Descascando a Ciência: a semente que começou a germinar

Fonte: Instituto-Semear

Estamos muito felizes em anunciar o nascimento do Descascando a Ciência. Esse é definitivamente um momento sublime para nós e estamos nos sentindo como pais que vêem o rostinho do seu filho pela primeira vez.

A sementinha foi plantada, a terra foi regada, adubada e agora começa a germinar! A partir daqui, vamos cuidar para que essa planta cresça, de forma saudável e se torne linda.

Objetivo do Descascando a Ciência

Nossa vontade é familiarizar você, que fica um pouco assustado ao ler a palavra ciência, com a pesquisa e ciência, de maneira descomplicada.

Queremos desmistificar a ciência e inserir vocês nas novidades de centros de pesquisa, mostrando como é a rotina de um laboratório, os resultados obtidos e os conhecimentos desvendados.

Tudo sobre ciência, do laboratório ao campo.

O que é pesquisa?

Fazer pesquisa leva tempo, muito tempo! Primeiramente, é necessário ter uma pergunta, transformá-la em hipótese, realizar experimentos para provar tal hipótese.

Os experimentos realizados sempre levam a mais experimentos e, depois disso, é necessário averiguar todos os resultados para, somente então, tentar chegar à alguma conclusão.

Mesmo assim, no final de todo esse trabalho, a pesquisa pode não gerar um produto que será comercializado, mas os resultados dessa pesquisa básica podem ser utilizados por outros pesquisadores para a criação de novas perguntas.

E assim progride a ciência, com muitas perguntas, testes e respostas.

Em breve nosso primeiro post!

Sobre Descascando a ciência 65 Artigos
O objetivo do Descascando é deixar conteúdos sobre o mundo agrícola e a ciência mais fáceis de serem entendidos. Queremos facilitar o "cientifiquês", para que todos tenham acesso à informação.

14 Comentários

    • Obrigada Ana Maria, tentaremos fazer nosso máximo para passar os resultados obtidos pela ciência na citricultura de uma maneira fácil e divertida.Continue nos acompanhando porque em breve teremos novidades.

  1. Adorei o primeiro post! Parabéns pela iniciativa! A ciência realmente precisar ser mais divulgada e comentada fora dos congressos científicos pra chegar na população- e o melhor, em bom português! 🙂

  2. Maravilhosa a ideia! Amei o texto e com certeza muita gente vai podr acompanhar um pouco do que fazemos no laboratório! Parabéns pela iniciativa e muito sucesso!

  3. Muito interessante! Bela iniciativa…uma alternativa para tornar a ciência mais próxima e mais clara para todos. Parabéns!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*