Blogs de ciência da Unicamp

BLOGS
UNICAMP

Blogs de Ciências da Universidade Estadual de Campinas

Revista Blogs Unicamp | ISSN 2526-6187

É publicada mensalmente, desde 2016, com o título Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas, sob o ISSN 2526-6187. Seu conteúdo é selecionado pelo comitê científico da revista a partir das publicações da rede.

  • 2022
  • 2021
  • 2020
  • 2019
  • 2018
  • 2017
  • 2016
  • 2015
  • V.8, N.1, 2022
  • V.8, N.2, 2022
  • V.8, N.3, 2022
  • V.8, N.4. 2022
  • V.8, N.5, 2022
  • V.8, N.6, 2022
  • V.8, N.7, 2022
  • V.8, N.8, 2022
  • V.8, N.9, 2022
  • V.8, N.10, 2022
  • V.8, N.11, 2022
  • V.8, N.12, 2022

Literatura em Libras: conhecendo a produção literária em língua de sinais (V.8, N.1, 2022)

27 de abril de 2022

Problema 3x + 1 (V.8, N.1, 2022)

31 de janeiro de 2022

Aprendendo biomas com Minecraft (V.8, N.1, 2022)

28 de janeiro de 2022

O nome científico da cocaína (V.8, N.1, 2022)

27 de janeiro de 2022

Literatura em Libras: conhecendo a produção literária em língua de sinais (V.8, N.1, 2022)

26 de janeiro de 2022

O que está acontecendo com a cidade de Maceió? (V.8, N.1, 2022)

25 de janeiro de 2022

Maldita matemática, mal posso ver seus movimentos! (V.8, N.1, 2022)

24 de janeiro de 2022

Tripé Macroeconômico (pílula – 11) (V.8, N.1, 2022)

21 de janeiro de 2022

Splines lineares e Pokemons (V.8, N.1, 2022)

20 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

Procurando antimicrobianos no genoma dos microrganismos (V.8, N.1, 2022)

19 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

Sobre tolerância, violência e humanidades (V.8, N.1, 2022)

18 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

Capitólio e o Capitalismo: fatalidade ou tragédia anunciada? (V.8, N.1, 2022)

17 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

Divulgação científica: da esfera individual para a institucional (V.8, N.1, 2022)

17 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

Profissão: FÍSICO(V.8, N.1, 2021)

12 de janeiro de 2022

Profissão: FÍSICO (V.8, N.1, 2022)

12 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

Abstração na arte e na matemática (V.8, N.1, 2022)

11 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

Drucilla Cornell (V.8, N.1, 2022)

7 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

O inimigo do meu inimigo…(V.8, N.1, 2022)

6 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

O MERCADO da DÚVIDA na guerra contra regulamentações (V.8, N.1, 2022)

5 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

Porque o horário de verão não voltou (e não voltará) (V.8, N.1, 2022)

4 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

Utopia: o sonho que antecede o pesadelo? (V.8, N.1, 2022)

3 de janeiro de 2022
Arte por Júlia Silva

O que não te contaram sobre a COP26 (V.8, N.1, 2022)

13 de janeiro de 2021
  • V.7, N.1, 2021
  • V.7, N.2, 2021
  • V.7, N.3, 2021
  • V.7, N.4, 2021
  • V.7, N.5, 2021
  • V.7, N.6, 2021
  • V.7, N.7, 2021
  • V.7, N.8, 2021
  • V.7, N.9, 2021
  • V.7, N.10, 2021
  • V.7, N.11, 2021
  • V.7, N.12, 2021
Arte por Júlia Silva

Exilia – Trocando Segredos em relatos de criação (V.7, N.1, 2022)

14 de janeiro de 2022

Será que filmes e quadrinhos falam sobre os elementos químicos com a precisão científica do mundo real? (V.7, N.7, 2021)

10 de julho de 2021

Como pagar ‘barato’ nos self-service por quilo (V.7, N.1, 2021)

16 de fevereiro de 2021

Se funciona, qual o problema usar? (V.7, N.1, 2021)

31 de janeiro de 2021

Curas milagrosas e aviões (V.7, N.1, 2021)

30 de janeiro de 2021

Podcast mosaicos culturais (V.7, N.1, 2021)

29 de janeiro de 2021

Relato de experiência do processo de formação no primeiro ano do curso extensivo de treinamento e pesquisa em contact improvisation na mucíná – aquela que dança: pesquisa em prática artística (V.7, N.1, 2021)

28 de janeiro de 2021

Projeto investiga variações e padrões de cromossomos sexuais e B de animais – parte 2 (V.7, N.1, 2021)

27 de janeiro de 2021

Seria possivel viver em Marte? (V.7, N.1, 2021)

26 de janeiro de 2021

A televisão no Brasil: 70 anos e muitos discursos depois… (V.7.N.1,2021)

25 de janeiro de 2021

Versos estelares encontrados no índice de uma obra astronômica (V.7,N.1,2021)

24 de janeiro de 2021

O DNA do reflorestamento (V.7,N.1,2021)

23 de janeiro de 2021

Aviões, Matrizes e Adaptação (V.7, N1, 2021)

22 de janeiro de 2021

Anvisa emite alerta de risco e relata primeiro caso de “Candida auris” no Brasil – o que isso significa? e por que esse fungo nos preocupa tanto?(V.7,N1,2020)

21 de janeiro de 2021

Você não comemorou uma volta em torno do Sol no Ano Novo.(V.7, N1, 2021)

20 de janeiro de 2021

O devorador de baleias ancestrais (V.7, N.1, 2021)

19 de janeiro de 2021

Comemoração de 1 ano do blog incentivando elas na ciência 🥳 (V.7,N.1,2021)

18 de janeiro de 2021

A origem dos pterossauros (V.7, N.1, 2021)

17 de janeiro de 2021

M³ é mais de 8.000 (se M > 20) (V7, N.1, 2021)

16 de janeiro de 2021

45 – Negacionismo científico a favor de combustíveis fósseis (V.7, N.1, 2021)

14 de janeiro de 2021

Os irmãos esquecidos de π (V.7, N.1, 2021)

14 de janeiro de 2021

A Rainha das cobra-cega (V7, N.1, 2021)

13 de janeiro de 2021

Pílulas de economia: doses mensais para descomplicar a arte do economês (pílula – 1) (V.7, N.1, 2021)

12 de janeiro de 2021

Blog sobre economia: balanço dos últimos dois anos e perspectivas para 2021 (V.7, N.1, 2021)

11 de janeiro de 2021

O segredo das suculentas (V.7, N.1, 2021)

10 de janeiro de 2021

Feminismo, educação libertária e antifascismo no pensamento de Maria Lacerda de Moura (V.7, N.1, 2021)

8 de janeiro de 2021

Fake news: você tem vaga de emprego no seu e-mail! (V.7, N.1, 2021)

7 de janeiro de 2021

Fake News, Desinformação e Infodemia. Qual a diferença? (V7, N.1, 2021)

6 de janeiro de 2021

Como compreendemos e nos comunicamos com o conhecimento e com as relações humanas? (V7, N.1, 2021)

5 de janeiro de 2021

Copos plásticos usados viram embalagens de Humor (V7, N.1, 2021)

4 de janeiro de 2021
  • V.6, N.1, 2020
  • V.6, N.2, 2020
  • V.6, N.3, 2020
  • V.6, N.4, 2020
  • V.6, N.5, 2020
  • V.6, N.6, 2020
  • V.6, N.7, 2020
  • V.6, N.8, 2020
  • V.6, N.9, 2020
  • V.6, N.10, 2020
  • V.6, N.11, 2020
  • V.6, N.12, 2020

Noam Chomsky e o funcionamento da linguagem: menos é mais! (V.6, N.1, 2020)

31 de janeiro de 2020

7 Mitos e verdades: o que faz o fonoaudiólogo? (V.6, N.1, 2020)

30 de janeiro de 2020

Entrevista com Noam Chomsky (V.6, N.1, 2020)

29 de janeiro de 2020

Conheça a Dra. Najat Aoun Saliba, pioneira no estudo da composição do ar poluído.(V.6, N.1, 2020)

28 de janeiro de 2020

Comunicando ciência através de imagens – parte 2. (V.6, N.1, 2020)

27 de janeiro de 2020

Reveillon, música e rebelião. (V.6, N.1, 2020)

24 de janeiro de 2020

Caminhos para a cidadania – como desenvolver valores na escola? (V.6, N.1, 2020)

23 de janeiro de 2020

Celebrando Emmy Noether: a mulher que quebrou regras e foi estudar matemática. (V.6, N.1, 2020)

22 de janeiro de 2020

Paradoxo do aniversário alienígena. (V.6, N.1, 2020)

21 de janeiro de 2020

O lado positivo da melodia e da harmonia negativa parte 2. (V.6, N.1, 2020)

20 de janeiro de 2020

Comunicando ciência através de imagens – parte 1. (V.6, N.1, 2020)

17 de janeiro de 2020

Ilhas de calor. (V.6, N.1, 2020)

16 de janeiro de 2020

O lado positivo da melodia e da harmonia negativa parte 1. (V.6, N.1, 2020)

15 de janeiro de 2020

Ciências naturais na escola – metodologia para a sala de aula (V.6, N.1, 2020)

14 de janeiro de 2020

A astronomia e a monarquia no Brasil. (V.6, N.1, 2020)

13 de janeiro de 2020
  • V.3, N. 1, 2017
  • V.3, N. 2, 2017
  • V.3, N. 3, 2017
  • V.3, N. 4, 2017
  • V.3, N. 5, 2017
  • V.3, N. 6, 2017
  • V.3, N. 7, 2017
  • V.3, N. 8, 2017
  • V.3, N. 9, 2017
  • V.3, N. 10, 2017
  • V.3, N. 11, 2017
  • V.3, N. 12, 2017

Potenciais usos e aplicações das técnicas de edição genética (V.3, N. 1, 2017)

27 de janeiro de 2017

Ecovilas: o que são (e o que não são)? (V.3, N. 1, 2017)

27 de janeiro de 2017

Febre amarela já tinha crescimento previsto em zona urbanas (V.3, N. 1, 2017)

27 de janeiro de 2017

Entendendo as técnicas de edição genética (V.3, N. 1, 2017)

25 de janeiro de 2017

Sobre dragões e fósseis (V.3, N. 1, 2017)

25 de janeiro de 2017

Metagenômica: além do evidente (V.3, N. 1, 2017)

23 de janeiro de 2017

Educação vem de berço! Será? (V.3, N. 1, 2017)

23 de janeiro de 2017

Brasil reduz taxa de mortalidade neonatal em 15 anos, mas fica longe das metas (V.3, N. 1, 2017)

23 de janeiro de 2017

Edição do genoma humano: um assunto urgente (V.3, N. 1, 2017)

23 de janeiro de 2017

Minha filha tem perna torta? (parte 1) (V.3, N. 1, 2017)

17 de janeiro de 2017

Epigenética: somos mais que nossos genes! (V.3, N. 1, 2017)

17 de janeiro de 2017

A ciência pelos olhos da profa. Dra. Flávia Cristina Nery (V.3, N. 1, 2017)

17 de janeiro de 2017

Mudanças à frente em direção ao acesso aberto de revistas científicas (V.3, N. 1, 2017)

17 de janeiro de 2017

Micro/macro: a união faz a força! (V.3, N. 1, 2017)

17 de janeiro de 2017

O inglês de Joel Santana: muito mais que um sotaque (V.3, N. 1, 2017)

17 de janeiro de 2017
  • V.2, N. 1, 2016
  • V.2, N. 2, 2016
  • V.2, N. 3, 2016
  • V.2, N. 4, 2016
  • V.2, N. 5, 2016
  • V.2, N. 6, 2016
  • V.2, N. 7, 2016
  • V.2, N. 8, 2016
  • V.2, N. 9, 2016
  • V.2, N. 10, 2016
  • V.2, N. 11, 2016
  • V.2, N. 12, 2016

Tecnologia e educação, o que temos por aí, professores? (V.2, N. 1, 2016)

28 de janeiro de 2016

Depois da COP21-Paris: o que fazer? (V.2, N. 1, 2016)

19 de janeiro de 2016
Skip to content