Revista

Bolsas e produção científica no Brasil: os cortes orçamentários da CAPES

Muitas pessoas não compreendem o papel dos bolsistas na construção do conhecimento científico brasileiro. Em geral, costumamos chamar de “curso de pós-graduação” as etapas de formação que acontecem posteriormente a cursos de ensino superior. Qual o objetivo destes cursos e qual o motivo de termos bolsas de pesquisa?

Autores

Texto escrito pela Equipe Editorial do Blogs de Ciência da Unicamp

Muitas pessoas não compreendem o papel dos bolsistas na construção do conhecimento científico brasileiro. Em geral, costumamos chamar de “curso de pós-graduação” as etapas de formação que acontecem posteriormente a cursos de ensino superior. Qual o objetivo destes cursos e qual o motivo de termos bolsas de pesquisa?

Ao contrário do que muitos imaginam, as etapas de pós-graduação não são apenas etapas de “estudos” (no sentido de assistir aulas). Tanto o mestrado, quanto o doutorado, têm como objetivo a realização de uma pesquisa, dentro de um grupo de pesquisa, com um supervisor capacitado (um cientista cadastrado) em uma instituição de pesquisa — em geral, no Brasil, uma universidade.

E qual o motivo de estas pessoas ganharem uma bolsa? 

Aqui no Brasil, a verba destinada ao pagamento destas etapas de trabalho de pesquisa são bolsas. Infelizmente, não temos ainda este trabalho regulamentado e legitimado para obtenção de direitos trabalhistas, como férias, 13º salário, contabilização de tempo e contribuição para a aposentadoria e outros direitos. Isto mesmo que estás lendo: cientistas brasileiros ganham bolsas para desenvolver trabalhos de pesquisa e não há direitos trabalhistas para o desenvolvimento deste trabalho!

É bom lembrar que a pós-graduação (mestrado e doutorado) são etapas de formação que acontecem em pessoas que possuem uma idade acima de 21 anos, em geral. Neste caso, estamos falando de adultos, com responsabilidades financeiras a serem cumpridas (moradia, alimentação, saúde, transporte e outras contas pessoais). As bolsas financiadas por órgãos de pesquisa — como CAPES, CNPq, FAPESP e outras instâncias — exigem dedicação exclusiva. Ou seja, não é possível ter renda fixa em outros empregos quando se é contemplado com bolsa!

A bolsa não é um favor: é pagamento por trabalho prestado

Quando somos contemplados com uma bolsa, temos um prazo para cumprir determinadas etapas de uma pesquisa. No caso do mestrado, são 24 meses e, no doutorado, 48 meses. Ao longo deste tempo, integramos um grupo de pesquisa e atuamos diariamente em experimentos, trabalhos de campo, sala de aula, estudos teóricos, debates, palestras, conferências nacionais e internacionais, escrita de artigos científicos e a escrita da dissertação (no mestrado) ou da tese (no doutorado).

Estes trabalhos são simultaneamente individuais — pois temos tarefas diárias a serem cumpridas — e coletivas — pois integramos um grupo com uma linha de pesquisa coordenada por um supervisor.

Neste sentido, nosso trabalho, pago com bolsas, é cooperativo e integra uma produção que não é, nunca, isolada.

Além disso, cada grupo de pesquisa possui parcerias e convênios com outros grupos — seja na mesma instituição, ou instituições externas, aumentando as possibilidades de produção de conhecimento especializado.

Por fim, bom lembrar que mesmo com realização de trabalhos diários, o não cumprimento da tarefa final (dissertação e tese, muitas vezes com publicações de impacto), têm como punição a devolução de todo o valor da bolsa, dos meses pagos.

Quem paga bolsas?

Aqui no Brasil, bolsas de pesquisa são pagas majoritariamente pelo poder público. Uma das maiores mantenedoras da pós-graduação é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES. A CAPES é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros. Ou seja, é uma fundação que tem como tarefa, precisamente, fomentar a pesquisa brasileira diretamente, dentro do MEC. Uma das formas mais diretas de fomento à pesquisa brasileira é o pagamento de bolsas!

As bolsas, todavia, não são pagas de qualquer forma. Para recebê-las são necessários vários pré-requisitos! Por exemplo, o programa de pós-graduação precisa estar bem avaliado pela CAPES. Ou seja: publicar em revistas de qualidade, ter um corpo docente atuante na pesquisa, manter parcerias com outras instituições, possuir projetos de pesquisa aprovados em órgãos de fomento à pesquisa, etc.

Além disso, cada docente precisa também manter publicações boas e em quantidades altas. Isto é, não é possível adquirir boas notas em um programa de pós-graduação se somente um docente publica muito e os outros não.

Por fim, as pessoas que recebem bolsas foram aprovadas em um processo seletivo, com provas, entrevistas, escrita de projeto de pesquisa, análise de currículo, análise de renda e, também, análise das condições de atuar na vaga de pesquisa que se está pleiteando.

As bolsas não são distribuídas aleatoriamente!

Há um rigoroso processo de seleção para ganhar este pagamento. Lembrando, novamente, que após tudo isto, durante o tempo de trabalho o indivíduo não possui direitos trabalhistas básicos, como fundo de garantia, 13º, tempo de aposentadoria e férias… As bolsas CAPES, além disso, estão sem reajuste de valor há 10 anos.

O investimento em ciência tem retorno para a sociedade?

Primeiramente, é importante ressaltar que “investir em ciência” diz respeito a muita coisa. Existe seleção de projetos que contemplam compra e manutenção de recursos (equipamentos, insumos, materiais de laboratório, livros, pagamento de diárias para trabalho de campo e execução de serviços específicos e especializados, etc.). Neste caso, o orçamento é de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP, FAPERJ são alguns exemplos) ou das instituições (que podem ter verbas internas para financiar pesquisas, mas normalmente com um valor baixo).

O espaço físico dos laboratórios em que são feitas as pesquisas; o salário dos cientistas, supervisores e orientadores que coordenam a pesquisa, é, principalmente, das universidades e das instituições de pesquisa (como museus, Embrapas e outros centros nacionais, ou estaduais, como o Instituto Butantan, por exemplo). Ou seja, o orçamento destinado ao espaço físico, salário e estrutura é, neste caso, das instituições.

As bolsas, que são pagas (como já dissemos anteriormente) por agências de fomento majoritariamente, sustentam o trabalho dos pesquisadores orientados por estes cientistas nestes espaços.

Dito isto, quanto nosso país investe em ciência?

No Ministério da Ciência e Tecnologia, tivemos um orçamento de 11,6 bilhões de reais em 2013. Este valor teve uma drástica redução em 2016, passando para menos da metade deste valor, com 5,5 bilhões de reais. No ano de 2021, em plena pandemia, tivemos um valor de 1,85 bilhões de reais. Cerca de 16% do orçamento de 2013!!!

Em 2021, tivemos a notícia de cortes no Fundo Nacional de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (FNDCT). Este fundo, conforme diz a Revista FAPESP, é a “principal ferramenta de financiamento à pesquisa e à inovação do governo federal, ele é abastecido com receitas de segmentos da economia – como petróleo, energia, saúde, biotecnologia –, recolhidas para os Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia. Em abril, ao sancionar o orçamento de 2021, o governo manteve o bloqueio de parte expressiva dos valores do FNDCT, ignorando a lei aprovada pelo Congresso em 2020 que proibia novos contingenciamentos”.

Os cortes na ciência não são recentes, nem poucos. O que muda neste momento?

O que foi anunciado ontem, pela CAPES, é sobre o último corte, realizado através do Decreto n° 11.269, de 30 de novembro de 2022, assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro e pelo Ministro da Economia Paulo Guedes.

Neste comunicado oficial, a CAPES anuncia que o decreto inviabiliza o pagamento de 200 mil bolsistas e 14 mil residentes em todo o país. Além disso, afirma que a verba já estava empenhada, isto é: reservada para este pagamento.

São 214 mil pessoas que ficarão sem o pagamento, pelo serviço executado no mês anterior, sem aviso em tempo hábil para que tomem qualquer providência e atitude. Tendo em vista os cortes orçamentários já executados em grande parte das universidades públicas, em especial as federais, torna-se inviável uma resolução de emergência para salvaguardar a sobrevivência destas pessoas, com dignidade, neste final de ano.

Estamos vivendo um momento de extrema precarização propositalmente ordenada pelo executivo nacional. São trabalhadores que, durante a pandemia, seguiram produzindo conhecimento, atuando na linha de frente em hospitais, diagnósticos, pesquisa sobre os vírus, sobre a educação, sociedade, comunidades afetadas pela pandemia.

Foram profissionais que, ao longo dos últimos anos, nunca se eximiram de atuar para que os efeitos da pandemia fossem o menor possível em todas as áreas de conhecimento. E, mesmo assim, sofrendo golpes, falta de reajustes e adversidades de maior ou menor risco individual e coletivo – seguiram produzindo conhecimento científico e tecnológico.

Agora, o que vemos, é mais uma tentativa de jogar às trevas um grupo enorme de pessoas que já atuava, mesmo com uma qualificação imensa, de forma extremamente negligenciada, sem salários compatíveis com a realidade brasileira e sua formação especializada.

Existe verba para pagar estas bolsas?

A verba já estava empenhada – o que quer dizer que existia dinheiro reservado para isto. De qualquer forma, ao que tudo indica, temos dinheiro para enfrentar este pagamento, sem cair na Lei de Responsabilidade Fiscal. Faltaria, no caso, disposição para tanto, tal como pode ser lido aqui e aqui.

Nosso posicionamento no Blogs Unicamp

Viemos aqui, neste documento, ressaltar nosso apoio incondicional à ciência brasileira e ao serviço prestado, de extrema qualidade, por todos os bolsistas de pós-graduação deste país. Pessoas que não se eximem de suas tarefas e responsabilidades frente às adversidades, que têm lutado pela continuidade dos trabalhos dentro de centros de pesquisa e universidades, que vem atuando, mesmo com pagamentos que não garantem a subsistência de si próprios e de suas famílias.

A ciência brasileira não vive de favor, não está pedindo por caridade: está pedindo seu valor justo de contribuição, frente a serviços prestados ao país e à população brasileira. A comunidade de divulgação científica, da qual fazemos parte com orgulho e admiração, não se eximirá de expressar todo o seu apoio e parceria nesta luta pela continuidade — e melhoria — de condições de trabalho dignos para nossos colegas.

Onde estão os valores empenhados para o pagamento das bolsas CAPES?

Até quando veremos a ciência brasileira sendo negligenciada, enquanto a desinformação toma postos de poder em nosso país?

Juntos, pela ciência, pelos cientistas, por um país que acredita e luta por um espaço de justiça e vida digna, embasados pela produção científica nacional, nós do Blogs Unicamp, seguiremos.

Equipe Editorial Blogs Unicamp

 

Quer contribuir e assinar também?

Assine o formulário

Instituições e organizações de ciência e Divulgação Científica

Rede Análise

Todos Pelas Vacinas

Assinam Também:

Adriana Bernardes de Jesus Mestranda em Agroquímica – IF Goiano Campus Rio Verde
Adriana Lippi Mestranda no Programa Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia do Mar da UNIFESP
Adriana Rocha Bruno UNIRIO
Adriana Varani Pedagoga/UNICAMP
Adriane Teresinha Sartori Doutorado – UFMG
Ailton Gonçalves Rodrigues Junior Universidade Federal de Uberlândia
Alberto Mulangui Camundongo Hungulo UNILAB
Alexandra Boing professora da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva
Alexsandro Cosmo de Mesquita Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP
Aline Arantes de Oliveira IF Goiano – Rio Verde
Aline Carvalho Engenheira Civil – UFRJ e Fundadora da STEM For Girls
Aline Novais Doutoranda em Astronomia pelo Observatório do Valongo, UFRJ
Alison Rocha de Aragão doutorado/UFERSA
Amâncio Romanelli Ferreira Doutor em Ciências Biológicas – UFRGS
Amanda Fonseca Perestrelo Ciências Biológicas – UNICAMP
Amanda Guimarães Cardoso Bióloga – Universidade Federal de Mato Grosso
Ana de Medeiros Arnt Professora do Instituto de Biologia da Unicamp
Ana Júlia Costa Chaves Silva Mestre em Educação. Universidade Federal de Sergipe
Ana Lúcia Guedes Pinto Unicamp
Ana Lucia Lana Nemi Doutora em Ciências Sociais, Unifesp
Ana Maria Comini Curi Arquiteto PUCC
Andre Cezar Pugliesi da Silva Doutorando em física – Instituto de física da USP (IFUSP)
André Damasio Bioquímico; IB-UNICAMP
Andre Giles Doutorado em ecologia – Unicamp
André Lengert Doutorando – Biologia Molecular UNIFESP
André Roman Balbi UNICAMP
Andrea de Souza Almeida Doutora na ECA USP
Andrea Fonseca Pedagogia Univesp
Andréa Hamminni Pires da Silva Avila Franquetto UENF
Andréia Teixeira Doutoranda em Letras da PUC Minas
Anelise Beneduzi da Silveira Bióloga, Dra genética e biologia molecular UFRGS
Anna Palma Doutorado UFMG
Anthony Jhoao Fasabi Flores UNICAMP
Antonio Augusto Passos Videira Doutor em Filosofia/Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Antonio Miguel Professor universitário Unicamp
ATILA HENRIQUE SILVA SOUZA CIENCIAS BIOLÓGICAS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Áurea Maria Guimarães Professora Doutora da Faculdade de Educação da Unicamp
Beatriz Marinho Hörmanseder Bióloga, mestre em Geociências e doutoranda na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Bethina Stein Meatrado em andamento – UNICAMP
Bianca Ninzoli Marques Jornalista Universidade Mackenzie
Bruna Navarone Santos Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde (PPGEBS/IOC/Fiocruz)
Bruno dos Santos Pedregosa UFRGS
Caio Henrique Moura de Almeida Letras, UFMG
Camila André Cazarin Universidade do Vale do Itajaí
Camila Roberta da Silva Ribeiro Ciências biológicas -UENP
Camille Bropp Cardoso UFPR/Unicamp
Carina Maria Vela Ulian Doutoranda em Biologia Animal pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
CARLA MARIA DA SILVA DIAZ Pós-graduação Unicamp
Carlos Alexandre de Oliveira Latini Comunicação Social_Faculdade da Cidade ( RJ)
Carlos Alfredo Joly Biólogo UNICAMP
Carolina Frandsen Pereira da Costa ilustradora, doutora em biologia celular e estrutural pelo Instituto de Biologia – Unicamp.
Caroline Brandao Teles Rodrigues Bióloga, Unicamp
Carollina Martins de Paiva Ribeiro Doutoranda na Faculdade de Educação da UNICAMP
Cesar Augusto Gomes Mestrando – Labjor/IEL/Unicamp.
Cesar da Mota Marcondes Pereira Economia PUC-SP
Cintia Carolina Aguilera Ramos UNICAMP
Claudia Lemos Vovio Unifesp
Cláudia Tavares Alves Professora substituta da UFSC
Claudia Wanderley Pesquisadora Permanente do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da UNICAMP
Claudiana Viana Godoy Doutoranda em Geografia, UFPA
Claudio Cavalcanti Muniz da Rocha IFCE – Tecnólogo em Hotelaria
Cristiane Checchia Doutora em Letras / docente UNILA
Cristiano Ruiz Engelke Cientista social FURG
Cristiele de Almeida Vieira Ufrgs
Cristine Nobre Nunes educação – UNICID
Daniel da Silva Silveira Doutor em Educação em Ciências; Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Daniel dos Santos Unicamp/ Doutorado em Linguística Aplicada
Daniel Martins de Souza Professor do Instituto de Biologia da Unicamp
Daniela Gonçalves Mattar Arquiteta e tecnologista, CDS – UnB e MCTI
Daniervelin Renata Marques Pereira doutorado, UFMG
Davi de Castro Gomes Bacharel em Biotecnologia – Unicamp
Dr. Eduardo Cardoso Braga Doutorado pela Unversidade Católica de São P|aulo (PUC/ SP). Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP
Edenilson de Sousa Mestrando em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Floriano
Eduardo Akio Sato Mestre em Física pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” – Unicamp. Divulgador de Ciências no Instituto Principia.
Eduardo Miranda Professor do Instituto de Física da Unicamp
Eliane Barbosa da Silvia Pós-doutorado, Ufal
Eliézer Cândido Nascimento História IFG-CAMPUS GOIÂNIA
Elizabeth Bilsland professora do Instituto de Biologia da Unicamp
Ellen de Lima Souza UNIFESP
Eloisa Antunes Maciel Doutoranda Uel
Emerson Andrade Ferreira dos Santos Bacharel e Mestre em química pela Unicamp
Emerson Cerqueira Ribeiro Universidade Federal do Recôncavo Baiano
Erica Mariosa Moreira Carneiro Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin UFC
Evandra Grigoletto UFPE
Evandro Noro Fernandes Ciências Econômicas Universidade Federal de Santa Maria
Fabiana Gorricho Costa Mestre em Produção Vegetal (FCAV/UNESP) PROFESSORA DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL II)
Fabiana Quoos Mayer Doutorado e UFRGS
Fabrício Moreira Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
Fabrício Souza Campos Dr em Virologia, UFRGS
Felipe Campelo PhD (Systems Science and Informatics, Hokkaido University); Professor Associado de Ciência da Computação, Aston University.
Felipe Cassaro Frazatto Nivel superior, Unicamp
Felipe de Carvalho Mattei Educação Puc Campinas
Felipe Gustavo Dias Ciências Econômicas – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Felipe Mujica Doutorado – Universidade de São Paulo
Fernanda de Araujo Silva Arquitetura e Urbanismo – PUC Campinas
Fernanda Lopes de Figueiredo Biológa, doutoranda em Biologia Molecular e Morfofuncional Mo
Fernanda Sueko ogawa Ciências biológicas – unesp/ Rio claro
Fernando Bonin Okasaki Aluno de doutorado – Unicamp
Fernando Luiz Fogliano posdoc Unesp
Flavio Antonio Maës dos Santos Biólogo – UNICAMP
Flávio da Costa Gonçalves Mestre em ciências (USP) – Traços Científicos
Francisco De Arruda Machado IB – UFMT, Prof. Aposentado.
Gabriel Gonçalves da Silva Graduação – Unicamp
Gabriel Oliveira dos Santos Doutorando em Ciência da Computação
Gabriela Aparecida Novaes Estudante de graduação da Unicamp
Gabriela Brasci Berro Doutoranda em Ecologia, UNICAMP
Gabriela Castellano física, IFGW/UNICAMP
Geovanna Rosa Graduada em Direito pela PUCRS
Giane Silva Higino Química – Doutoranda UNIFESP
Gildo Girotto Junior Professor Doutor do Instituto de Química da Unicamp.
Giovana Dantas Bióloga – IPVDF
Guilherme Antonio Menezes Cereço Licenciarura em Ciências Biológicas – IB
Guilherme do Val Toledo Prado Pedagogo/Unicamp
Guilherme Francio Niederauer Superior Completo (Biologia) – UNICAMP
Guilherme Gonçalves Costa Doutorando em Química do Instituto de Química da Unicamp
Guilherme Taiyu Makiyama Senac Santo Amaro
Gustavo Burin Ferreira Doutor em Ecologia pela USP. Posdoc no Museu de História Natural de Londres
Gustavo Hiroaki Shimizu Biólogo/Unicamp
Gustavo Shintate CIÊNCIAS DO MAR / UNIFESP
Heitor Lopes Sartori Graduação em Biologia – UNICAMP
Helcira Lima UFMG
Helena Ansani Nogueira Mestranda em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/IEL – Unicamp)
Henrique Ims Bortolozo Educação física – Doutorado em Tocoginecologia FCM Unicamp
Henrique Sá Earp Matemático | IMECC-Unicamp
Hilário Fernandes de Araujo Júnior Estatística – Unicamp
Humberto Ribeiro de Souza Mestre em Física pelo Instituto de Física São Carlos da USP
Iara de Araujo Capucho Bióloga – UFES
Iara Regina Fricke Matte Pos-doutorado – UFMG
Inês Petrucci Livre Docente em Educação Escolar – UNICAMP
Irene Rabelo Moreira Rodrigues Assistente Social Fac Anhanguera
Isaac Negretto Schrarstzhaupt Professor/tutor no ICEPi/ES
Isabel F C Bloise Letras PUCRS/ Biotecnologia IFRS / Toxicologia Analítica UFFCSPA.
Isabela Viotto Conti Bacharel em biologia pela UNICAMP
Ítalo Chaud Engenheiro Civil – Universidade de Franca
Itamar Ferreira |Unicamp
Ivana Elisa Fricke Matte Rebello Psicóloga – USP
Ivana Lima Regis Psicóloga UFJF
Jacqueline Leirner Bacharelado em Artes Plásticas
Jara Lourenço da Fontoura PROFESSORA/FURG
Jessica Patricia Soares Jornalista (Ulbra) e Mestre em Comunicação (UFRGS)
Jhordan Silveira de Borba Mestrando em Física – UFRGS
João Eduardo Levandoski Mestrando em Engenharia Química – Unicamp
João Márcio Maciel da Silva Junior UFRJ
João Victor Palermo Guimarães Gianecchini Graduado e mestrando em Direito pela Universidade de São Paulo
João Vitor de Alcantara Viana Doutorando – Unicamp
Joelso dos Santos Peralta Nutricionista e Doutorando no PPG Farmacologia e Terapêutica – UFRGS
Joice Cruz Jatobá Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia
Joice Ferreira de Queiroz Doutora UFMS
Jórdan Fares Sampar Biomedicina e USP
José Alexandre Gomes Marino Jornalista, formado na Universidade Católica de Minas Gerais
José Batista de Barros UFPE
José Felipe Teixeira da Silva Santos Licenciado em Ciências Biológicas – Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-UNICAMP)
Jose Luiz Proenca Modena Professor doutor, Instituto de Biologia, Unicamp
José Marcos Dias Ferreira Júnior Licenciatura em Ciências Biológicas, UNICAMP/Instituto de Biologia
Judil Marrupe UFSC
Julia Coelho de Souza Doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas/ Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar – UFSC
Julia Dall’Anese Médica Veterinária, Universidade Federal do Paraná
Juliana Cristina Monteiro Righetto Mestranda pela Universidade Estadual de Londrina
Juliana de Souza Peçanha UFMS
Juliana Klostermann Ziemmer Doutoranda em Biologia Vegetal – UNICAMP
Juliana Rodriguez Camacho Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática. IFGW- Unicamp
Júnior Leandro Gonçalves Professor/Unifesp
Karina Bruno Lima Mestre e bacharel em Geografia pela UFRGS
Karla Saraiva Doutora em Educação – UFRGS
Katia Morosov Alonso Doutora em Educação/UFMT
Kayol Soares Mayer Doutorado em Engenharia Elétrica/UNICAMP
Klaus Ramalho von Behr Doutorando CDS UnB
Larissa Brussa Reis Doutora em Genética e Biologia Molecular, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Larissa da Silveira Verona Mestranda – Universidade Estadual de Campinas
Laura Aguiar Leal Graduanda em Biologia Unicamp
Laura Frata Bertazolli graduada pela Unicamp
Laureci Ferreira da Silva Universidade Federal da Bahia
Lavínia Schwantes Instituto de educação, FURG
Layla Oliveira de Moraes Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática – Unicamp e Técnica em Assuntos Educacionais – Unifesp.
Leandro R. Tessler Professor IFGW – Unicamp
Leandro Schlittler Doutorando Faculdade de Ciências Médicas Unicamp
Leonardo Oliveira Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, UNICAMP
Leticia Alexandre Estudante de graduação da Unicamp
Liane Laars Clemente Arquitetura e Urbanismo – FAU UFRJ
Lilian Cristina Gomes do Nascimento Fisioterapeuta, Dr em Promoção de Saúde. Unifran
Lívia Okuda Santos Farmácia – Unicamp
Lovaina Ribeiro Mestre UFSM
Luana Lopes Amaral Doutora em Linguística e professora da UFMG
Lucas Arantes Zanetti Doutorando em comunicação – UNESP
Lucas Oliveira Maia Biólogo, doutor em Ciências Médicas (Unicamp), pós-doutorando Neurociências (UFRN)
Lucia Carla Oliveira Santos Uesb
Lucia Wong PPG LETRAS e TRADUÇÃO/FFLCH/USP
Lucila Pesce Dra. Em Educação, PUC-SP
Luís Fernando Tófoli professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Luiz Bento Doutor em Ecologia – Fundação Cecierj
Luiza Gabriella Dias de Araujo Superior – Unesp
Magda de Abreu Vicente Furg
Maíra de Oliveira Valadares Psicologia UNB
Manolo Trindade Quintilhan Ecología, IB
Manuela Serpeloni Mestranda – Universidade Estadual de Londrina
Mara Regina Lemes De Sordi UNICAMP
Marcela T. Miranda Doutoranda em Agricultura Tropical e Subtropical, IAC
Marcelo A. Mori Biomédico, UNICAMP
Marcelo Firer Professor, Imecc – Unicamp
Marcelo Monge Egea Pesquisador de Pós-doutorado, Instituto de Biologia, UFU
Márcia Aparecida Jacomini Unifesp
Marcia Cançado Doutorado UFMG
Márcia Rodrigues de Souza Mendonça Doutora em Linguística, Professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP)
Marcio Baldissera Cure Bel em Gestão Ambiental (UNIPAMPA), MSc em Ecologia (UFSC)
Marco Aurélio R Vinolo USP
Marcos Dhionatan Félix Agostinho Ciências Biológicas – UFMT
Marcus Alexandre Nunes Doutor em Estatística – UFRN
Marcus Vinicius de Oliveira Latini Médico Veterinário formado pela UFF
Maria Auxiliadora da Silva Lobão Ciências Sociais – UFBA
Maria Clara de Lacerda Werneck Matemática – PUC-Rio
Maria Clara Hallal Doutorado em História – UFPEL
Maria Clara Rodríguez Sosa Bióloga e mestranda do Programa de Ensino de Ciências e Matemática – UNICAMP
Maria Cristina de Fátima Pires dos Santos Superior completo UFRJ
Maria Cristina Ribeiro Colferai Gallinari Adm-
Maria Dolores Fortes FORTES ALVES Doutorado PUCSP
Maria Helena Silva Soares Doutora em Filosofia pela UERJ e professora substituta de Filosofia no IFRN Mossoró
Maria José Mesquita Geologa, Unicamp
Maria Luísa Neri Campos Ciências Biológicas (em formação) na Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá
Maria Luiza de Oliveira Doutoranda Pecim – PPG Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
Maria Silvia Viccari Gatti Presidente da Associação de Docentes da UNICAMP
Mariana Seffrin Doutoranda em Ciências Humanas pelo PPGICH- UFSC
Mariangela Baccili Zanotto Psicologia PUCCampinas – SP
Marielle Cristina Schneider Ciências Biológicas, UFMT
Marina Fontolan Doutora em Política Científica e Tecnológica, Universidade Estadual de Campinas (DPCT/Unicamp)
Marta de Almeida Doutora História USP
Marta de Souza Vieira Gestao de Cooperativas- UFNT
Martin Pareja Professor – Instituto de Biologia UNICAMP
Marx Oliveira Lima Doutor em Biotecnologia – UFPE
Mateus Ramos Vendramini Graduação em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Mateus Rodrigues Mestrando em Geofísica/ Observatório Nacional
Mauricio Garcia Geologia – UFPR
Maurílio Bonora Junior Mestre e Doutorando em Genética e Biologia Molecular no Instituto de Biologia da Unicamp
Mellanie Fontes Dutra Professora da escola de saúde da Unisinos
Miguel Leonel dos Santos Gestão em Recursos humanos
Monica De Bolle Senior Fellow, Peterson Institute for International Economics
Monique Lima dos Santos Universidade federal de Alagoas
Monique Maianne da Silva Doutoranda na Universidade de São Paulo
Myllana Aguiar da Silva Lourenço Licenciada e Mestranda em Filosofia – UFMT
Natália Canhete de Moraes Doutorado em Química – UFMS
Nataly Vicente Ferreira UNIFESP
Nicolly Salomão Ferreira Arquitetura e Urbanismo, Unicamp
Norma Wucherpfennig Profa. Ma. CEL/ Unicamp
Omar Dias Lacerda Ufms
Pamella de Almeida Doutoranda em Linguística Aplicada na Unicamp
Patrícia Cristiane Gibbert Graduanda de Medicina – UFMT Cuiabá
Patrícia Maria da Silva Merlo UFES
Patricia Votto Gomes pós graduação UFSC
Paula Penedo P. de Carvalho Jornalista na Unicamp
Paula Pereira Scherre Doutora em Educação. Universidade Estadual do Ceará
Paula Valente Doutorado – PUC Rio
Paulo Britto UFBA Engenharia
Paulo Victor Fernandes Oliveira Bacharel em Relações Internacionais – Universidade Salvador (UNIFACS)
Pedro Moraes Vieira Veterinário UNB
Peter Stoltenborg Groenendyk Professor Doutor – Universidade Estadual de Campinas
Phelipe Lins de Moura Educação Física, UFAL
Priscila Faulhaber Barbosa UNICAMP
Rafael Bento Soares Doutor em Biologia Molecular, Pesquisador no Grupo CEDiCiências/Unicamp
Rafael de Oliveira Lattanzi Vaz Doutor – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
Rafael Francisco Alves Graduando em ciências sociais – Ufal
Raphaella Fernandes Garcia Borges Bacharel em Arqueologia – Universidade Federal do Rio Grande
Raquel Lima de Abreu-Aoki UFMG
Rayssa Karla Silva dos Santos Ufal
Regina Paula Matos Soares UFRJ
Régis Moreira Ferreira Ecologia unesp
Renata Cabrera Professora da UFMT
Renata Silva Souza USP-ECA
Renato de Andrade Fernandes Universidade Federal do Amazonas
Ricardo Bruno Ajonas Rocha Bacharelado em quimica tecnologica – UFMS
Rita Bueno 2 grau completo
Rita de Cássia Grecco dos Santos Socióloga – FURG
Roberta Lopes Drekener Química Industrial (UFSM), Mestre em Química (UFSM), Doutora em Ciências (Unicamp).
Robson Assis Colares FEEC, Unicamp
Rodrigo barbosa kloss Agronomia ufla/ botânica ufla/ ecofisiilogia vegetal ufmg
Rodrigo Tenório Gomes Pereira Biólogo e Doutorando em Biologia Celular e Molecular Aplicada – Universidade de Pernambuco (UPE)
Rômulo Leão Silva Neris Doutor em ciências – UFRJ
Ronier Pauletto Gutierrez Graduando em Sistemas para Internet – UFSM
Rosana Campos Publicitária- Faculdades Integradas Alcântara Machafo FIAM
Rosana Matos de Morais Ciências biológicas Ufsm
Rosangela Bernabé Mestre, Unicamp
Roseana Avila Passos Mestranda em Educação em Ciências – FURG
Rubens Koloski Chagas Ecologia – USP
Rubens Pasa Professor Doutor, Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba.
Sabrina Antunes Vieira Dra. Qualidade Ambiental Feevale
samuel camilo da silva UEL
Samuel Rocha Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Unicamp
Sandra Eliza Fontes de Avila Professora, Instituto de Computação, Unicamp
Sandra Marcia Muxel Biomedica, Universidade Estadual de Londrina
Sheila Salgado ERRJ
Silvia Altoé Falqueto Bióloga, UFMT
Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa Historiadora da Ciência/UNICAMP
Sueli Mendonça Netto Doutora em Psicobiologia pela USP
Tanise de Oliveira Flores Ciências Biológicas Licenciatura – FURG
Tayna Mioni Nakamura Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática – IFGW / Unicamp
Thais Aparecida Dibbern DPCT – Unicamp
Thaís Fernanda Carvalho Bechir Letras – UFMG
Thais Mamede Soares Mestranda em Desenvolvimento Sustentável – UnB
Thais Ruchdeschel Enfermeira pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Thamara Ingrid Vitor da Silva Graduação em biologia na UFMT
thayanepatusco@gmail.com Arqueologia UFRJ
Thiago Lopes Araujo Mestre em Letras – USP
Tomas Magalhães Torres Oliveira Granduando UFMG
Vâner Lima Silva Doutorando em Educação – Universidade Cidade de São Paulo / Tecnólogo em Gestão Pública IFSP
Vanessa Lee Psicóloga USP e UNIFESP
Vânia Alves Martins Chaigar Doutora em Educação – Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Victor Guida Doutorando em Arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ
Viridiana Simões Bueno Medica. FMUSP
Vitória Aparecida Santos Ferreira Bacharelado em Matemática, UNICAMP
Viviane Maria Heberle Profa. Titular UFSC
Viviane Silva de Souza Doutoranda em Química pelo Instituto de química Unicamp
Vivianne Lins Ebrahim Morcerf Mestra em Pesquisa na Área da Saúde. Ifal.
Yngrid Almeida do Nascimento Ciências Biológicas – UNICAMP
Yunelsy Nápoles Alvarez Doutora em Matemática-ime usp

Como citar:  

 

Sobre a imagem destacada:

Elementos disponibilizados por Canva Pro. Arte por Clorofreela.