57565246_606x455O professor foi e ainda é a figura chave no processo de ensino e aprendizagem! Para deixar mais claro a afirmação que fiz, quero propor duas fases ou modelos do processo de ensino aprendizagem. A primeira, mais conhecida de todos nós se refere a processo unilateral, onde o professor é o detentor do conhecimento dentro da sala de aula e sua principal tarefa é transmitir esse conhecimento a alunos passiveis, que tem por sua vez, tem como principal tarefa “armazenar” esse conhecimento transmitido. Assim, para facilitar chamaremos este modelo de modelo tradicional de ensino. Entretanto o segundo modelo não tem nada de tradicional, é relativamente novo, e digo relativamente novo porque sua proposta teórica já vem de algumas décadas, seja em Paulo Freire já escrevendo sobre isto nos anos 60, ou em outras universidades europeias tentando pilotos de metologias inovadoras nos anos 70 e 80 mesmo que de forma incipiente. Mas vamos lá! As metodologias adotadas neste modelo são diversas, mas o que eles tem o comum são que neste modelo o aluno não pode ser mais passível e o professor agora é re-significado e, é sobre isso que vamos começar a conversar neste post.

continue lendo-pequeno.fw