Uma laranja que não é laranja?

Publicado por Paulo em

Quão surpresos vocês ficariam com a descoberta de uma laranja de cor diferente no meio de um pomar comum? Pois bem, mutações estão sempre acontecendo e podem dar origem a novos “tipos” de laranjas. Essas mutações ocorrem NATURALMENTE nas variedades de laranja e podem modificar algumas características da planta e dos frutos, como por exemplo, a coloração e as qualidades nutricionais dos frutos, deixando eles diferentes do que estamos acostumados a ver.

Laranja vermelha

Centro de Citricultura Sylvio Moreira

Pesquisa de doutorado

O aluno de doutorado Francisco Humberto Henrique trabalha com uma dessas laranjas mutantes, uma “X-Orange” nomeada de: Sanguínea de Mombuca (que foi encontrada em uma fazenda no município de Mombuca, na região de Piracicaba, no estado de São Paulo) que, ao invés de ter a coloração amarela na polpa, como a gente vê sempre por aí, apresenta uma coloração avermelhada e possui o poder de acumular compostos que não estão presentes nas laranjas de polpa amarela e o principal deles é o licopeno.

Licopeno

O licopeno já é um grande conhecido nosso e bastante consumido, é por causa desse carotenoide que o tomate é vermelho, sendo um grande acumulador de licopeno. Mas qual a importância do licopeno? Bom, além dessa coloração avermelhada esse carotenoide tem alta capacidade antioxidante e, segundo alguns pesquisadores, podem ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer. Outro super poder adquirido pela nossa laranja mutante é o aumento nas concentrações de beta caroteno. O beta caroteno também é outro velho conhecido de vocês, alguém se lembra do dito popular de que a cenoura faz bem para os olhos? Então, a cenoura é rica em beta caroteno que é outro carotenoide importante, pois ele é considerado provitamina A, ou seja, sua molécula pode se transformar em duas moléculas de vitamina A (retinol) e a vitamina A atua nos nossos olhos e na nossa pele.

Agora olha que legal, a nossa X-Orange Sanguínea de Mombuca é uma laranja vermelha que além de disponibilizar a você a vitamina C ainda ajuda a

Rodrigo Latado

combater radicais livres, e te disponibiliza moléculas que podem ser convertidas em vitamina A, tudo isso em um copo de suco. Seria um sonho?!? Não, não é um sonho não, é realidade, bom, ainda não para todo mundo né porque esta variedade AINDA não está sendo produzida em muitos campos, mas estamos torcendo para que num futuro breve ela esteja difundida em váaarios lugares!!!

E, para que essa difusão se concretize, temos que estudar melhor esta variedade e caracterizá-la, entender melhor como esse licopeno é acumulado, quanto realmente destes potentes carotenoides a variedade acumula e como ela se comporta em campo. E é isso que o nosso amigo agrônomo, mestre e quase doutor Francisco H. Henrique fez nos quatro anos de doutorado, a caracterização desta mutante, durante o seu ciclo produtivo, analisando frutos desde estádios verdes até estádios super maduros (que seria um estádio pós ponto ideal de colheita) e quantificando os carotenoides e a diversidade deles presente na polpa da variedade. Tudo isso para tentar entender o que aconteceu para que a laranja que era amarela ficasse vermelha e para iniciar uma proposta de onde estas plantas deveriam ser plantadas para que todo o seu potencial seja aproveitado pelo produtor e consequentemente por todos nós, consumidores.

Colaboração: Francisco Humberto Henrique


Paulo

Biólogo, mestre em microbiologia, tentando largar o vicio em seriados para poder completar o doutorado em biologia molecular.

4 comentários

Guilherme · 18 de outubro de 2016 às 10:45

Muito Interessante a informação, vi um exemplo com uma mandioca que tinha uma quantidade maior de caroteno, na verdade ela era alaranjada.

    Francisco Henrique · 25 de outubro de 2016 às 14:26

    Oi Guilherme, conheço esta variedade de mandioca também, ela apresenta maiores concentrações de beta-caroteno e tive a oportunidade de prová-la e seu sabor é muito bom.

Cecília Ramos da Silva neta · 11 de abril de 2020 às 19:58

Comprei uma muda de laranjeira,e colhe hoje o primeiro fruto,e mim deparei com uma laranja de coloração vermelha, será se todos os frutos serão com essa coloração

GENEFLIX - sequenciamento - descascando a ciência · 29 de fevereiro de 2020 às 13:49

[…] de análises genômicas, conseguiram confirmar que a diferença genética entre as laranjas cultivadas hoje é muito baixa, o que pode direcionar a citricultura para a criação de novas combinações […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *