Reportagem por Jaqueline Nichi – Edição por Erica Mariosa

Com a recente migração do ScienceBlogs para a plataforma, se torna a maior plataforma de divulgação científica em número de blog. São 151 blogs que promovem conhecimento científico de forma didática e inspiradora

O ScienceBlogs, uma das primeiras plataformas de divulgação científica em formato blog, criado em 2008 por Atila Iamarino e Carlos Horta, acaba de migrar para o Blogs de Ciência da Unicamp, tornando este a maior plataforma de blogs de ciência em número de páginas do mundo.

Segundo Rafael Soares, líder de comunidades do ScienceBlogs, a união entre as duas plataformas aumenta o alcance e impacto dos conteúdos. “Ciência e tecnologia permeiam a vida de todos e muitos não se dão conta desse impacto no dia a dia, por isso, o formato web é uma forma democrática de contato com a ciência de forma simples e interessante”, complementa.

Postagem no https://www.blogs.unicamp.br/rnam/

O projeto Blog de Ciências da Unicamp está no ar desde 2015 e é a primeira plataforma de divulgação científica em formato de blogs em uma instituição de ensino e pesquisa, reúne pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação para promover informações embasadas e relevantes para a sociedade.

“A quantidade de informações disponíveis online é enorme e é fundamental saber diferenciar o que é confiável e o que serve apenas para disseminar boatos e desinformação. Vimos como a postura responsável que os cientistas têm mantido diante da atual pandemia de Covid-19 tem ajudado na valorização do conhecimento científico”, afirma Ana Arnt, bióloga responsável pelo Blogs de Ciência da Unicamp.

Para dar conta de atualizações diárias, há equipe voluntária disponível para atendimento, suporte técnico, treinamento semestral e divulgação em mídias sociais.

Arnt pontua, ainda, que existe uma percepção cada vez mais enraizada entre pesquisadores e gestores públicos de que é preciso uma maior integração entre ciência e sociedade. “O interessante dos blogs é que ao contrário das publicações científicas tradicionais, sua linguagem é mais acessível e uma certa carga de opinião do autor ajuda a humanizar o conteúdo. Outra vantagem é a de permitir discussões em tempo real sobre os temas abordados, tornando-se uma importante ferramenta de troca e aprendizado”, completa.

Divulgação em rede

Para utilizar a plataforma, os pesquisadores passam por um curso presencial e online a fim de entenderem o funcionamento das ferramentas disponíveis e de desenvolverem noções de divulgação científica, utilizando linguagens e abordagens adequadas ao público que pretendem atingir. Outros temas abordados são história dos blogs no Brasil, uso e direitos de imagem e uso das redes sociais.

O projeto também aposta em edições especiais. Atualmente, dados atualizados sobre a pandemia de Covid-19 podem ser acessados em https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/. Outras edições já trataram de temas relevantes como o Protagonismo Feminino na Ciência, Ciência e Política e Ciência e Cultura Pop, todos disponíveis na plataforma.

“Existe um consenso crescente na academia de que os cientistas precisam aprender a comunicar seus resultados de forma mais efetiva. Os currículos de pós-graduação já incluem aulas de redação científica, mas também é preciso investir em modelos eficazes de comunicação que amplifique as vozes dos cientistas, sempre com uma linguagem cuidadosa para garantir credibilidade, ética e transparência”, finaliza Arnt.

SOBRE O BLOGS DE CIÊNCIA DA UNICAMP

A primeira plataforma de blogs de ciência da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) foi criada em 2015 com o objetivo de estimular a divulgação científica. O projeto reúne pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação da UNICAMP com o compromisso de divulgar ciência de forma prática e amigável e estimular uma cultura de divulgação científica para além da universidade. A Universidade Estadual de Campinas fomenta, oportuniza, treina e dá suporte à iniciativa, no entanto, os conteúdos dos blogs individuais são de responsabilidade de seus autores.

Mais informações:

e-mail: blogsdecienciadaunicamp@gmail.com