Diferentes mídias digitais proporcionam uma maneira diferente de ensinar e aprender. Professores e alunos estão cada vez mais se encontrando em cursos on line, desde cursos livres até cursos de pós-graduação. Na área de ensino de Geociências observamos uma grande oferta de cursos para formação de professores, configurando uma tendência de uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Muitas pessoas não têm condições de seguir o padrão rígido da educação presencial, com horários regulares de aula e a necessidade de ir à escola para ter acesso ao material. Com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, professores e alunos estão construindo uma escola alternativa à tradicional, usando novas formas de aprender e ensinar.