Assombração, demônio ou Ciência? A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam “realidade”.

Você está dormindo em sua cama… de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer… “o que está acontecendo?” você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto.

Enquanto isso acontece, você nota algo diferente. Então percebe: não está sozinho.

Pior, uma presença com forma humana esmaga seu peito. E ela é má.

Você acordou no mundo dos sonhos, e não há nada que possa fazer a respeito.

John_Henry_Fuseli_-_The_Nightmare.JPG

The Nightmare, por John Henri Fuseli

A cena acima é assustadora e adaptei de um excelente artigo que acabei de ler na revista Wired. Não foi retirada de algum script de filme de terror, trata-se da descrição padrão de uma condição médica real: a Paralisia do Sono.

Vocês devem estar se perguntando porque eu, um biólogo molecular, resolvi escrever sobre um tema completamente fora de qualquer coisa que eu já tenha estudado, certo?

Simples, essa cena exata aconteceu comigo alguns anos atrás e esse fenômeno estranho acontece com uma porcentagem estimada de 50% da população pelo menos uma vez na vida. No meu caso acabei acordando uma das pessoas que dividia a casa comigo com meus gritos, depois que a paralisia passou (história real).

Não sabia o que tinha acontecido e não consegui dormir em seguida. Por MUITO tempo aquilo ficou na minha cabeça (o fato aconteceu na metade de 2004), mas resolvi deixar para lá até dar de cara com o artigo que mencionei e arrepiar ao ler a descrição que adaptei no começo desse post.

O que é?
A Paralisia do Sono é caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer. Também é conhecida como Atonia REM por estar diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do nosso sono REM, a fase do sono em que ocorrem nossos sonhos mais vívidos. Durante esta fase os olhos movem-se rapidamente (em Inglês, rapid eye movement) e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.

Como é sabido, nosso cérebro paralisa os músculos durante essa fase do sono para prevenir possíveis lesões pelo fato de algumas partes do corpo poderem se mover durante o sonho (principalmente ao sonharmos que estamos caindo ou quando damos uma porrada na parede). Quando acordamos subitamente o cérebro pode “não perceber” e o estado de paralisia não é desativado.

O resultado vocês já devem prever: a pessoa fica consciente mas incapaz de se mover. Para piorar o cenário de desespero esse estado pode ser acompanhado pelas chamadas alucinações hipnagógicas, que envolvem imagens e sons, características dessa condição.

Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas (tenho certeza que vai ter muita gente reclamando nos comentários).

Os sintomas (adaptado da Wikipedia)
Paralisia: ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar (no meu caso eu gritava, gritava e não saía som algum da minha boca), e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração.

Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou ouvir sons estranhos. As alucinações parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.

Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos (comigo foram uns 2 minutos, mas pareceu uma eternidade) e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas (não tenham dúvida disso, eu fiquei aterrorizado de verdade).

Pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Já foi sugerido que ela esteja relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.

Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:

  • Dormir de barriga para cima;
  • Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono;
  • Stress elevado;
  • Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém;
  • Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio; a indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido;
  • Sono induzido através de medicamentos, como anti-histamínicos
  • Uso recente de drogas alucinógenas (essa era fácil de imaginar que estaria na lista)

PS: se eu respondesse essa lista na época, só não me encaixaria nos dois últimos itens. E eu ainda ficava imaginando os motivos de eu ter passado por essa péssima experiência…

Referências Culturais

pisadeira.jpgExistem diversas manifestações culturais em muitos países diferentes que tratam do fenômeno da paralisia do sono, havendo até uma representação em nosso folclore, uma criatura chamada Pisadeira.
Na cultura Hmong, é descrita uma experiência chamada dab tsogou ou “demônio apertador”. Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito.
No Vietnã, chama-se ma de, que significa “segurado por um fantasma”, sendo que muitas pessoas acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas, causando a paralisia.
Na China, são as guǐ yā shēn ou guǐ yā chuáng (por favor, não me perguntem como pronuncia), o que pode ser traduzido literalmente como “corpo pressionado por um fantasma” ou “cama pressionada por um fantasma”.
Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como kanashibari, que significa literalmente “atado ao metal”.
Na cultura popular húngara é chamada lidércnyomás (“lidérc pressionante”) e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como aparições, bruxas ou fadas.

Quem tiver maior interesse nesse fenômeno, sugiro a leitura de um excelente artigo de revisão que saiu no periódico The Psychologist agora em Agosto.

Alguns de vocês podem estar se perguntando algo como “O que fazer se acontecer comigo?”, visto que quem escreve esse artigo já passou pela situação descrita, e talvez possa falar algo para ajudar.

Minha resposta? Tentem ficar calmos, e torçam para acabar logo. De verdade.


Alguém mais passou por essa experiência? Compartilhe nos comentários!

1.293 comentários em “Assombração, demônio ou Ciência? A Paralisia do Sono: quando seus pesadelos se tornam “realidade”.”

  1. Affffffff!!!!! denovo está acontecendo. Desta vez um surto e sequência. Reparei que está acontecendo quando estou com muito sono e cansado. de ontem p/ hoje não estava conseguindo dormir, mesmo assim ainda com um pouco de sono. Então quando chego nos finalmente, começa a acontecer. Sempre a mesma sensação, um peso sobre meu corpo e eu tentando lutar p/ que isto nao aconteça. de repente consigo por pouco segundo. E novamente vem a se repetir e eu sempre repetindo o feito. Chegou uma hora que não aguentei mais e deixei que tomasse conta de mim definitivamente. Senti dores fortíssimas sobre todo o meu corpo e uma falta de ar muito grande. Neste momento a única coisa que me passou pela cabeça foi a minha família. Senti uma sensação de perda enorme. Agora vai ser o meu fim pensei eu. Tudo isso passando numa fração de segundos. Quando acordei, estava com os ombros e braços literalmente doloridos. Como se houvesse tido agredido fortemente. Entendo que para alguns isso possa ser uma aventura e tanto. Mas p/ mim não é nada agradável. Não suporto mais conviver com isto desde criança. Apesar de estar praticando meditação e outras formas de relaxamento, dá ao parecer que quanto mais eu pratico, mais ele vai ficando forte. Parece até que está controlando todo o meu corpo e mente. Digamos uma espécie de "força inteligente". Só queria acabar com este pesadelo. E tem mais uma coisa que reparei durante estes meus surtos de paralisia do sono, só acontece quando estou só. Por que não quando pessoas estão presentes? e pq quando estão presentes isto não ocorre? Porque diversas vezes tive sono muito pesado e muito cansaço, mas nunca veio a acontecer diante de outras pessoas. É sempre quando estou só. O que me deixa mais irritado é este fenômeno acontecer sem a presença de uma pessoa. E infelizmente não tenho uma câmera p/ registrar este momento. E muito menos uma pessoa para analisar o meu estado de sono. Grato pela compreensão e fiquem com Deus.

  2. fico feliz e trite!feliz por saber que nao acontece so
    comigo.Achei que eu poderia ter um disturbio talvez mental!, triste por saber que nao tem solução p esse problema orrivel.
    comigo acontece frequentimente as veses penso que nunca mais
    vou acorda,vejo criaturas assustadoras e ainda elas tocam em mim me machucando,quando penço que não vou resistir ficar mais sem ar ele volta com toda força ai ja posso abrir os olhos e me mecher!.isso acontece comigo desde que me conheço por gente!! hoje tenho 21 anos e sei que talvez nuca me vejo livre desse mal,mas oro frequentimenti p deus me livrar desse mal que me atormenta,nao adianta eu jamais vou acostumar com isso mesmo sabendo que virão noites como essas por ai,sofro muito com isso quero desabafar com as pessoas mas nimguem acredita em mim! que eu fico realmente acordada emquanto escuto meus familiares converssando, e outros seres orriveis que vejo no quarto.
    falam que e coisa s da minha cabeça mais eu sei que não e assim !ja chorei muito ja tive vontade de não viver pra não ter que dormi!! bom aprendi que a calma nessa hora é fundamental! pois quando me desespero fico sem ar !!! o bom é que sempre concigo meus movimentos de volta né?rsrs...rsrs.... sera que pode causar uma morte subta??

  3. Excelente post. Exclarecedor. Já aconteceu comigo muitas vezes, na cama, no sofá... Até perdi a conta. De uns tempos pra cá tem rareado. Já tive algumas terríveis nas quais tinha a impressão que ia morrer e outras mais calmas.
    Uma vez bem bizarra foi quando eu cochilei no trampo (errado que só), com a cabeça reclinada nos meus braços em cima da mesa. Não conseguia, como de costume me mover. E minha mesa fica ao lado da mesa de um colega. Então eu percebi que conseguia movimentar bem de leve a ponta dos dedos da mão. Aí eu fui aumentando esses movimentos até conseguir mexer a mão. Quando a mão começou a movimentar legal (só ela se mexia) eu comecei a bater com ela na mesa pra ver se o barulho me acordava! Pam, pam, pam, pam... Deu certo. Levantei a cabeça puxando a respiração igual a um peixinho fora do lago. Meu colega ficou me olhando com cara de "que isso?" mas não comentou nada.
    Nas últimas vezes isso aconteceu de forma mais tranquila, na minha cama mesmo. Quando eu consigo mexer um pouco a mão, eu bato de leve com ela na minha esposa, pra ela acordar e poder acordar a mim! Atualmente eu não fico desesperado mais não. E nunca tive, graças a Deus, visão doida nenhuma.
    Pensei que só eu e uma tia minha passávamos por isso, agora me sinto mais normal. rsrsrs

  4. Parabéns pelo blog Gabriel (e Fafá tb)... Inacreditável esse mundo... estava eu aqui, passeando pela internet, quando me deparo com esse blog, mais especificamente com essa matéria. Eu já tive uma experiência bem parecida, ano passado, e foi a coisa mais assustudora que eu vivi... é tão real... Embora sempre tivesse curiosidade em entender de fato o que tinha acontecido, nunca procurei a fundo, até que... hj... paro aqui...
    Parabéns pela matéria e pelo esclarecimento.
    E boa sorte no fds.
    até breve
    bjo
    Dalila (da UNESP tb... =D)

  5. Caramba meu! Sinto-me libertada!...rsrs. Assim por acaso encontrei por esse blog, na verdade foi durante uma pesquisa (ainda nesta semana) a temas sobrenaturais, que vi pela primeira vez o termo "paralisia do sono". Apesar de sentir-me bem mais tranquila perante os "fenômenos" que me acontecem vez ou outra, confesso que não estou tão convencida, digamos assim 100%, que o que ocorre comigo se enquadra em paralisia do sono. Só quem vive uma experiência daquelas pra saber o que se passa naquele momento, cara, é horripilante!!! É a treva!...rsrs. Não consigo acreditar que seja possível transformar aquilo numa experiência prazerosa! O que me atormenta não é a paralisia em si (não poder me mexer) o terrível é vc ter plena consciência da situação, saber que não é um sonho, vc está ali, na sua cama, no seu quarto, vendo coisas que aquele ângulo real te mostra acordadinha da silva, e...pior ainda é sentir, pois só ver seria alucinação, mas sentir...sentir é real dimais...físico dimais. Comigo as visões foram sempre de um ser malígno (no meu íntimo eu sentia que era o "repelido" querendo me...(como explicar) querendo me possuir. Sim, o inimigo querendo me ganhar de Deus (parece fanatismo de cristão desequilibrado né? mas pior que não me enquadro também nesta categoria...rsrs, sabe vc se deparar com a coisa ali te observando (eu o sentia, a energia dele, o calor, a presença forte) porém nunca olhava pra ele totalmente (só de canto do olho), pois tinha uma sensação de que se o vice face a face ele me venceria (pois eu me desesperaria a ponto de não conseguir lutar). Numa das vezes, o senti entrando por debaixo do edredon (era uma coisa meio sem forma), o senti encostando nas minhas pernas e de uma forma inexplicável parecia estar "me tomando" (entrando em mim)...meu, fico apavodara só de lembrar daquilo! Duvido que alguém conseguirira se acalamr e transformar aquilo em algo prazeroso! Vc sentir que se não resistir vc de certa forma iria perder (a sensação de perder significava que "ele me ganharia" de alguma forma, depois medidanto sobre essa parte, cheguei a acreditar que a cena seguinte seria alguém da minha família me encontrando morta na cama (pra aumantar o terror,eu morava sozinha...rsrs) Naquele pÂnico eu perguntava na minha mente porque Deus estava permitindo aquilo, eu repetia que acreditava Nele, que era ele o meu Senhor, mas nada de me livrar...e se eu me destraísse com qualquer pensamento ele ía me possuindo mais e mais, eu olhava para o interroptor e sentia que a luz o espantaria que ele era da escuridão, mas nem era a o fato de não poder me levantar que me impedia, era mesmo a fraqueza de estar sendo dominada por uma força estranha...credo!!!...rsrs. Enfim, rezar o Pai Nosso e ao Arcanjo Gabriel com muita fé é o que me acordava, mas sempre era despertada com a pior sensação da mimnha vida...como se tivesse saído de uma batalha muito real. Galera, a não ser pra quem gostaria de sentir apenas a paralisia do sono, não queiram saber o que são essas "alucinações", pois pra mim elas sempre foram bem reais e dispenso qualquer experiência incrivel pra nunca mais passar por isso!

  6. ola eu tenhu 17 anos e direto acontece isso comigo
    sim é muito estranhu é uma sensação horivel sintoo uma quentura um peso esculto atéé uns sons tento acorda e não consigo me mexer e não consigoo realmente eu fiko apavorada
    a primeira vez que aconteceu isso comiigo axeii q estava tendo um piripaque mais sera q isso tem cura? direto tenhu isso não aguento mais é muiito estranhu mesmo

  7. Interessante a matéria, ocorre muito comigo a última eu fiz tanta força para levantar que parecia ter um elefante em cima de mim,tentava gritar o mais alto possível e também vi e ouvi tudo ao meu redor e quando consigui despertar realmente estava tudo conforme eu senti. Assustador!!!

  8. Esses dias tive umas das minhas piores paralisias do sono, acordei com a minha cachorra ao lado da minha cama arranhando minha perna, eu todo paralisado não podia me mecher e nem gritar, no final tudo era uma alucinação, minha cachorra nem estava lá

  9. Oi pessoal!!
    Isso começou comigo nesse ano... é horrível! Isso era frequente, todos os dias... ficava apavorada, nas primeiras semanas eu evitava até dormir mas agora estou super acostumada, fico até "passeando" por lugares que quero, embora um espírita já tenha me dito que não é bom pq se o corpo acorda e o espírito não está vc acaba não conseguindo voltar... Mas é tão ruim fica tentando recuperar o movimento q acabo fazendo.
    Bom, procurei esse artigo na internet por acabei de ter, mas essa foi mt demorada, já que tem algumas pessoas aqui que tem queria saber se alguém tem alguma técnica pra acordar...
    Beijinhoss

  10. Já passei por isso umas 3 vezes, minha mãe disse que é o "Pesadelo" e que ela também já passou por isso, uma vez fiquei imóvel, sem poder mexer-me, neste momento eu sonhava (ou pensava) que estivesse sendo esmagado por uma enorme (mas bota enorme nisso) pedra, da outra vez cheguei a abrir os olhos mas o corpo não correspondia, cheguei a ver móveis do meu quarto mas estava imóvel... Sonho diretamente (bem, não tão direto assim) com eu voando (uma vez foi como o super-homem, mas a maioria das vezes como que batendo os pés como se fosse as minhas asas, quanto mais forte eu movimento meus pés para frente e para trás, mais alto eu vôo, chego a ver (no sonho) minha casa do alto, o meu bairro inteiro, a minha cidade, como se eu estivesse como Peter Pan ou sei lá o que, é muito doido... lembrando que eu nunca vi minha casa do alto nem tampouco andei de avião... estranho não? O problema (o meu maior medo no sonho) é os fios dos postes quando estou descendo ou subindo..., outras vezes sonho que estou caindo (eu durmo em um beliche, na parte de cima) mas acordo assutado... Eu gosto mais quando eu sonho voando, é bom demais...

  11. Hoje de manha acordei meu corpo não se movia e senti um puxão atras das
    costas e palavras estranhas.

  12. comigo tambem aconteceu
    eu estava dormindo ae eu acordei ae eu queria levanda eu nao consiquinha tentava fala nao consiquinha tentava levanda minha mão mais nada aconteceiia ae eu fiquei tentando meche os dedos estava duros ae fiquei tentando depois de uns 2 minunos mais menos eu volteii au normal
    espirando fundo ae eu tentei levanda mais eu etava muita cansado.. depois disso eu dorni denovo
    aconteceu comigo 3 fezes

  13. eu tbm passei porisso, só me alivio de saber q nao sou unico \oo/....poisé pensei q tinha alguma coisa relacionada com espiritos e tal...(continuo pensando) poisé tomara q nao aconteça de novo..

  14. Parabéns pelo artigo! Tenho isso desde os 13 anos (estou com 30). Nunca havia lido algo que explicasse sob ponto de vista científico.
    Quando contamos isso para alguém a primeira coisa que nos mandam fazer é correr para centros espíritas e igrejas. Por isso, o medo de abordar o assunto...
    Tive que aprender a conviver com isso, mas confesso e vez ou outra (apesar de saber que é o maldita paralisia do sono), o desespero é terrível!!!

  15. aconteceu isso agora pouco comigo so que isso ja aconteceu comigo na infancia umas 4~5 vezes é muito ruim so que ja sabia o que era ai ate que nem fiquei tao aterrotizado...eu acho que naot em nada ver de assombração achu que isso tem aver com o cerebro...Deus nao permetiria que qualquer fantasminha atormentase nossas vidas i tambem nao creio em fantasmas esse tipo de papagaiada toda..abraçoo!!04/11/2009

  16. acabou de ocorrer isso comigo..estava muito cansado tinha acabado de chegar da escola, comi uma esfiha tomei um banho i fui me deitar, "hj ta fazendo um calor de uns 35°a36°" ai deitei,acordei pelo toque do telefone atendi e deitei dinovo,ai estava sonhando que eu estava fujindo de varias pessoas eu estava correndo muito msm, ai acordo abri os olhos e nao conseguia mover nada, so nao fiquei tao apavorado por que na minha infancia tive muito disso,"umas 4~5vezes"ai fiquei meio que de boa ai dps de uns 30 segundos voltei ao normal.Em questao que é assombração nao acredito pois DEUS nao ia deixar que qualquer fantasminha aborrecese-nos,e nao creio em fantasma em demonio SO CREIO EM DEUS,isso eu fico com a teoria do cerebro,deve ter alguma explicação logica para isso...abraço ae galera 04/09/2009

  17. Pois é isso aconteceu e acontece comigo inumeras vezes,ja tive sensação de ter alguem me puxando pela perna,ja vi varias vezes a mesma mulher parada olhando para mim na porta do meu quarto,e uma vez acordei com minha respiração paralisada e meu namorado é testemunha disto só que desta vez parecia que eu nao queria me ajudar e duas pessoas que eu nem imagino que sao que nunca os vi antes me ajudaram a levantar da cama e me mandar voltar seja la de onde eu estava,o estranho é que estava escuro mais eu pude ver nitidamente as duas pessoas e eu levantando...Tem alguma opiniaõ sobre isso..iria adorar falar sobre este assunto ja que nao consigo entender..me mande um email.ok valeu

  18. caramba! quem n teve n queira ter
    aos fatores q levam a pessoa q sofre a crise
    todos batem cmg
    extressada
    barriga p cima e tal
    e gerealemte e cochilos atarde
    nuss
    sempre axo q estou sendo perseguida por uma força maliguina
    é orrivel
    um dia senti q ia sair de mim...
    foi estranhuu de mais como se eu saisse de mim enta abri os olhos mtu rapido com se voltasse
    foi tenso...
    tento chamar gritar mas n consigo
    minha mae tem minha irma tem eu tenho...
    desonfio q meu irmão tenha =/
    Oji em dia eu chamo por jesus e consigu volta
    mas antes era mais assutador

  19. Nooosa q bom q obtive uma explicação lógia para esse fenomeno. Esse tipo de coisa já aconteceu comigo umas 5 vezes, é exatamente como descrito no texto, teve uma vez que podia ver e escutar o meu rádio tocando musica, mas não podia me mexer. As outras vezes eu sentia um medo muito grande, mas era pânico mesmo, sentia algo me tocar, e sussurrar em meu ouvido.Não quero passar por isso novamente.

  20. Ufa! Pensei que só eu sofria com isso!
    chegaram a me dizer que eu procurasse uma igreja que era caso de possessão.
    Foi muito ruim no começo, mas quando acontece várias vezes como é o meu caso, você até aprende a controlar e a se acalmar.
    Embora algumas vezes eu tome consciência do que esta acontecendo comigo, algumas vozes e sons continuam inexplicavelmente aterrorizantes.

  21. Nossa, estou arrepiada até agora lendo esses posts. Pensei que só comigo acontecia isso, perguntei a algumas pessoas agumas vezes se já tiveram essa sensação, e não descreviam nada do que já passei. Nunca tive isso na infância,e só me aconteceu duas vezes, mas o bastante para ficar aterrorizadapor muito tempo.
    Tenho 26 anos e, a primeira vez que me aconteceu eu tinha uns vinte,na casa de meu tio. Estava deitada no sofá e sentia um cansasso muio grande, deitei de barriga para cima e em alguns minutos senti uma sensação estranha...não sabia se estava dormindo ou estava acordada, Senti um peso no corpo, a sensação de alguma coisa de me espatava nas costelas por debaixo do sofá em seguida,senti um arrepio percorrer o corpo todo, aí então senti como se uma mão cheia de garras tipo a do fred krueger, me puxasse pelo peito para debaixo do sofá, eu tentava gritar meu tio que estava ao lado e n saía nada, tentava levantar e nada, e aquela coisa permanecceu assim por faixa de um minuto, então de repente eu senti a mão me deixar e dei um grito tão atterorizado que meu tio achou que eu tivesse tendo um treco..Nossa muito ruim, sensação de morte!
    A ultima tem alguns meses, eu tinha tomado uma ansiolitico à noite e deite até cedo p descansar, minha prima estava ao computador e eu deitada na cama ao lado, quando aconteceu a mesma coisa, ao adormecer senti novamente a sensação estranha de calafrio, e de repente abri os olhos e via na penumbra um troço feio tentando me sufocar, uam pressão no peitoque e ouvia sussurros que me arrepiavam até os cabelos do ... do mesmo modo tentava gritar e nada, mexer e nada e quando terminou a sensação que eu conseguir me mexer acordei chorando e minha prima abismada me perguntou o que foi, contei e agente se pôs a rezar a noite quase toda...Sinistro!!
    Nunca tinha ouvido falar da paralisia do sono e, confesso que me sinto mais aliviada por saber que é mais comum do que se imagina
    Belo post...muito esclarededor

  22. Nossa eu tive isso esses dias...pelo menos eu axo.Foi bizarro!tipoo eu tava sonhando ai eu percebi q eu tava sonhando dai eu acordei e comecei a ouvir uns barulhos d alguem se mechendo...de repente sinto um peso nas costas!!e o pior e q eu n podia se mexe nem fala direito...soh sei q eu fiz uma forsa danada pra sai do transe ai qnd sai eu virei d costa pra ve se tinha alguma coisa e nada !ateh olhei debaxo da cama dpois pra v se n tinha algum e.t escondido la..hsuahsuahusha
    obs.a janela tava aberta.=O

  23. gostei da materia e quero deixar tambem meu parercer porque
    trato com pessoas que estao passando por isso tambem e faco de ante-mao uma resalva ,que nao importa o que vcs vao pensar ou argumentar ,creio que cada um tem sua forma expressar sua opniao, nete caso a minha e esta .
    na biblia no livro de [jo] cap.4 vs 8a17 chamamos isso de opressao maliguina ,estou tambem fazendo uma pesquisa mais profunda com relacao a paralisia do sono e a unica resposta que encontrei estao na biblia se quiser saber mais a respeito ,estou aberto para comentarios.
    pois os casos que tenho tratado sempre estao relacionados com a vida espiritual da pessoa. valeu

  24. gostei da materia e quero deixar tambem meu parercer porque
    trato com pessoas que estao passando por isso tambem e faco de ante-mao uma resalva ,que nao importa o que vcs vao pensar ou argumentar ,creio que cada um tem sua forma expressar sua opniao, nete caso a minha e esta .
    na biblia no livro de [jo] cap.4 vs 8a17 chamamos isso de opressao maliguina ,estou tambem fazendo uma pesquisa mais profunda com relacao a paralisia do sono e a unica resposta que encontrei estao na biblia se quiser saber mais a respeito ,estou aberto para comentarios.
    pois os casos que tenho tratado sempre estao relacionados com a vida espiritual da pessoa. valeu

  25. Sofro desse "mal" a varios anos essa semana ja tive 2 de uma vez, tava sonhado feliz da vida com uma mulher (heheheheh), quando do nada acordo e pra minha surpresa não conseguia me mecher de nenhum jeito ai pensei comigo denovo não, comecei a pedir ajuda mas nada saia da minha boca mas depois que percebi algo ou alguem que estava ao meo lado, me desesperei e com muito esforço consegui me levantar, logo em seguida voltei a deitar e imediatamente voutei de novo a ficar paralizado....isso tem cura?

  26. Otimo ler este artigo, muito boa a explicação cientifica sobre o assunto, ate mesmo por que fui criado em um lar cristão e sendo assim sempre li e ouvi coisas relacionadas ao mundo espiritual e a demonios. Eu mesmo passei por muitas experiencias que não tem como serem explicadas, alem de ser um grande fã de black metal e filmes de horror, mas enfim, eu ja tive muitas experiencias assim, geralmente ocorriam quando eu dormia a tarde, no verão e de barriga para cima, sempre acordava e tentava mover o corpo, mas não conseguia e entao era tomado pelo terror, passava dias contando isso e amedrontado, mas elas pararam. Porem oque me deixou realmente puto foi que neste fim de semana assisti ao filme PARANORMAL ACTIVITY, um filme de baixo orçamento aonde se passa na trama um casal que é perturbado por um espirito que os assusta ate chegarem a beira da loucora e do estress fisico e mental, o filme por ser de baixo orçamento é extremamente realista e aterrorizante, pelo menos para mim que ja tive algumas experiencia ruins na minha juventude, foi como reviver algumas. Ta Rafael, oque isso tem haver com o tema?
    Pois entao, assisti o filme no sabado a tarde, na noite de domingo pra segunda (hoje 16 de novembro)ainda impressionado pelo filme acordo no meio da madrugada tendo uma dessas paralisias do sono, foi terrivel novamente, toda aquela sencação terrivel de nao se mover, de ter alguem muito proximo de você e estar sendo precionado.
    Acredito sim no mundo espiritual, mas creio que esse é um fenomeno natural do corpo como é dito na parte medica em respeito ao assunto, mas repito por que apos tantos anos foi acontecer logo depois do filme? que saco.

  27. pastor daniel tsumuraya por favor entre em contato comigo, por favor, use o email redburzum@gmail.com
    Aguardo seu contato.

  28. Cara, eu tenho paralisia do sono desde pequena (tenho 18 anos). Antes eu morria de medo e não contava a ninguém, pois achava que não iam acreditar em mim ou coisas do tipo.
    Há uns anos, resolvi procurar sobre isso na internet (sem nem saber do nome). Fui achar um artigo explicativo pesquisando em distúrbios do sono.
    Depois de ler sobre o assunto, fiquei com menos medo.
    Hoje em dia raramente acontece, e, quando ocorre, eu já sei que se eu virar de barriga pra baixo, passa.
    Só que tem dias que a "crise" é tão intensa que eu me viro e meu corpo fica querendo entrar na paralisia.
    Resultado: uma noite de sono e terror.
    Ah, e parabéns pelo artigo.
    Foi muito bem elaborado e coisas assim são importantíssimas para esclarecer as dúvidas das pessoas.

  29. Opa, tive essa experiencia varias vezes, mas sempre tive medo.. Andei lendo sobre isso e ontem aconteceu novamente, tentei gritar e me mecher, mas meu corpo nao respondia, então resolvi relaxar. Fechei os olhos e me senti sendo puxaro para trás, estava deitado de lado. Quando abri os olhos ainda estava na mesma posição, fechei os olhos novamente e senti a mesma sensação de ser puxado para traz como se estivesse sendo abduzido ou algo parecido. Quando dei por mim estava flutuando do lado da minha cama e de mim mesmo que continuava ali deitado na msma posição inicial. Meu corpo flutuando começei a girar de braços abertos tentando bater no meu guarda roupa que estava ao lado.. mas minha mão, braço ultrapassavam como se eu fosse um der invisivel. Creio que seria meu espirito e eu esava lucido sabendo o que tava acontecendo, foi a melhor sensação do mundo.. Mas como não estava preparado ainda para isso não consegui me concentrar e parar, e quanto mais girava mais rapido ficava.. até que meu espirito voltou para o corpo e eu acordei e voltei a dormir. Não vejo a hora de acontecer novamente para que possa disfrutar desse momento. O proximo passo é caminhar pela casa e obsevar se o que vejo é realmente real ou se o que eu quiser ver na frente aparece.
    Não tenham medo, tentem voar.. é a melhor sensação do mundo!
    Abraços..

  30. Eu já tive essa experiência várias vezes, na primeira vez eu vi um ser ( era um homem ) no pé da minha cama olhando pra mim, eu não conseguia parar de olhar, estava tudo paralisado e eu não conseguia gritar, comecei a rezar e passou, em outras vezes eram susurros no meu ouvido tentando me acordar e depois vozes que me ofendiam, mais uma vez rezei e passou, na última vez estava deitada no sofá e dormi e tive a sensação de que tinha alguém me olhando,foi quando eu olhei para trás e tinha um homem que aparentava ter uns 70 anos,com uma olheira horrível, eu levantei e fui até ele e ele me disse o seguinte: "Vc viu? Eu morri e vc não fez o que eu te pedi..."( Não tenho a menor idéia do que ele me pediu ).
    Eu voltei para o sofá e comecei a rezar, ele começou a gritar, eu comecei a rezar mais alto e tudo acabou.
    Para quem acredita em Deus eu digo que o inimigo não podendo nos atingir quando estamos acordados se aproveita do nosso sono para tentar nos enfraquecer e nos aterrorizar, porque vcs acham que só temos paralisia com sonhos que nos dão medo? Nenhuma das vezes eu fiquei paralizada e vi um lugar paradisíaco com gente legal e feliz, só vi coisa ruim,,,Abraços

  31. Leiam esse artigo sobre a paralisia do sono e comentem suas experiencias comparadas ao que está no texto.
    Pode ser que idéia que tem sobre isso mude sua vida.
    Abraços.

  32. Leiam esse artigo sobre a paralisia do sono e comentem suas experiencias comparadas ao que está no texto.
    [www.paralisia.com/paralisia-do-sono/paralisia-do-sono.html]
    Pode ser que idéia que tem sobre isso mude sua vida.
    Abraços.

  33. comigo acontece uma parada muito doida .. dormindo de barriga pra cima ..pra baixo do jeito que for ...tipow parece que minha alma ta saindo pra fora...meu corpo fika formigando todo .. e eu nao consigo me mexer .. meus amigos uma vez viram eu tendo a tal paralisia do sono e disseram que eu estava gemendo como se tivesse tentando falar..gritar e estava bufando .. eu sempre lutro contra isso..tentando mexer meus braços ate que uma hora da certo....eu tenho medo de deixar me levar ..ver ate onde isso vai .. certamente se eu nao me mexesse acho que minha alma sairia do meu corpo o0 .. alguem ai tem uma identica a minha? vlw!!

  34. Isso acontece comigo desde os 15 anos tb... geralmente acontece quando eu almoço e deito logo em seguida, ou quando acabo de deitar a noite. Além de ver e sentir tudo o que está acontecendo, o pior é a sensação de fragilidade. O "fantasma" ou não sei o que lá, fica puxando, agarrando, vc naquele desespero tentando gritar, fugir... eu já cheguei a sentir cair debaixo da cama, sentia o piso frio no meu rosto e o negócio me puxando loucamente e eu desesperadamente tentando escapar. É realmente uma das piores sensações já vividas. Estou aqui hj lendo novamente este artigo pois ontem eu passei novamente por isso, mais parece que ontem foi mais forte. Senti umas facadas, um ardido no meio das costelas e eu tentando pedir ajuda, eu ouvia o ventilador do quarto de meus pais ligados e nada... ninguém me ajudou e então eu acordei. Como já estou acostumado com este desespero, virei e dormi. Mais a galera que nunca passou por isso... vão se preparando para a pior experiência já vivida, é completamente louco, um pânico terrível. Boa sorte a todos.

  35. Alexandre, tente relaxar, e não pensar em coisas ruins quando a sensação de ser puxado começar a surgir. Imagine se voando cara, ou em um lugar bonito.. É que quando dormimos nos sentimos desprotegidos, isso é só um sonho lucido.. tdo que voceimagina de ruim acontece.. imagine coisas boas, ai vai uma dica. Aguardo respostas sobre isso se acontecer novamente.
    Leia esse articgo e ve se é semelhante.
    [www.paralisia.com/paralisia-do-sono/paralisia-do-sono.html]
    Abraços

  36. Isso sempre ocorreu comigo desde a infancia, mas parece que agora ocorre com mais frequencia geralmente quando estou com um sono bastante profundo, abro os olhos no meio do sono e vejo coisas ou pessoas que eu nunca vi na vida, reparo em detalhes e parece muito real, fico paralisada, penso em gritar e nao consigo, na maioria das vezes quando essas coisas me tocam meu corpo treme, ou quem sabe nao treme e eu sinto tremer,dura pouco tempo e quando acordo é como se eu levasse um susto e meu corpo pula.

  37. Tenho paralisia do sono desde os 15 anos (estou com 42). No início, sem informações (já houve um tempo em que a internet não existia) era complicado conviver com isso. Quando aprendi realmente o que era, relaxei. Tive alguns episódios de sonho lúcido, mas normalmente eu tento acordar. As alucinações (tenho todas, visuais e auditivas) são desconfortáveis, bem como a falsa falta de ar e a pisadeira (ô mulherzinha chata!). Mas convivo com isso naturalmente.
    A desta noite foi especial: ao invés de ter alucinações, fui "visitado" pelo meu pai recentemente falecido (há um mês). Conseguia vê-lo ali do meu lado, falava com ele, o ouvia - até abraçá-lo eu abracei. E, o melhor de tudo, sentia. Quando ele sumiu, eu apenas pude lamentar, pela primeira vez, que os episódios durem pouco tempo - apesar de parecerem uma eternidade.
    Na verdade a paralisia do sono não é um distúrbio. É uma dádiva. Depois dessa eu certamente irei procurar muitos episódios pra sonhar acordado. É sempre bom antes de acordar e começar mais um dia da vida real.

  38. Bã isso acontece direto comigo!
    E é horrível e tu sente um pânico pq prece que tem alguém te segurando! Mas o que eu queria saber é se eu tenho q procurar um médico ou alguma coisa 😀

  39. Sempre tive paralisia do sono, sai muito cedo de casa para estudar, então meus horários desde lá são todos irregulares, durmo muito durante a tarde e pouco anoite, é o tal do caso das pessoas que trocam o dia pela noite e acabam compromentendo todos os outros horários do dia! sempre com sono...( Lembrando que meu organismo funciona melhor durante a noite, tanto para trabalho ou estudos, mas infelizmente minha rotina não me permite o luxo de trocar meus horários de vez). No começo eu tinha apenas a paralisia comum, você acorda e não consegue se mexer, mas com o passar do tempo passei a ter alucinações, nada muito estranho, mas muito assustador, hoje antes de escrever no Blog sonhei que havia uma aranha na minha mão, já sonhei com cachorros no meu quarto e até mesmo em uma ocasião em que havia uma camisa pendurada no meu guarda roupa sonhei que ela era uma pessoa olhando pra mim. Tenho sentido inseguranças quase todos os dias antes de me deitar, geralmente durmo somente quando acontece de eu desmaiar de sono e não como as outras pessoas que deitam esperando o sono vir. Bom, mas além de divulgar meu problema com o sentido de acalmar as pessoas quero também ter a oportunidade de ajudar vocês. Como já foi dito sono irregulares podem atrapalhar, nesse sentido seria bom organizarem seus horários, tentar ir dormir um pouco mais cedo,lendo um livro para pegar no sono e até tomando algum chá ou suco tranquilizante, experimentem adotar o suco de maracujá, costuma funcionar muito bem,um chazinho de erva-cidreira ou Camomila resolve também! Os problemas da paralisia do sono não estão somente ligados aos horários irregulares, mas também a preocupações ou estresse a soma de tudo isso gera ansiedade e insegurança. No meu caso, na maioria das vezes só consigo dormir com a luz acesa, que sempre funciona para não ocorrer a paralisia do sono, mas é um pésimo hábito e não recomendo ninguém a faze-lo, acabei adotando um pequeno abarjur (luminária de luz branca), que tem luz relativamente forte e na hora de durmir tem me passado bem mais conforto e segurança! Não custa nada experimentar, porque sabemos que não existe nada melhor que uma boa noite de sono!

  40. Eu tenho isso! E acontece mais quando estou com a barriga pra cima.
    Tenho 16 anos, começou à um ano atrás. Já me aconteceu umas 5 vezes ou mais, até que eu pensei "C@R@***, Filho da p***, JÁ CHEGA!". Então fiquei pesquisando por 2 horas (com sono).
    As sensações são horríveis. Não tive outra sensação além de sentir algo ameaçador por perto (normal), mas tem uma outra sensação muito ruim: imagine um grande céu sem núvens de noite. Apenas um espaço com um grande número de estrelas. agora multiplique as estrelas por 10, e imagine-as cada uma fazendo um som rápido, repetitivo e agudo. Dói a cabeça (muito) (nessa hora eu já to desesperado com o toba na mão). Eu já experimentei 'deixar-me' ir, como se continuasse afundando abaixo.. A dor aumenta insuportavelmente, até que eu não aguento, me acalmo por um tempinho e me mexo/grito com toda a minha força, até o momento em que percebo que já consigo me mexer, daí me arrumo no canto do colchão com a parede e durmo denovo (com o c*zinho na mão).
    frustante, mas to querendo ter denovo pra ve se consigo ter esse tal sonho lúcido.

  41. caramba! pensando bem, acabei de lembrar que eu era criancinha. Tinha sido paralisado e tava com muito medo. acordei desesperado na cada da minha vó (e ainda tava sozinho, e as portas trancadas o.O, n sei pq ela trancou). caramba... nunca rezei tanto.. fiquei sem medo de nada por 1 semana..

  42. nossa acontece com migo, ja havia acontecido.mais no ultimo dia 29, foi terrivel, no mesmo dia passei o dia em um velorio. fui ao enterro, por isso tive insonia, quando comecei a cochilar... opa nao mexia nada. eu percebi tentei chamar minha mae,e a voz nao saia,ai rezei em pensamento e terrivel. porem comecei a sentir o peso diminuir como se estivese realmente se levantando de cima de mim.

  43. já passei por isso e foi horrivel.
    desde os 13 anos de idade o que faz 4 anos, sempre acontecia essas coisas comigo quando eu estava deitada de bruços.
    Comigo eu não conseguia gritar por mais que tentasse, não conseguia abrir os olhos,meu corpo inteirinho paralisado,e quando filnamente consigo abrir os olhos devagar eu vejo com o canto do olho um homem que eu não consegui ver o rosto nesse instante eu pedia ajuda para ele e ele não fazia nada sóficava me olhando.
    Já passei semanas sem dormir direito com medo de alguem me chacualhar e eu não coseguir dormir mais.
    Faz poucos meses que isso não acontece mais.

  44. Já aconteceu comigo também...
    eu vi uma mulher de branco entrando pela porta do meu quarto, tentei mexer meu braço mas não conseguia,parecia que ele estava preso,tentei mexer ele com toda força mais não dava...
    tentei gritar mas minha voz não saia!
    foi a unica vez que aconteceu isso!

  45. Ultimamente isso tem acontecido comigo
    com bastante frequência. mas há uns dois anos atrás
    tive uma péssima experiência.
    Algo me prendia, e era como se minha alma saísse do meu corpo, sei q estava acordada pois via tudo, fui até a cama
    do meu irmão que ficava ao lado, o vi dormindo, tentei falar
    mas minha voz não saía, até pensei naquela hora que tinha morrido, então aos poucos meu espírito foi retornando e descendo de volta pro meu corpo que estava deitado na cama.
    Nunca mais quero passar por isso de novo 🙁

  46. Nossa, eu passei anos da minha vida convivendo com essa sensação, mas agora eu sei que não sou a unica e que eu não estava tendo um AVC como eu achava durante o sono, eu nunca contei pro meu marido sobre isso porque não queria deixa-lo preocupado , mas agora estou aliviada com tudo que li,
    E Exatamente isso que eu sinto, opior e quando eu vejo uma pessoa sentar sobre a minha barriga e parece que eu estou ficando sufocada, e engraçado que o único detalhe que me chama mais atenção é quando eu começo a rezar essa sensação fica mais forte , a energia de dormencia aumenta muito, e isso me deixa com muito medo.
    Por causa disso eu já pessei noites sentada na cama com medo de dormir, mas eu me lembro que foi quando a minha mãe faleceu eu tinha medo de dormir , mas o sono e uma coisa que não conseguimos controlar por muitas vezes eu dormia sentada mesmo.
    Uma vez, eu me lembro de ter flutuado na cama mas eu estava presa por uma coisa parecida com uma corda PRATA e derrepente eu fui puxada para baixo,
    Alguem pode me dizer se ja sentiu a mesma coisa?
    Abraços para todos

  47. Este artigo e muito bom, Tenho 28 anos e tambem tenho esse sonhos se posso chamar assim! Tudo comecou quando tinha 17 anos Não tinha uma vida facil, naquele tempo ainda era suportavel, mais com o passar do tempo foi piorando mais eu pensava, isso vai passar, com o tempo VAI PASSAR ! Hoje em dia sou casada e tenho 2 filhos e moro na europa.Mais com o tempo, não passou! e tenho frequentemente esse sonhos isso acontece umas 3 a 4 vezes por( semana)!
    Sempre quando me dar, acontece logo q eu caio no sono ou umas horas depois e horrivel fico pressa em meu propio corpo eu me sinto amarrada das mãos aos pès, mais eu fico ciente de tudo q esta acontcendo ao meu arredor meu coracao acelera fico quase sem ar e não consigo gritar por socorro isso dar um pavor apessar de eu não ver o q esta emcima de mim , apessar de sentir algo ! isso è apavorante, guando tento gritar so sai uns gemidos de minha boca chamando o nome de meu marido. Sempre que me dar essas loucura tenho acordar meu marido mexendo somente a ponta dos meus dedos e arranho bem devagarinho a coste de meu marido, então ele se vira para mim e fica me observando quando ele ver que tento gritar pelo seu nome ele me acorda , e eu vejo tudo isso !! como pode uma coisa dessa?? E o pior de tudo e que eu nao sou a unica da familia!!SERÀ ERIDITÀRIO ? SERÀ QUE MEUS FILHOS PODEM TER ISSO ? ESSA PEGUNTA QUE EU TENHO .!

  48. Eu sempre achei que isto fosse coisa do "tinhoso"...há um tempo que tenho este tipo de sonho, é tudo tão real...
    Não importa a maneira que eu durma, de bruços, de lado ou,de barriga para cima...simplesmente acontece!
    A primeira vez que aconteceu, fiquei apavorada! Não conseguia me mexer, gritar, mal conseguia abrir os olhos, e sentia uma enorme pressão sobre meu corpo...não houve barulhos sinistros ou, coisas do tipo...apenas um enorme silêncio e a sensação de algo estar me prendendo. Rezei, mas aquilo durou por um bom tempo...
    Bom, depois da primeira, fiquei praticamente uma semana, sem interrupções, tendo a mesma paralisia. Passei a dormir com a porta aberta, e novamente me veio esta maldita sensação e, eu vi a minha irmã passando em frente ao meu quarto, ouvia ela conversando com meu irmão e, eu tentava gritar, pedir ajuda, mas não consegui...até que eu senti minha cama tremer...nossa, foi a pior de todas as vezes...e quando consegui me mover, sai correndo de meu quarto, dizendo aos meus irmãos o que ocorreu.
    Eles sempre diziam que eu sonhava que isto acontecia, mas desta vez eu tenho certeza que estava acordada, eu os vi...e os ouvi conversando!
    Geralmente, ainda me acontece, ontem mesmo foi dia de "paralisia", mas já me acostumei, não me assusto tanto, apenas tento "voltar a dormir"...me entrego plenamente a sensação...se não pode com ela, junte-se a ela!

  49. Gostei muito do seu artigo,eu estava assustada com este fato que acontece comigo a alguns anos,e só agora tive coragem de pesquisar sobre o assunto,fiquei mais tranquila,ao saber que nao é tao grave e tao anormal assim,e que acontece com muita gente e nao só comigo.
    Seu artigo foi o mais esclarecedor que eu li até agora,parabens!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *