore, de 2017, é possível observar a presença de protagonistas femininas enfrentando as dificuldades de fazer parte de …

A Vitamina D apresenta diversos benefícios para o equilíbrio do organismo e para a saúde em geral. O termo vitamina D engloba sua forma ativa (calcitriol ou 1,25 (OH)2D), e seus precursores (vitamina D3 ou colecalciferol, vitamina D2 ou ergosterol). A ação mais conhecida da vitamina D se refere ao …

Sim, a Terra é plana. Um a um, os argumentos científicos que tentam mostrar que a terra é redonda vão sendo contestados. Cientistas e pesquisadores falham na sua tentativa de convencer os que defendem a Terra Plana e são derrotados. Lacrados, como se diria hoje nas redes sociais.

Você já pensou por que as coisas receberam os nomes que têm? Como o primeiro ser humano a criar palavras, muito antes de o português existir, decidiu que sons ele usaria para nomear as coisas do mundo? No Laboratório de Estudos Experimentais em Linguagem da UFRN nós fizemos uma série …

A Astronomia faz parte da História do Brasil. Está tão ligada a ela que o Dia Nacional da Astronomia é comemorado no dia 2 de Dezembro, o aniversário do Dom Pedro II. Sim, aquele mesmo que foi Imperador do Brasil por mais de meio século, 58 anos para ser mais …

Em outubro desse ano, no encontro do Mulherio das Letras realizado na Itália, tive o prazer de conhecer vários projetos realizados por mulheres brasileiras espalhadas pelo mundo. E a Bibliotek Barnstugan (em português, Biblioteca Casinha de Campo das Crianças) foi certamente um dos projetos que mais me encantou. Os resultados …

Você já se fez essa pergunta? É uma indagação comum e antiga que hoje se encontra por aí circulando em forma de meme. Pra variar, não existe uma resposta simples. Mas algumas coisas sendo estudadas e debatidas na linguística e suas interfaces parecem nos ajudar a refletir sobre possíveis respostas. …

Há vários paradoxos com os quais é necessário lidar, pois são parte substancial da condição humana e o seu descuido pode facilmente precipitar a ruína. Há, por exemplo, o paradoxo entre conhecimento e felicidade, sob o qual já nos debruçamos: até onde podemos almejar ambos?

Ao falarmos de sincronia cerebral, parece até que estamos tentando adentrar o mundo obscuro da metafísica barata, parapsicologia e coisas afins do ocultismo barato… mas hoje não Professor X! Apesar do nosso grande desejo de discorrermos sobre a transmissão de pensamentos , transfiguração da essência vital e o poder da …

As bacterioses intestinais são responsáveis por inúmeros casos de infecções (e muita dor de barriga!) em seres humanos. Elas são majoritariamente causadas por bactérias dos gêneros Salmonella e também linhagens agressivas de Escherichia coli, podendo evoluir para casos bastante graves e ocasionar, inclusive, a morte de pacientes.

Acompañar la cadena de pensamientos que se desata en la mente del suicida; comprender sus argumentos, sus motivos y asentir atónita a sus razones una a una – he aquí algo que le resulta no solo posible sino inclusive fácil y espontáneo a la inteligencia meditativa.

Esse texto é para as pessoas que visam substituir uma forma de energia por outras. Você já pensou nessa possibilidade? Se sim, porque você quer trocar? O texto irá abordar especificamente estes motivos.

No domingo, dia 04/11/2018, aproximadamente, 5,5 milhões de candidatos foram fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre várias questões de Linguagens, Ciências Humanas (totalizando 90 questões) e a Redação, houve algumas polêmicas, entre elas, a questão sobre o pajubá, o dito “dialeto secreto” de gays e travestis. …

Oi! Quer saber meu nome? A minha tribo me chamava de Loo-dj-ahn. Mas isso foi há muito tempo atrás, antes mesmo de minha primeira morte. Hoje, pelo que sei, me chamam de Luzia. Acho que é como entendem meu nome. Como soa aos ouvidos das pessoas de hoje. Ou é …

Os zumbis – ou mortos-vivos – fazem parte do imaginário popular e frequentemente protagonizam séries, filmes, jogos e livros. Podemos defini-los, de forma simplificada, como cadáveres reanimados que perambulam instintivamente atrás de comida, sem nenhum livre-arbítrio ou personalidade.

Ao longo da carreira de todo professor existe uma busca constante em relação ao aprendizado de seus alunos. Especificamente, “o que é fundamental para que uma pessoa aprenda?”.

Quais as relações entre divulgação do conhecimento, linguagem, discurso e autoria? Como a grande mídia produz sentidos de ciência e sobre o papel do cientista quando faz divulgação científica? Qual o papel do intelectual diante da divulgação do conhecimento hoje? As áreas da Semântica e da Análise de Discurso têm …

Escola de líderes (V.4, N.11, 2018)

Quantas vezes nós da academia acreditamos que pesquisa de verdade só é feita em universidades. Ou até mesmo que uma pesquisa só tem seu valor quando gera um artigo científico. E você imaginaria alguma coisa de alto impacto social sendo realizada fora do mundo das universidades? E se eu te …

Vivemos em tempos em que a informação nos chega sem que precisemos correr muito atrás… E isto parece ótimo, literalmente no palmo de nossas mãos temos acesso ao mundo. Junto com isso, temos a sensação de estarmos sempre atrasados e defasados em relação às informações que recebemos…

Esta notícia faz referência a um debate muito importante em relação ao uso de combustíveis fosseis. Os impactos dos combustíveis fósseis Conforme disse no texto número 2, os combustíveis fosseis consistem basicamente no gás natural, no petróleo, no diesel, e na energia nuclear. Dentre estes, o único que emite gás …

No mês passado, Felipe Zanusso realizou análise das propostas dos candidatos ao governo de São Paulo para o Meio Ambiente para o nosso blog. O doutorando em ambiente e sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) partiu de uma metodologia de “buscas de palavras” para ver se encontrava termos como “ambiental”, “meio ambiente”, “sustentável”, …

Hume’s formulation of the problem of society refers us to his theory of human understanding and the passions by means of two concepts: sympathy and institutions. I hope it is not too wrong to state that these two concepts (institutions and sympathy, and possibly many others) correspond to the problem …

Vocês já passaram por aquele momento em que a única coisa possível é aceitar o inaceitável? Que você sente que o único caminho possível é aquele que você julga o mais desafiador? Nessas horas eu sempre penso: “Se existe o medo, é porque de alguma forma vale a pena”.

Um dos maiores Físicos do século XX, Richard Feynman, em seu livro “Deve ser brincadeira”, já alertava que no Brasil não se ensina Física adequadamente aos nossos alunos.  Nos anos 50, após ter realizado diversas palestras no Brasil, em muitas das quais esteve em contato com alunos, executando experimentos, ele …

A cartilagem articular é um tecido que reveste as extremidades dos ossos que formam uma articulação sinovial. É composta por uma matriz extra-celular rica em colágeno tipo 2 e proteoglicanos, um verdadeiro emaranhado de fibras capaz de reter água, responsável pelas propriedades mecânicas especializadas deste tecido. Esta matriz é produzida …

O ano é 2018, século 21. Apesar da imensa distância espaço-temporal e também das diferenças entre as sociedades, vira e mexe eu me pego pensando em uma obra datada do século 2. São declarações como “Os livros que não trazem a verdade sobre o regime de 1964 têm que ser eliminados”[1] e notícias como …

Talvez você já saiba que praticar ações de eficiência energética traz vários benefícios para o meio ambiente,  para os reservatórios de água e para o bolso dos consumidores. Mas você também sabia que  ela é considerada um importante recurso energético, assim como a energia solar, a hidráulica e a eólica?

Era uma noite fresca e agradável de junho no Rio de Janeiro. Dentro do anfiteatro, o sábio professor falava sobre os peixes da Amazônia num francês suave e macio. O salão estava cheio. Na primeira fila, a esposa do sábio cientista o olhava risonha, parecendo saborear o instante. Também na …

Rosmarie Waldrop é uma importante poeta norte americana. Nascida na Alemanha pouco antes da Segunda Guerra Mundial, passou sua primeira infância em meio a bombas e doutrinação ideológica nazista. Pequena demais para concordar ou discordar, viu tudo com um certo distanciamento. Adulta, retornou ao tema buscando entender, assim como toda a …

Queridos leitores espero que esteja tudo bem com vocês! Desculpe-me pela a ausência essas últimas semanas. Essas últimas semanas tem sido muito difícil parar para atualizar vocês sobre o mundo da Microfluídica & Engenharia Química. Isso é devido a alguns projetos que ando desenvolvendo e tem consumido todo o meu …

 Desde tempos muito antigos, a humanidade está em busca da fonte da juventude. E até hoje, nada de definitivo foi encontrado. Mesmo assim, muitas pessoas tem apostado no uso de antioxidantes (em cápsulas ou cremes) para tentar desacelerar o processo de envelhecimento. E vocês sabem por quê? Seria esse o …

Tão em pauta nos dias de hoje, a ideia de se trabalhar gênero e sexualidade nas escolas tem gerado polêmica e muita confusão em diferentes espaços sociais. Por um lado, há quem defenda que abordar gênero e sexualidade na escola é incentivar práticas “imorais”. Isto se contraporia ao que deveria …

Você já imaginou como células solares são fabricadas? Hoje a colega Mª. Natália de Faria Coutinho, doutoranda do Instituto de Física da Unicamp conta pra gente! Células Solares são uma alternativa na geração de energia limpa, transformando a energia solar em elétrica. Esta tecnologia conhecida há um longo tempo pelos cientistas …

 O final de ano é um período caracterizado por vários eventos sociais, encontros e confraternizações.  Afinal, trata-se do encerramento de mais um ano, é hora de comemorar as conquistas, contabilizar os erros e os acertos, e acreditar que coisas boas virão no próximo ano. Na maioria dos casos, se não …

 Em toda família existe babado e confusão, não é verdade? Mas vocês não imaginam a confusão que existe na “família” dos Citros. E quando eu falo em família aqui, não estou falando de classificação botânica ou de conjuntos de gêneros não! Estou falando é de pais, irmãos e primos!! Isso …

Uma das questões nevrálgicas que aqueles e aquelas que trabalham com pesquisa seguramente têm que enfrentar, gira em torno do papel social desse fazer. Em 2013, logo que cheguei a Maputo e comecei a observação participante no meio profissional da Dança Contemporânea, encontrei-me uma vez mais com a queixa das pessoas a respeito …

A morte no gelo (V.3, N.12, 2017)

A brancura do ambiente era total. Alguns pontos escuros na paisagem eram a exceção. Trenós mecanizados e também os puxados com cachorros cortando o gelo eram pontos atravessando a meseta central da Groenlândia. Dois riscos pretos bem pequenos apareceram ao fundo no horizonte. Ao chegar mais perto, os homens dos trenós viram …

 Desaparecido por muito tempo, finalmente retornei para o “Vértice Sociológico”. Devido a essa ausência, preciso me justificar: fiquei ocupado com a escrita do texto da qualificação. Confesso que o resultado não foi dos melhores. Ainda não passei pelo exame, mas tenho esperança que conseguirei sobreviver a esse rito de passagem. …

  Na semana passada, nós começamos a entender como as atuais plantas químicas poderão ser reduzidas em tamanho, consumir menos energia, além de gerar menos resíduos, mas mantendo sua capacidade de produção. Se você não leu ainda, corre lá ou clique aqui, kkkk, para lembrar ou aprender o que é intensificação …

Quem nunca notou que os veículos de duas rodas são populares e numerosos no Brasil, sobretudo nos centros metropolitanos onde há piora na mobilidade urbana? De cada 4 veículos no país um é motocicleta. Parte desse sucesso está na capacidade de inovação da indústria. Artigo publicado na última edição de 2017 da Revista …

 Sob a denominação de Flora de Glossopteris, ou Província Florística do Gondwana, são reunidos todos os registros de plantas, sejam eles folhas, caules, sementes, lenhos, pólens, charcoals, etc. que apresentam similitudes morfológicas e aparecem no meio das rochas sedimentares de idade permiana (298 – 252 Ma) que são encontradas na porção sul …

Arte feia (V. 3, N. 11, 2017)

No último post falamos dos recentes ataques sofridos por artistas contemporâneos brasileiros, que tiveram sua expressão cerceada. De lá para cá, a polêmica sobre a liberdade do artista – e da arte – cresceu, atingindo importantes instituições, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo. Os comentários dos que defendem essas ações incluem …

Eles serão os futuros médicos que vão cuidar da saúde da população, mas durante o período de formação os alunos de medicina apresentam prevalências de depressão e ansiedade acima da média da população. Uma revisão publicada na última edição da Revista Brasileira de Psiquiatria concluiu que as pesquisas sobre o tema nunca …

Como se dá a entrada da criança no universo das convenções sociais?  Alice volta a nos brindar com cenas de seus 2 a 3 anos de idade. São passagens da vida diária que tocam o domínio chamado de polidez convencional, permeando a surpreendente relação da criança com a língua. Observar a …

Muitas pessoas têm mandado comentários através do blog Femur Distal, à respeito de como participar de uma pesquisa com células-tronco para o tratamento da artrose. Muitas inclusive questionam quando estas pesquisas terão inicio. Para quem sofre com dor, a espera é uma tortura e as pesquisas são uma esperança para resolver um …

O desenvolvimento da comunicação foi essencial para que pudéssemos ser entendidos por outras pessoas e, com as bactérias, não é diferente! As bactérias também precisam se comunicar para conseguir responder a alterações ambientais e colonizar o hospedeiro. Só que elas não se comunicam por meio do som, como nós fazemos, …

Entra ano e sai ano e o debate a respeito do lugar da tradição na Dança Contemporânea é figurinha carimbada nos fóruns de conversa. Ontem e hoje se reuniram os artistas, estudantes e estudiosos no Centro Cultural de Portugal para tratar da problemática. Percebo que a centralidade do debate reside na …

Faleceu, no dia 23 de junho deste ano, a professora Lucy Seki, um dos maiores nomes da pesquisa com línguas indígenas na América Latina.  Lucy Seki nasceu em Belo Horizonte (Minas Gerais), em 27 de março de 1939. Estudou bacharelado em História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), momento em …

Gosto muito de ver estreias e perceber pontos de fragilidade que apenas o tempo de vida da obra vai fortalecer. E gosto muito também de ver peças consagradas a algum momento histórico, reacts, remontagens e peças de vida longa. Esse é o caso de Dentro de mim outra ilha, do renomado …

Olá querido leitor. Quando eu comecei o meu doutorado, meu orientador me deu o livro intitulado “Introduction to Microfluidics” [1], no qual era feita a seguinte pergunta: Pode uma refinaria química ser miniaturizada?. Essa pergunta de certa forma foi e ainda é a motivadora das minhas pesquisas em Microfluídica & Engenharia Química. Imagine, que …

Mais de 24 horas por dia? Calendário com menos de 365 dias? isso é coisa do futuro! Final de ano na Unicamp sempre me faz pensar em um pedido especial ao Papai Noel. Um pouco mais de tempo, por favor… isto é, dias com mais de 24 horas. Um calendário diferente. A situação …

A tese de doutorado “Vozes-mulheres negras ou feministas e antirracistas graças às Yabás”  de Mariana Jafet Cestari, orientada pela professora Mónica Graciela Zoppi Fontana e defendida no Programa de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP em 2015 é vencedora do Concurso de Tese da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso …

Todo mundo acredita que sabe ler o mapa-múndi, afinal é algo que nos ensinaram na infância, correto? Mas será que aprendemos mesmo? Lanço um desafio, entre no Google Maps e responda: Qual o maior pais, a Argentina ou a Groenlândia? Vou assumir que a maioria respondeu Groenlândia (2.166.086 km²), pois é isto que …

Com enorme alegria dou início a uma série de duas semanas de postagens sobre a 7 edição da plataforma internacional de dança contemporânea de Maputo, o Festival Kinani. Kinani e uma palavra na língua xangana e quer dizer Dancem! Minha presença por aqui, na qualidade de pesquisadora estudiosa da dança contemporânea, …

Estávamos em 1878, 56º ano da independência do Brasil. Fazia já 38 anos do Reinado de sua alteza Imperial, D Pedro II. Era um fim de tarde quente na pequena vila de Lagoa Santa, no interior de Minas Gerais. As nuvens se acumulavam atrás da Serra da Piedade. Era um prenuncio de …

Você sabia que existem técnicas de plantio que podem aumentar a produtividade e a rentabilidade dos pomares de citros, assim como de outras culturas? É claro que o produtor de citros quer ter um retorno econômico maior no menor tempo possível (como todos nós, não é mesmo?). Por isso, eles vem adotando como …

Prevenir é melhor do que remediar! Já vi muitas cirurgias mal sucedidas causarem artrose, mas existe uma cirurgia capaz de prevenir o desenvolvimento da artrose? Pergunto isto, porque em nome desta promessa, muitas cirurgias ortopédicas são realizadas no mundo todo. Este talvez seja o argumento mais usado para convencer pacientes …

Lançado em 2013 o Blog SciELO em Perspectiva tem sido um importante canal para o debate sobre editoração, produção científica, ética, cientometria e outros assuntos que podem ajudar editores, pareceristas e autores a melhorar a qualidade dos artigos e revistas científicas de acesso aberto no Brasil ou outros países que …

Eu não sei quanto a você querido leitor, mas depois desses feriados prolongados como o de finados, eu demoro um pouco para entrar no ritmo normal de estudo e trabalho (não que eu esteja reclamando, kkkk). Por isso, eu pensei em trazer algo diferente essa semana ao falar sobre os …

Salvem os meniscos! (V.3, N.11, 2017)

O menisco é uma estrutura anatômica muito importante para a saúde do joelho. Formado por fibrocartilagem, ele promove congruência, estabilidade, absorção de impacto e ajuda na distribuição do líquido sinovial. Lesões do menisco são a causa mais frequente de cirurgia do joelho. Existem basicamente dois grandes grupos de lesões meniscais: as …

A Copa do Mundo se aproxima. Galvão Bueno está afoito. A seu lado, também se anima o autor da célebre frase: “Não se faz Copa do Mundo com hospitais”. Até porque, a Copa é uma ótima ocasião para reencontrar os amigos da FIFA que não estão presos. Até agosto de …

Olá querido leitor. Já faz um tempo que nós não conversamos sobre os avanços da Microfluídica & Engenharia Química. Para compensar esse longo tempo, hoje nós iremos ver como microrreatores e impressoras 3D, dois assuntos que nós gostamos bastante, podem reproduzir a resposta do corpo humano aos agentes químicos e biológicos prejudiciais e desenvolver possíveis tratamentos. Uma equipe …

Em Julho de 2017, a Coreia do Sul foi o primeiro país a autorizar o uso clínico de uma nova terapia para quem sofre com artrose, chamada Invossa. A artrose é a principal causa de dor crônica em adultos. O joelho é a articulação mais afetada. A prevalência da doença aumenta com …

No início do Livro VII da República Sócrates anuncia que irá descrever a situação humana em relação à inteligência ou, melhor, à educação e à sua falta, por meio da articulação de um cenário imaginário que lhe é em todo semelhante. Com o auxílio da fantasia e a metáfora como recurso, Platão oferecerá ao leitor um diagnóstico empírico e uma lição filosófica, …

Eu, Amonite (V.3, N.10, 2017)

Meu nome é Hildoceras crassum, e sou um amonite. Na Desciclopédia dizem que sou simplesmente um molusco, o que realmente sou. Mas sou mais que isso: na classificação zoológica pertenço à classe dos amonitas, e a família Hildoceratidae. A esta altura da vida (ou da morte), não tenho mais problemas em ser um Hildoceras …

No post de hoje será apresentada a narrativa “Dragões Radioativos”, criada por um dos grupos participantes da Oficina Criativa de Divulgação Científica. A proposta desta oficina foi a criação uma breve narrativa incluindo dragões, a fim de abordar algum tema científico escolhido de forma lúdica e acessível ao público leigo. Confiram o que este grupo …

No dia 08 de Outubro foi realizada a 3ª Marcha pela Ciência em São Paulo, onde vários pesquisadores, estudantes e simpatizantes marcharam em protesto aos cortes orçamentários em ciência e educação, como os previstos pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2018) que será votado até o final do ano. …

É interessante notar como o termo “Aprendizagem Ativa” se tornou uma pedra angular nas discussões hodiernas sobre educação. Talvez pela impressão geral de que, progressivamente, tem se tornado difícil educar um público cada vez mais imerso em um ambiente digital, assíncrono e multitarefa. Educar não é somente auxiliar no processo de aquisição …

Sábado (7/10) participei pela segunda vez como avaliadora do Grande Desafio promovido pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, que definitivamente já se tornou um dos meus eventos favoritos no ano. Em sua oitava edição, o Grande Desafio também já conta com a participação de vários colégios públicos, privados e grupos independentes da região. Mas ele …

O OpenCon é um evento internacional organizado pela Right to Research Coalition(coalizão pelo direito à pesquisa), um projeto desenvolvido pelo SPARC(Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition – coalizão para editores e recursos acadêmicos), uma coalizão de bibliotecas acadêmicas e de pesquisa comprometido em tornar os movimentos abertos como padrão para a pesquisa e a educação. A SPARC é …

O Museu de História Natural de Berlim surgiu em meados de 1810, resultante da fusão de 3 museus: de Anatomia,  Zoologia e Mineralógico. A coleção, que hoje conta com mais de 30 milhões de itens, foi adquirida através de doações, compra e coleta em expedições. Inclusive conta com muitos fósseis …

Persona poética e autor empírico na poesia amorosa romana, o mais recente lançamento do latinista Paulo Sérgio de Vasconcellos (professor do departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp), é um estudo importante para todos os leitores de literatura. Embora, como o próprio título adianta, o estudo concentre-se na …

O quão fatual e o quão ficcional são as narrativas do nosso dia-a-dia? A narrativa está presente em boa parte das coisas que lemos ou assistimos. Nos livros de literatura, nos quadrinhos, no cinema, no rádio, na televisão, nos jornais. Ela se infiltra nos mais variados estilos, escritos e orais, de …

A proposta de reforma do ensino médio tem repercutido na sociedade brasileira, e os possíveis impactos para o ensino de geociências já podem ser previstos. Para começar, precisamos entender que os conhecimentos e saberes que todo cidadão deveria ter sobre as Ciências da Terra, são trabalhados ao longo do ensino fundamental, …

A FDA (Food and Drug Administration), agência norte-americana que fiscaliza o uso de novos medicamentos e equipamentos médicos, publicou um alerta numa das mais importantes revistas cientificas do mundo, o New England Journal of Medicine (1). A agência está preocupada com o uso abusivo e irracional de terapias pseudocientíficas usando …

Apesar de ainda presente em boa parte da mídia, tanto brasileira quanto internacional, a alegada divergência sobre as causas do aquecimento global não se sustenta na comunidade científica. Como revelaram diversas pesquisas de análises de artigos científicos publicados nas últimas décadas, o número de publicações que negam a ação humana …

Quase todos os anúncios de reportagens e chamadas que recebemos incessantemente em nossos celulares, todos os dias, trazem números. Talvez seja a nossa avidez por conhecimento “rapidamente absorvível” que tenha promovido esta proliferação de textos com títulos que trazem o número exato (ou inexato, alguns enganam a gente) de conteúdo. …

Quando eu era criança, adorava brincar de telefone sem fio! Era muito engraçado ouvir palavras atrapalhadas ao final da rodada de cochichos! Todo mundo caía na gargalhada porque uma informação mal dada no caminho tornava o sentido da frase uma  bagunça!! Como já foi comentado aqui anteriormente, as bactérias também se …

Na parada anterior eu expliquei de onde veio o nome deste blog (Nas Asas do Dragão – A Origem), você está lembrado? O projeto “Nas Asas do Dragão” original foi um projeto didático aplicado para alunos da disciplina de Biologia do Desenvolvimento do curso de Ciências Biológicas da Unicamp, em 2015. Hoje eu estou aqui para falar um pouquinho …

A algum tempo atrás, vi um vídeo da Isabela, filha de um primo, desenrolando insaciavelmente  um rolo de papel higiênico no banheiro da casa. Aí vai o vídeo.   Uns podem ver como uma atitude rebelde ou até mesmo malcriada. Mas não vamos exagerar. Olhe com mais atenção, e onde você …

Uma amiga mexicana me mandou uma imagem: dois homens de terno (o terno indica uma classe social que não é a popular) conversam. Um diz: – Me corrigieron “Ler”. O outro responde: – No lo puedo “Crer”. Não me dei conta, imediatamente, do que estava em jogo (tratando-se de outra língua, …

A saga “Guerra Civil”, publicada pela editora Marvel Comics, tem início quando um grupo de heróis provoca uma tragédia sem precedentes, causando a morte de várias pessoas inocentes. Rotulados como despreparados e perigosos por conta de seus poderes, a opinião pública e a mídia iniciam uma enorme pressão ao governo. E, …

Quem nunca ouviu falar do famoso Santos Dumont, o “pai da aviação”? Ele foi o responsável por construir o 14-bis em 1906, com o qual recebeu um prêmio por realizar um vôo em Paris de 220m. Com certeza você deve estar se perguntando o que um aviador pode ter a ver …

Um estudo feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que os ortopedistas são muito mais agressivos ao indicar cirurgias para seus pacientes do que seriam para indicá-las para si mesmos, diante do mesmo diagnóstico e  mesma gravidade. A pesquisa foi feita com 254 médicos especialistas em cirurgia da mão …

Chegou o dia! Hoje finalmente você vai descobrir os detalhes da origem do nome deste blog! Nas Asas do Dragão foi o nome de um projeto didático aplicado para alunos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas da Unicamp, em 2015, durante a disciplina de Biologia do Desenvolvimento. A coordenadora da disciplina, Profa. Dra. Lúcia …

Quando você for comprar pão em Campinas, preste atenção no saquinho. O Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP preparou a seção “Pão com linguagem”, disponível a partir de novembro em saquinhos de pão de 25 grandes padarias da cidade. Graças a uma parceria generosa com a …

Em um post anterior,  já definimos as Geociências,como sendo uma área que estuda o sistema Terra e suas relações, eque envolve disciplinas como Geologia, Geografia, Biologia, Química e Física. Excetuando a Geologia, todas as demais constituem disciplinas escolares no sistema educacional brasileiro. Isso exige um conhecimento de Geologia dos professores …

Você deve lembrar que na parada anterior (Ciência aqui, ali e acolá!) nós identificamos vários exemplos de ciência no dia a dia. Se você ainda estiver cheio de dúvidas e curioso sobre outras possibilidades, saiba que isso é muito bom! A dúvida e a curiosidade são elementos muito importantes na busca pelo conhecimento. E é isso o que …

Retomando a série de postagens sobre os alimentos do futuro (confira as partes I, II e III), chegamos a um tipo tão promissor e viável de alimento que chega a ser incompreensível que sua relevância ainda seja incipiente no cenário global da alimentação: os cogumelos comestíveis. A este propósito, parte da questão …

Domingo passado foi o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro. Neste dia, além de ser relembrada a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta contra a escravidão dos negros no Brasil, também é o dia de refletirmos o valor da cultura do …

Se tivéssemos de resumir a história do povo que se serviu do latim como veículo de comunicação habitual, poderíamos talvez dizer que, de uma comunidade de pastores e agricultores estabelecidas no antigo Lácio, no centro-sul do território itálico, passou-se, progressivamente (dos sécs. VIII a I a.C.), a um grupo social …

Quando você estudou algumas das teorias anarquistas em História ou Geografia, deve ter aprendido que esse movimento repudiava a existência de um poder público, leis, governo, etc. Na matemática, mais precisamente na área chamada Teoria dos Jogos, também podemos utilizar o conceito de anarquia, de uma forma um pouco diferente.

A UNICAMP está bastante adiantada nas pesquisas de tratamento da cartilagem do joelho com células-tronco. Os estudos que precisavam ser feitos em laboratório e em animais de teste já foram concluídos, tendo sido publicados em importantes revistas científicas internacionais e até reconhecidos com premiações em congressos no Brasil e no …

          Os extremófilos são organismos capazes de viver, como seu nome indica, nos lugares mais extremos do planeta – ambientes com altas doses de radiação, com temperaturas menores que 20 ºC e maiores que 100 ºC, alta concentração de sais, metais e compostos altamente tóxicos para …

Adolescentes têm passado mais horas do que deviam na frente das telas. Foi o que concluiu o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), realizado com 74,5 mil jovens de 12 a 17 anos de 124 municípios brasileiros e cuja análise foi publicada em artigo publicado na Revista de Saúde Pública. O …

Quando falamos a palavra “ciência”, a imagem que imediatamente aparece na mente da maioria das pessoas é a de um daqueles personagens de filmes como De volta para o futuro, Frankenstein e O médico e o monstro, ou seja, um sujeito maluco, excêntrico, vestindo um jaleco branco, isolado da sociedade …

O destino final das partículas sedimentares é o fundo do mar. E neste processo lento e incessante cada ciclo de soerguimento transforma essas partículas e as coloca novamente para o “reinício” do ciclo. O ciclo mencionado aqui é o das rochas, que forma não só as sedimentares mas também ígneas …

Muito bom dia (ou boa tarde, ou quem sabe boa noite), caro leitor! Você se lembra da parada anterior desta viagem (Ciência especialmente para você: a divulgação científica)? Lá conversamos sobre a percepção das pessoas sobre ciência, sobre o porquê de a ciência muitas vezes parecer distante de nós e sobre o papel das Universidades em …

O tema é um tanto quanto inquietador. Afinal de contas, o que é a Realidade? A pergunta tem relação direta com o primeiro capítulo do excelente livro A Magia da Realidade (Richard Dawkins, 2012). Segundo ele, interagimos (e de certa forma compreendemos) a realidade através de três formas. A primeira …

O The Flash está entre os personagens mais conhecidos do mundo dos quadrinhos. O herói mais rápido da editora DC Comics se tornou um ícone através de diferentes escritores e ilustradores e, atualmente, ganha ainda mais espaço nas telas do cinema e da televisão. Existem diferentes versões sobre a história …

Muita gente me pergunta por que eu vou pra tanto congresso? Mas aí eu respondo com outra pergunta: – Qual seria a importância de uma pesquisa científica se ela ficasse guardada numa gaveta? Para nada, né? Pois é…a melhor maneira de disseminar a ciência é pela comunicação!! A divulgação dos …

Hoje, convido vocês para se aventurarem e olharem comigo para a ancestralidade do papel da mulher na ciência. De fato, qual é o primeiro registro da mulher na ciência? Para isso, temos que voltar nossos olhos para 5000 anos atrás no Egito Antigo e conhecer Merit Ptah. Merit Ptah viveu na …

Caro leitor, nesta primeira parada da viagem, espero que você consiga entender sobre nossa motivação para criar este blog de divulgação científica para você. Então vamos lá! Se você caiu aqui de paraquedas, convido-o a ler o primeiro post deste blog: Estudante, professor, curioso científico ou paraquedista? Assim, você poderá acompanhar melhor esta …

Lixo não existe! (V.2, N. 11, 2016)

A expressão que dá nome ao texto já está bastante disseminada por aí – o que é muito positivo – e sua autoria é incerta. No entanto, é válido um olhar mais atento sobre a questão e entender o que essa frase quer (e não quer) dizer. Em primeiro lugar, é …

Este post pretende, e nada além disso, trazer à baila os resultados de um relatório realizado nos Estados Unidos, mais especificamente pelo Deans for Impact – uma organização norte-americana sem fins lucrativos que tem como objetivo preparar professores no sentido de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Esta organização utiliza dados do ensino …

O Quaternário é dividido em duas épocas: o Pleistoceno, que vai de 2 Ma até 10.000 anos antes do presente e o Holoceno, que chega até hoje. A tendência, que levou ao resfriamento geral do planeta iniciado no Mioceno, se intensificou durante o Pleistoceno. Assim, o clima foi caracterizado por …

O professor foi e ainda é a figura chave no processo de ensino e aprendizagem! Para deixar mais claro a afirmação que fiz, quero propor duas fases ou modelos do processo de ensino aprendizagem. A primeira, mais conhecida de todos nós se refere a processo unilateral, onde o professor é o detentor …

Independente do conhecimento em biologia, um fato que possivelmente todos nós reconhecemos é que não somos iguais. Seja em filmes, posts de Facebook ou broncas de mães, quantas vezes você já se deparou com a mensagem de que todo indivíduo é único? O mais interessante é que esta observação tem …

Há poucos anos se vêm noticiando mundo a fora tentativas mirabolantes de trazer animais já extintos de volta à vida, como o grandioso mamute. Este grande animal pleistocênico é o maior alvo desta ideia por razões diferenciadas, dentre elas, a facilidade de encontrar seus corpos mumificados extremamente bem preservados devido …

As descobertas científicas na área de geociências têm impactos diretos sobre a relação entre sociedade e natureza. A questão dos recursos hídricos ou da mineração atinge diretamente a população, oferecendo matéria-prima para produção de alimentos e produtos manufaturados como veículos e telefones incorporados à cultura da sociedade. Por outro lado, …

Quando tomamos uma aspirina, ela entra em nosso corpo pela boca e vai até nosso estômago. Mas ela não atua diretamente sobre ele, ela precisa ser absorvida e jogada na corrente sanguínea. Só depois é que ela entra nas células e começa a fazer efeito. Isso vale para todo tipo de …

Mais de 190 países se reúnem a partir de amanhã,  30 de novembro, para discutir vários temas relacionados a um plano de ação possível para limitar emissões globais de gases-estufa. É a vigésima-primeira rodada de negociações da Conferência das Partes do da Convenção Climática da ONU. São reuniões complexas entre países …

Nadie puede negar de la increible capacidad que vienen desarrollando los programadores de la empresa Google, que cada día ofrecen al público en general una nueva función al sin fin de opciones que tiene el motor de busqueda más consultado en la actualidad: Google. Google Fortunetelling es la nueva funcion betagoogle, …

  Já imaginou aprender conceitos de programação de computadores de forma divertida e prazerosa? Este é um dos objetivos da Hora do Código, um projeto global que visa expandir o ensino de Ciências da Computação.  O projeto é dedicado para qualquer pessoa entre 4 e 104 anos, e está disponível em mais de …

Fruto de um projeto de pesquisa que começou em 2013, com financiamento da Fapesp, este blog traduz o cuidado e a atenção que sempre tive com as revistas científicas brasileiras enquanto jornalista em ciência. Me incomodava a atenção desproporcionada que as revistas estrangeiras recebiam no noticiário, sobretudo algumas poucas que …

Qual a importância do conhecimento científico? “Muita”, a maioria afirma sem pestanejar. Qual a importância de se divulgar, democratizar esse conhecimento? “Grande”, um coro numeroso, talvez um pouco menor, ressoa, instintivamente. Como fazer isso? Agora, só alguns elementos isolados respondem, talvez tímidos no meio da multidão, talvez incertos pela complexidade …

  A hidroeletricidade se desenvolveu no Brasil com projetos de grande porte. Desenvolvemos expertise técnica, capacitação industrial e de engenharia de projetos, e com isso constrói-se um grande sistema de geração, transmissão e distribuição de renovável de eletricidade no país.