Revista

Revista Blogs Unicamp chega aos seus oito anos de trabalho | editorial n. 9 v.2

Autora

Ana de Medeiros Arnt

Chegamos ao nosso segundo número do ano e, junto a isto, nosso oitavo aniversário! O Projeto Blogs de Ciência da Unicamp e a Revista Blogs Unicamp chegam aos seus oito anos de trabalho, buscando divulgar uma ciência cada vez mais inclusiva e diversa!

Nosso projeto começou pequeno — como uma rede de 15 blogs, todos de pesquisadores da Unicamp. Atualmente somos mais de 100 blogs, em todas as áreas de conhecimento! A Revista foi lançada logo depois do projeto e, como já falamos, tinha uma dinâmica um pouco diferente de hoje. Uma vez que o projeto era bem menor, todos os textos da rede eram publicados na revista. Conforme anunciado no relançamento deste ano, reestruturamos a Revista e montamos um comitê editorial que seleciona e organiza os textos, convida cientistas que atuam fora da Unicamp, pensa de maneira mais estruturada em temáticas a fim de equilibrar a quantidade de informação por áreas de conhecimento, design, e divulgação nas redes sociais. Mas, aproveitando ser nosso aniversário, resolvemos fazer novas alterações na revista recém relançada! Sim! Nós não paramos de ter ideias novas e o comitê editorial que lute… (autocrítica! hehehe)

A partir deste número, teremos sempre o texto de uma cientista convidada, externa ao projeto, para falar de sua área de atuação. A convidada da vez é Julia Marcolan, que faz doutorado em física computacional e produziu um belíssimo texto sobre os desafios da ciência para mulheres hoje e ao longo da história. Mesmo com uma representatividade cada vez maior no campo científico, ainda existe um grande abismo de oportunidades e de condições de seguir a carreira acadêmica — dentro e fora do Brasil — e, sim, é preciso falar sobre isso!

Achamos interessante também, como estrutura de revista, inaugurar uma seção de Resenhas, destinada a explanarmos sobre livros, filmes, documentários, podcasts, aproximando debates teóricos, dicas e sugestões para nossos leitores. Este número traz a resenha do livro O Cérebro no Mundo Digital, lançado em 2019 pela Editora Contexto, de Maryanne Wolf. A centralidade da resenha versa sobre a questão “as pessoas leem menos em um mundo digitalizado?” com Maryanne Wolf defendendo a ideia de que o debate não é sobre quantidade, mas fragmentação da leitura, a partir de um mundo que passa, cada vez mais, por uma tela. A alteração no modo de leitura modifica aprendizados, imersão — ou leitura profunda, como a autora define — e, também, atenção na leitura em si.

Por fim, neste número, também optamos por ter textos mais longos e robustos, detalhando mais algumas temáticas. A ideia é dosar textos mais rápidos e leves, com outros que se aprofundem e tratem de assuntos com mais minúcias. Espero que gostem deste número que preparamos com carinho para vocês! Nós, por aqui, já lemos e relemos todos os textos e achamos que estão incríveis!!!

Boa Leitura

Sobre o editorial

O texto editorial é escrito por Ana de Medeiros Arnt, Editora da Revista Blogs Unicamp e Coordenadora da Rede Blogs de Ciência da Unicamp.

Ana de Medeiros Arnt é bióloga, Livre Docente em Ensino e Divulgação Científica, professora do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Unicamp. Pesquisa e da aula sobre História, Filosofia e Educação em Ciências, e é uma voraz interessada em cultura, poesia, fotografia, música, ficção científica e… ciência! 😉