O que é essa tal de bioinformática?

Alguma vez você já ouviu falar em bioinformática? Não? Então vem comigo que eu vou tentar te trazer um pouco ao contexto do que iremos apresentar nesse blog.

Pelo nome suponho que instantaneamente venha a sua mente “Biologia + Informática”, e isto está certíssimo, porém, trataremos aqui mais do que a computação aplicada a solucionar problemas biológicos e envolveremos conceitos de diversas outras áreas de conhecimento, como física, química, ciências da computação e matemática. E provavelmente você ainda está se perguntando: o que é a bioinformática afinal? Bom, bioinformática é a junção de todas essas áreas utilizadas em conjunto para solucionar e explicar grandes questões biológicas.

Para isso preciso que vocês tenham em mente que todos os organismos vivos possuem dentro de si um código, ao qual chamaremos DNA, que determina tudo o que somos fisicamente, direta ou indiretamente (comentaremos sobre isso em um próximo post!), como por exemplo, cor dos olhos, dos cabelos, estatura, etc… e a bioinformática atua na análise do que esse código representa, seja para determiná-lo ou até para associá-lo a determinadas características de interesse.

 

DNA

Exemplo de uma molécula de DNA.

 

Nesse contexto temos aplicações importantíssimas, entre elas, identificar o porque algumas doenças acontecem em algumas pessoas e não em outras, como no caso do câncer de mama. Diversas pesquisas mostram que uma região específica do DNA, quando alterada, pode tornar a pessoa mais vulnerável a desenvolver a doença. E esse tipo de descoberta pode auxiliar, tanto na prevenção, quanto no desenvolvimento de um futuro tratamento, pois sempre é mais fácil atacar o que já é conhecido.

Com essa mínima noção do que faz a bioinformática, eu posso apresentar o objetivo desse blog, que vem para apresentar um pouco desse mundo para todos vocês, com visões simplificadas de toda essa confusão.

Mas claro que pra quem já entende do assunto também teremos novidades. Nós abrimos um espaço para tratarmos a parte técnico-científica da bioinformática, com dicas, discussões de papers, comparações de softwares e, quem sabe, algumas aulinhas sobre temas aleatórios. Além disso, pretendemos trazer um pouco do que vem sendo discutido e apresentado nos congressos através de entrevistas, vídeos e muito mais.

Deu pra notar que estamos planejando muitas novidades para vocês, né? Espero que vocês tenham curtido nosso primeiro post e que a cada dia mais vocês se encantem com esse maravilhoso mundo desconhecido. Sejam todos muito bem vindos!

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Sheila Tiemi Nagamatsu

Formada em Biotecnologia pela UFSCar, Dra. em Genética e Biologia Molecular com ênfase em Bioinformática na UNICAMP, apaixonada por desenvolvimento pessoal e, atualmente, pós-doutoranda em YALE na área de psiquiatria.

4 respostas para O que é essa tal de bioinformática?

  1. Pingback:O que é essa tal de bioinformática? - Blogs Científicos - UNICAMP

  2. kelly diz:

    Olá Sheila,
    Gostei do fato de você conseguir escrever um texto curto; o que acho de extrema importância para esse tipo de trabalho. Ma acredito que você poderia ter explorado um pouco mais o assunto tratado, conseguindo assim chamar mais a atenção do seu leitor.

    • Sheila Tiemi Nagamatsu diz:

      Olá Kelly,
      Obrigada pelas dicas. Nesse comecinho é sempre muito importante receber esse tipo de comentário. No próximo post tentarei aprofundar melhor o tema em um texto simplificado.
      E espero que você continue acompanhando nosso blog.
      beijos

  3. Pingback:Pesquisa no combate à greve? - Terabytes of life

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *