Silenciamento gênico: uma nova arma contra insetos

Publicado por Descascando a ciência em

Como vocês já sabem, o Brasil é o maior produtor de laranjas no mundo, no entanto, esta fruta tão gostosa é constantemente atacada por diversos microrganismos como vírus, bactérias e fungos. Nos dias atuais, a doença denominada Huanglongbing (HLB) ou Greening tem causado grandes prejuízos nas produções brasileiras.

No território brasileiro esta doença é causada por duas espécies de bactérias Candidatus Liberibacter americanus e Candidatus Liberibacter asiaticus e essas bactérias são transmitidas por um inseto chamado psilídeo (Diaphorina citri).  Saiba mais
Diaphorina citri

O maior problema é que esse inseto é danado e de difícil controle. Assim, na tentativa de combater esse inseto e reduzir a doença nos pomares de laranja, os produtores têm utilizado diversos tipos de inseticidas.

Mas isso causa outro problema…o uso intenso destes produtos tem causado maior resistência do inseto a esses inseticidas e morte de insetos benéficos para as produções de laranjas. Por conta disso, os pesquisadores têm buscado alternativas sustentáveis para controle especifico desse inseto e umas delas é o silenciamento de genes do inseto por meio do mecanismo de RNA de interferência (RNAi).

Nossa, agora você ficou confuso de vez?? O que é esse tal de silenciamento de genes?

Mecanismo de RNAi?

Calma meu caro gominho, não estou falando em “chinês”, “grego” ou “klingon”.

Vou explicar para que você possa entender…

RNA de interferência é um mecanismo natural evolutivamente conservado em eucariotos como insetos, plantas, fungos, humanos, tendo por principal função a proteção das células contra invasões virais. Os genomas de alguns vírus (já explicamos o que é genoma em outro post) são compostos por duas fitas de RNA e no momento que entram no citoplasma da célula, essa reconhece que há um “invasor estranho” e ativa uma enzima chamada “Dicer” que corta esses genomas virais em pequenos pedaços fazendo com que os mesmos não sobrevivam dentro das células. Com base nessa teoria, pesquisadores injetaram moléculas de RNA de dupla fita, relacionadas ao movimento do animal, em um verme. Após algum tempo viram que o verme sofria espasmos em seus movimentos e assim, descobriram que o gene responsável pelo movimento parecia perder a sua função e que o mecanismo de RNAi poderia ser utilizado para silenciar genes de seres eucariontes.

Ok, acho que estou entendendo.

Mas…como funciona esse tal silenciamento de genes dentro da célula?

mecanismo genético de interferência por RNA

Simples, este eficiente processo de regulação gênica baseia-se na introdução de duplas fitas de RNAs do gene que você quer estudar nas células de um ser vivo, o que leva à ativação do mecanismo de RNAi. Essas duplas fitas são cortadas pela “Dicer”, citada acima, gerando pequenos RNAs de fita dupla, e uma dessas fitas é transportada por um conjunto de proteínas até a fita de nucleotídeos do RNA mensageiro do gene do seu estudo. Quando acontece esse “encontro” (complementariedade), a fita de nucleotídeos do RNA mensageiro é quebrada não ocorrendo a formação da proteína podendo levar a alterações na forma e morte do ser vivo que você está estudando.

Regulação gênica: um sistema que determina quais os genes, seu número e o momento em que irão funcionar dentro da célula, produzindo proteínas que realizam várias funções.

Caramba, que legal tudo isso! Mas nas suas pesquisas, você estuda essa técnica de RNAi para tentar controlar o inseto que transmite as bactérias que causam HLB?

Pesquisa de doutorado

Sim, hoje em dia essa técnica está sendo bastante utilizada na tentativa de controlar insetos que são prejudiciais a inúmeras plantações. Na minha pesquisa, pude observar os efeitos de RNAi em Diaphorina citri após se alimentaram de moléculas de duplas fitas de RNA presentes em dieta artificial (que é uma comida própria para estes insetos) e os genes que estudei destes insetos foram silenciados causando a mortalidade dos mesmos, assim comprovando ser, uma arma potente no controle desses insetos podendo reduzir o HLB nos pomares de laranja.

Escrito por Diogo Manzano Galdeano

Descascando a ciência

O objetivo do Descascando é deixar conteúdos sobre o mundo agrícola e a ciência mais fáceis de serem entendidos. Queremos facilitar o "cientifiquês", para que todos tenham acesso à informação.

Quando o inimigo vira um aliado - Descascando a ciência · 12 de dezembro de 2018 às 14:05