Onde ensinar e aprender a distância?

Diferentes mídias digitais proporcionam uma maneira diferente de ensinar e aprender. Professores e alunos estão cada vez mais se encontrando em cursos on line, desde cursos livres até cursos de pós-graduação. Na área de ensino de Geociências observamos uma grande oferta de cursos para formação de professores, configurando uma tendência de uso de ambientes virtuais de aprendizagem.

Muitas pessoas não têm condições de seguir o padrão rígido da educação presencial, com horários regulares de aula e a necessidade de ir à escola para ter acesso ao material. Com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, professores e alunos estão construindo uma escola altenativa à tradicional, usando novas formas de aprender e ensinar.

As mídias digitais constituem ferramentas que servem como meio de expressão e de produção cultural em nossa sociedade. As escolas muitas vezes oferecem as mídias digitais apenas como instrumentos didáticos prontos e acabados para serem utilizados pelos professores. Neste caso, os docentes são subvalorizados na sua capacidade de transformar instrumentos em ferramentas de aprendizagem. Com a apropriação dessas ferramentas, os professores estão criando cursos on line e revolucionando a maneira de ensinar e aprender.

Para isso, são utilizados diferentes ambientes virtuais de aprendizagem – AVA. O Ambiente Moodle é um destes espaços que se apresenta como interativo e colaborativo na construção de conhecimento coletivo (Jatobá 2014). O conhecimento que estava nas gavetas, nas transparências ou mesmo nos slides nos computadores pessoais, vai sendo depositado em um ambiente virtual. Com o passar do tempo, uma maior capacidade de memória e de armazenamento é exigida para suportar esse novo sistema de ensino e aprendizagem. Vamos apresentar três “lugares” de ensino on line que estão cada vez mais populares.

Em blogs educativos

Muitos professores da educação básica e do ensino superior criam blogs para disponibilizar seus materiais e atividades. Gostaria de contar a experiência do nosso colega Prof. Wagner da Silva Andrade, aluno do doutorado do Programa de Ensino e História de Ciências da Terra, do Instituto Geociências da Unicamp. Ele é geólogo e está fazendo uma pesquisa sobre a importância do trabalho de campo no ensino de Geociências. Para isso levou seus alunos para um trabalho de campo na Praia de Costa Dourada- ES com objetivo de ensinar sobre os minerais e rochas da região. Neste tipo de atividade, normalmente os professores cobram um relatório em papel, neste caso, ele solicitou o registro na forma de blogs onde cada grupo apresentou seu relatório com fotos, vídeos, links e textos sobre a área estudada. O trabalho resultou em mais de 10 blogs que apresentam ferramentas que podem contribuir com uma aprendizagem colaborativa e interativa. Veja um exemplo em http://geologynowabj.blogspot.com.br/.

Em Ambiente Virtual de Aprendizagem de uma instituição educacional

A própria utilização do AVA no ensino presencial é uma apropriação tecnológica baseada na perspectiva da convergência e integração. A convergência aqui é entendida como a aproximação da educação a distância com o ensino presencial. O conteúdo e a discussão sobre os temas não estão mais restritos à sala de aula . O estudante é motivado a usar o espaço virtual para criar um percurso próprio de aprendizagem, tendo uma orientação para o desenvolvimento de produção colaborativa. Os cursos geralmente são organizados no Moodle, no TelEduc, no Blackboard e outros sistemas gerenciadores de cursos. Estes AVAs são instalados nas instituições educacionais que fazem a opção de ofertar cursos a distância em diferentes níveis de ensino. Não vale a pena esquecer que, geralmente, são os professores dos cursos presenciais que preparam as atividades on line.

Em Plataformas de Cursos livres e abertos

Outro lugar que professores e alunos têm se encontrado para aprender e ensinar on line são nas plataformas de cursos livres e abertos. Um exemplo é a plataforma Coursera que oferece milhares de cursos gratuitos das melhores universidades do mundo. Outras plataformas vêm sendo criadas e abrem possibilidades para que professores construam seus cursos on line e possam, inclusive vender suas aulas para alunos distantes geograficamente.

Sabemos que a incorporação da TICs na educação continua sendo um grande desafio para a sociedade. Os educadores, apesar de todas dificuldades, vêm procurando se apropriar dessas novas linguagens, entretanto num ritmo bem menor do que as empresas que ofertam cursos a distância. Será que não é hora de criar um “lugar” onde todos possam aprender e ensinar, independente de onde estejam, da classe, da cor ou da raça?

Como criar um curso on line?

No próximo post vamos apresentar algumas pesquisas que tratam da criação de cursos on line.

Sobre claudiomarinho 11 Artigos
Professor de Geografia, mestre em Educação e doutorando em Ensino de Geociências. Desenvolve pesquisa em educação a distância envolvendo produção de conteúdos educacionais e formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem.

Seu e-mail não será publicado.