E o AC Cósmico disse “FAÇA-SE A LUZ” (vol. 1, n. 1, 2016)

E a luz se fez para o Ciência Nerd!

ciência nerd-equação-de-maxwellSejam bem vind@s a este blog que acaba de nascer e começa a dar seus primeiros passos.

Se você entendeu o título desta postagem, então está no lugar certo! Se não entendeu, bom, também está no lugar certo para descobrir¹.

O Ciência Nerd é um blog de divulgação científica, ou seja, um espaço para falarmos sobre ciência e tecnologia utilizando uma linguagem acessível e fazendo com que os temas discutidos no âmbito científico, entre os especialistas, sejam mais compreensíveis e próximos do nosso dia-a-dia. Além disso, nossa proposta é trazer conteúdos semanalmente da forma mais nerd possível, portanto, a ciência sempre será abordada através do cinema, das histórias em quadrinhos, das séries de TV, enfim, de tudo que seja cultura pop.

E para concluir, uma pergunta: O que o conhecimento científico pode mudar na minha vida?

Isso é algo que ficará mais claro ao longo das postagens desse blog, mas já adianto: Em primeiro lugar, a ciência é um patrimônio da humanidade, logo, conhecê-la é um direito irrevogável, que você possui como ser humano. Em segundo lugar, o conhecimento científico nos liberta, na medida em que nos dá ferramentas para tomar muitas decisões, por nossa própria conta, sem depender tanto de outras pessoas e sem precisar acreditar cegamente nas palavras de um cientista “enjalecado”. E terceiro, a cada instante que nos aprofundamos na ciência temos percepções novas do mundo que vivemos, e isso nos leva a desenvolver um olhar ainda mais rico sobre a vida e a natureza e a ter uma postura diferente diante do mundo e das situações cotidianas.

Enfim, nunca conseguirei enumerar todos os benefícios de se estudar ciências, mas espero que esses 3 pontos que mencionei possam inspirar você a mergulhar no mundo da ciência, que é mais uma maneira de se conhecer a natureza, e descobrir não apenas 3, mas uma infinidade de proveitos que ela pode oferecer.

Até mais!

_______________________________

¹ O título é uma referência ao conto (curtinho e agradável de ler) “A última pergunta” de Isaac Asimov. Confira aqui em texto ou em áudio (com direito a trilha sonora)!

Lucas Miranda

Físico e mestre em Divulgação Científica pela Unicamp. É professor no Sistema Anglo de Ensino, Colunista da Revista Ciência Hoje, Coordenador do projeto Ciência ao Bar e Cinegrafista, Editor e Tradutor na TV NUPES (Fac. de Medicina - UFJF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content