Revista

Porque o ângulo da ligação tetraédrica é 109°?

imagem de molécula estilizada, em 3D
Como podemos obter o ângulo da ligação tetraédrica? Conheça o processo matemático por trás desse intrigante mistério da Química!

Zero

Na minha última aula de Química Geral (já contei que estou cursando Licenciatura em Química?), vimos sobre ângulos de ligação entre átomos e os nomes que essas geometrias recebiam.

No caso das geometrias planas (linear e trigonal planar), era fácil entender porque os ângulos de 180° e 120° apareciam (dividir um círculo de 360° em 2 ou 3 partes).

Na geometria bipiramidal trigonal o raciocínio segue parecido, basta enxergar um trigonal planar combinado com um linear, justificando os 120° e 180°.

Na geometria octaédrica “vemos” um monte de ângulos retos, então é fácil entender porque os ângulos de 90°.

Contudo, você percebeu que pulamos a geometria tetraédrica?

É dito que para ela o ângulo de ligação é de 109°… mas porque?

Você pode até justificar dizendo que é o ângulo que faz o maior afastamento entre os átomos… mas porque 109° e não 112° ou 106°?

Na minha última aula de Pré-Cálculo para professores de Química (agora digo minha aula, pois era eu que estava ministrando), fazia a revisão dos conteúdos das aulas anteriores, e após tratar logaritmos, quis revisar de uma forma mais prática funções trigonométricas. Então passei esta geometria molecular e propús algo divertido para a turma.

Se alguém ali, nos próximos 40 minutos, conseguisse mostrar porque aquele ângulo é de 109°, a turma inteira (que assinou a presença naquele dia), ganharia mais 0,5 na média. Detalhe: valia tudo o que estivesse ao alcance da turma, desde pesquisar na internet, no chat-gpt, procurar professores ou veteranos pra responder, mas eles deveriam ser capazes de “explicar” porque são 109°.

(Isso significa que poderiam ser utilizados recursos quaisquer da matemática, desde que quem fosse explicar, conseguisse entender o que está sendo feito. Sendo capaz de justificar todos os procedimentos adotados)

(Essa proposta colaborativa foi bastante motivadora e penso usá-la novamente na próxima aula de revisão, pois mesmo quem não precisava daquele 0,5 na média, tinha a intenção de querer ajudar o restante da turma)

Quase estourando o tempo, conseguiram encontrar a explicação e processá-la de um modo que justificasse o motivo 🙂

Ficou curioso para saber como encontrar esse ângulo?

Então mostrarei agora a resolução que esperava dos meus alunos (e que fiz para eles após a explicação de sua colega).

Comece imaginando um tetraedro regular:

Então vamos pegar uma de suas faces (por exemplo a base) e calcular o seu apótema (que seria a altura de uma aresta que divide o polígono em triângulos isósceles congruentes).

Como estamos procurando o ângulo, não faz mal escolhermos uma medida para os lados do triângulo, neste caso vou assumir que o triângulo tem lado 2. Agora sabendo que o ângulo interno do triângulo equilátero é de 60°, e que os triângulos internos são isósceles, então seu menor ângulo será de 30°. Logo o apótema A poderá ser descrito como:

tang(30°) = A/1 = A

Então vou calcular a altura de uma das faces do tetraedro:

Sabendo que seu ângulo interno é 60°, então sua altura H será:

tang(60°) = H/1 = H

Por fim, vou procurar descobrir o valor da altura X do tetraedro, utilizando o teorema de pitágoras nesse triângulo imaginário que criei, onde A é um dos catetos e H é a hipotenusa:

Temos que:

Tang(30°)² + X² = Tang(60°)²

Substituindo os valores da tangente de 30° e 60°, fica:

(√3/3)² + X² + √3²

X² = 3 – 3/9

X² = 24/9

X = √(24/9) = 2√6/3

Assim, sabendo que a altura do tetraedro é 3/2 e sua aresta vale 2, podemos expressar o valor do ângulo θ, como:

cos(θ) = (2√6/3)/2 = √6/3

θ = arccos(√6/3) ~ 35.26°

Retomando ao nosso problema, estamos procurando o ângulo de ligação α que vai do centro do tetraedro até seus vértices. Assim, essas ligações formarão triângulos isósceles, logo dois dos seus ângulos serão iguais. Mas já descobrimos que θ = arccos(√6/3), com isso basta fazer a diferença da soma dos ângulos internos de um triângulo para encontrar α.

α = 180° – arccos(√6/3) – arccos(√6/3) ~ 109.47°

Ufa! Acho que isso explica porque geralmente não vemos essa explicação 🙂

Sobre o autor

Podem me chamar de Zero, fiz Licenciatura em Matemática pela USP, Mestrado na UNESP sobre a aprendizagem de Pensamento Computacional, Doutorado na UNICAMP sobre a aprendizagem de Demonstrações Matemáticas, Especialização em Informática Aplicada à Educação no IFRJ e atualmente sou docente de Matemática e curso Licenciatura em Química, ambos no IFRJ.

Como citar:

SILVA, Marcos Henrique de Paula Dias da. (2023). Porque o ângulo da ligação tetraédrica é 109°? Revista Blogs Unicamp, V.9, N.2. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/revista/2023/11/29/porque-o-angulo-da-ligacao-tetraedrica-e-109/
Acesso em dd/mm/aaaa.

Sobre a imagem destacada:

Imagem disponível no Freepik, editada por Clorofreela.